trabalho módulo 3 natação - sara campos

Post on 23-Jun-2015

3.183 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Natação

Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão

Desportiva

Ano Letivo 2011/2012

Prof.: Cristina Sardinha

Trabalho realizado por:Sara Campos, nº 20

Práticas de Atividades Físicas e Desportivas

IntroduçãoEste trabalho foi proposto pela professora

Cristina Sardinha, no âmbito da disciplina de Práticas de Atividades Físicas e Desportiva e tem como objetivo abranger a modalidade que será leccionada durante todo o 3º módulo do presente ano letivo 2011-2012 – a natação. Ao longo de todas as diapositivos irei abordar tudo o que necessário, para a prática deste desporto. Iniciarei com a definição e identificação desta modalidade, contando, depois, um pouco do seu aparecimento tanto internacionalmente, como em Portugal. De seguida irei falar das técnicas de nado existentes – mariposa, bruços, crol e costas -, e ainda das diferenças entre o meio terrestre e o meio aquático. Este trabalho apresentará as modalidades e os estilos da natação, os benefícios que a sua prática traz, entre outros.

Posto isto, espero não só que o trabalho concretizado seja apelativo e informativo, como também que a matéria tratada seja bem explícita e tratada da melhor forma possível.

Definição de nataçãoNatação é a capacidade do

homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efectuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma actividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.

Natação é o termo utilizado de uma forma generalizada para:•Quando alguém se quer referir à capacidade que uma dada pessoa tem em conseguir com à vontade, segurança, eficiência e rapidez ao deslocar-se na água;• Mas também quando nos referimos a um grupo de atividades desportivas aquáticas Olímpicas…•… E, finalmente quando nos queremos referir a uma modalidade desportiva individual, ou seja, onde cada participante procura por si próprio (sozinho) competir contra os outros atletas.

Identificação da Modalidade

História

da Natação

No mundo:

A natação surgiu por volta do ano de 2.500 a.C. Nesta época a arte de nadar estava incluída na educação dos egípcios. Na Grécia e na antiga Roma, a natação fazia parte do treinamento militar e o simples fato de saber nadar proporcionava status social.

A natação passou a ser disputada desde da primeira olimpíada em Atenas no ano de 1896. Nas olimpíadas modernas, é o segundo desporto mais importante ficando atrás somente do atletismo. O Brasil fez sua estreia no desporto em 1920 nos jogos olímpicos de Antuérpia.

Em Portugal:A participação portuguesa nestas competições está reservada para 1924, em Paris, onde participa o nadador Mário da Silva Marques na prova dos 200 metros bruços. A primeira escola de natação no nosso país foi fundada em 1902 na Trafaria, pelo Ginásio Clube Português. O início da natação associativa em Portugal remonta a 1922 quando é fundada a Liga Portuguesa dos Clubes de Natação, embora a Federação Nacional tenha sido criada 8 anos depois.

Caraterísticas e benefícios da natação

A água, “matéria-prima” da natação, detém características relaxantes e fautoriza as funções orgânicas, sendo desprovida de efeitos agressivos. Assim, quaisquer que sejam as circunstâncias, idade, sexo ou profissão, salvo em situações de desaconselhamento médico, toda a gente pode e deve praticar natação, pois esta, apresenta grandes benefícios para a saúde.

Como por exemplo: - A natação diminui os riscos de incidência

de doenças cardiovasculares. De facto, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno deste órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta actividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea;

- A natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os torna capazes de absorver uma maior quantidade de oxigénio. Isto faz com que se experimente uma melhoria significativa no processo respiratório.

- As articulações são, igualmente, beneficiadas. Aumentando de tamanho, os músculos resguardam com eficácia superior tendões e ligamentos. A natação leva ainda ao exercício de todas as articulações, potencia a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio das dores resultantes de artroses. Patologias como a fibromialgia têm com a natação uma calmia dos sintomas dolorosos, à semelhança de outras que impliquem padecimentos relacionados com a dor.

- Um dos outros proveitos da natação, diz respeito ao aumento da auto-estima. Os indivíduos que praticam desporto sentem-se mais seguros e são, em geral, mais independentes. Para além disto, a água propicia uma liberdade de movimentos não equiparável a outras actividades “secas”. O cariz lúdico constitui um importante coadjutor do relaxamento mental.

- Outro dos aspectos da natação que interessa bastante é o retardamento das consequências do envelhecimento, quer em termos físicos, quer psicológicos. Diversas pesquisas certificam que uma pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física do que outra vinte anos mais nova que não pratique qualquer desporto.

- Na realidade, a natação interfere e trabalha toda a musculatura do corpo, e a amortização do impacto dos movimentos do nadador pela água torna quase nula a probabilidade de sofrer alguma lesão.

- Em acréscimo, a natação ajuda a queimar calorias (podendo chegar às 600 por hora) e colabora na definição da silhueta. Aperfeiçoa, também, a coordenação motora e activa a memória, na medida em que garante uma excelente oxigenação cerebral.

- A natação é um dos grandes aliados no combate ao stress, pois a enorme concentração necessária para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e a um distanciamento dos problemas do quotidiano.

- Aos cidadãos portadores de deficiências, a natação proporciona ampliação do potencial do seu organismo como um todo, a par de uma melhoria da auto-imagem e de uma maior inserção social. A vertente emocional é deveras relevante neste grupo de alunos, uma vez que lhes faculta o abandono temporário do seu mecanismo de locomoção (cadeira de rodas, canadianas, aparelhos ortopédicos, …), concedendo-lhes desfrutar de independência, fomentadora da auto-estima. Adicionalmente, a prática da natação, para eles, é muito gratificante porque nem toda a gente sabe nadar.

Características das piscinas

- Comprimento: 50 metros; - Profundidade (mínima): 2 metros;- Largura: 25 metros; - Número de Pistas: 8 pistas;

Cada pista terá uma largura de 2,5 metros. Existem dois espaços, fora das pistas 1 e 8, com 2,5 metros.

Ao todo serão 10 pistas de 2,5m, mas apenas são 8 pistas de competição.

Cores das pistas:Duas VERDES nas pistas 1 e 8Quatro AZUIS nas pistas 2, 3, 6 e 7Três AMARELAS nas pistas 4 e 5

- Temperatura: 25ºC a 28ºC.

As várias

modalidades da

NATAÇÃO e sua

caracterização

Pólo aquático O Pólo Aquático é

um desporto colectivo, em que o objetivo é tentar

colocar a bola dentro da baliza adversária, que é

defendida pelo guarda-redes.O jogo foi oficialmente

inventado no fim do século XIX, embora existam

desportos ancestrais ao pólo aquático praticados desde o

início do século XVIII. Era conhecido como

o rugby aquático e junto ao futebol, foram os primeiros desportos colectivos oficiais das Olimpíadas dos tempos

modernos.Diferentemente do

futebol, onde não há limite de tempo, no pólo aquático as equipas devem executar

as suas jogadas em 30 segundos. O jogo é dividido

em quatro partes de 8 minutos de tempo útil.

Natação sincronizadaA natação sincronizada é um desporto híbrido, que

inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança,

consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipas ou combos) executar uma rotina sincronizada de

movimentos elaborados e dramáticos na água,

acompanhada de uma música.

A natação sincronizada exige habilidades de

primeira ordem na água ao exigir força, resistência, fle

xibilidade, benevolência, arte e

o sincronismo preciso, sem mencionar o controle

excecional da respiração quando estiver de cabeça

para baixo na água.

SaltosSaltos

ornamentais ou saltos para a água são os nomes dados ao conjunto de habilidades que

envolve saltar de uma plataforma elevada ou

trampolim em direção à água, executando movimentos

estéticos durante a queda. É considerado um desporto de

técnica plástica e flexível. Tem origem de um movimento

natural do ser humano, o ato de saltar, o desporto limita as

possibilidades a uma plataforma de dez metros de altura, tendo seis quesitos

avaliados.Seu principal aparelho é

o trampolim, onde os praticantes realizam os treinos, que requer do

praticante a destreza para utilizá-lo. Durante as

competições, em virtude da complexidade de avaliação,

vários árbitros são convidados a participar do julgamento, calcado em cinco etapas.

Águas abertasDesigna-se

por natação de águas abertas, natação de alto mar, natação de águas livres, natação

de longa distância ou natação

de fundo a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto.

Normalmente, toma a forma de travessias ou

provas de mar.Dadas as grandes

distâncias percorridas, é por vezes designada por maratona aquática,

embora não sejam disputadas distâncias iguais à longa corrida terrestre de mais de

42 km.

Hidroginástica

A hidroginástica é um

exercício aeróbico feito

em piscinas que tem como objetivo

a manutenção profilá

tica da saúde. Melhora a

capacidade aeróbica, a resistência

cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular, a

flexibilidade,

A Natação

Pura

Desportiva –

descrição

das técnicas

Técnica de Crol Exige uma elevada

coordenação de movimentos.

Os braços entram e saem da água

alternadamente, enquanto as pernas

executam movimentos verticais alternados:

permanecem esticadas no movimento ascendente e

ligeiramente fletidas no descendente.A respiração,

geralmente, é feita a cada 2 braçadas,

respirando sempre para o mesmo lado. Se for

feita, a cada 3 braçadas, a respiração feita é

alternada.

Técnica de costas Costas é muito

parecido com Crawl, mas neste

caso a parte ventral vai voltada

para cima.O corpo permanece na horizontal, e o movimento dos

braços tal como o das pernas é

alternado. Nesta situação, as pernas

fletem no movimento ascendente.

Técnica de bruços

Quando acontece a Ação Lateral Exterior as pernas vão em recuperação, de modo a puderem realizar uma nova pernada. Após

isto ,nos membros superiores, ocorre a Ação Descendente, em que os

braços estão a impulsionar a água de forma a avançar

na água, enquanto a pernada começa o

movimento de subir as pernas de modo a empurrar

depois a água. Numa terceira fase, os braços

encontram-se já sem efetuar impulsão, enquanto 

é nesse momento que as pernas empurram a agua de forma a dar ao atleta força para se mover na água. Já

no final, os braços retomam a posição da primeira fase dos membros superiores

(A.L.E.) enquanto as pernas efetuam um deslize.

Técnica de mariposa Exige muita força.

Ao contrário de crawl, na mariposa, os braços efetuam o mesmo

movimento ao mesmo tempo.

As pernas efetuam o denominado batimento

de golfinho, isto é, batem como se fossem apenas

um.A respiração, em regra, é feita a cada braçada. No entanto, pode ser feita a cada duas, três ou mais braçadas, conforme o atleta se sentir mais à

vontade.

Partida

s

A partida neste estilo é efetuada através de salto.

Ao apito prolongado do Juiz-Arbitro, devem subir para o bloco de partida e aí ficar.

À voz "Aos seus lugares" todos os atletas devem colocar-se em posição de partida, tendo em conta que um dos pés deverá estar na frente do bloco. A posição das mãos é irrelevante.

Quando todos os nadadores tiverem imobilizados, o Juiz de Partidas dará o sinal de partida.

Após cada partida e cada viragem, o atleta pode ficar 15 metros submerso.

Crol

A partida neste estilo é efetuada dentro de água.

Quando o Juiz-Arbitro apitar, prolongadamente, os nadadores deverão entrar imediatamente na água.

À segunda apitadela longa, os nadadores deverão colocar-se, sem demora indevida, na posição de partida. Após isto, o Juiz de Partida dará a voz "Aos seus lugares"

Quando todos os nadadores tiverem imobilizados, o Juiz de Partidas dará o sinal de partida.

Após cada partida e cada viragem, o atleta pode ficar 15 metros submerso.

Costas:

A partida neste estilo é efetuada através de salto.

Ao apito prolongado do Juiz-Arbitro, devem subir para o bloco de partida e aí ficar.

À voz "Aos seus lugares" todos os atletas devem colocar-se em posição de partida, tendo em conta que um dos pés deverá estar na frente do bloco. A posição das mãos é irrelevante.

Quando todos os nadadores tiverem imobilizados, o Juiz de Partidas dará o sinal de partida.

Após cada partida e cada viragem, o atleta pode ficar 15 metros submerso.

Bruços:

A partida neste estilo é efetuada através de salto.

Ao apito prolongado do Juiz-Arbitro, devem subir para o bloco de

partida e aí ficar. À voz "Aos seus

lugares" todos os atletas devem colocar-se em

posição de partida, tendo em conta que um dos pés deverá estar na frente do bloco. A posição das mãos

é irrelevante.Quando todos os

nadadores tiverem imobilizados, o Juiz de

Partidas dará o sinal de partida.

Após cada saída e cada viragem, o atleta pode ficar 15 metros

submerso.

Mariposa:

Virage

ns

Ao aproximar-se da parede, o

nadador inicia o processo de viragem, ou cambalhota.

O nadador roda sobre o seu corpo.Toca com os dois pés na parede, que depois o

impulsionarão para retomar o

nado normal

Crol

A viragem de bruços é feita através de uma

técnica com uma realização razoavelmente

fácil de fazer. O nadador ao aproximar-se da parede toca com as

duas mãos na mesma.Depois disso solta uma

das mãos de modo a efetuar uma rotação do

corpo. Os pés depois encontram-se na parede, e

aquando a realização da rotação vão impulsionar o nadador de modo a iniciar

o nado “normal”. O nadador pode ainda

fazer uma braçada subaquática

Bruços

O nadador toca na parede com as duas

mãos ao mesmo tempo.

Solta uma, iniciando a rotação do corpo. Os pés apoiados na parede, provocam

uma impulsão.O nadador após

alguns batimentos de pernas

subaquáticos inicia o nado normal

Mariposa

Neste género, existem 2 viragens possíveis:- Volta sobre o eixo

transversal do corpo, provocada pelo

lançamento dos pés para cima, ou seja, para fora

de água.

É desnecessário, atualmente, tocar a

parede com a mão antes da viragem.

- O nadador vai em costas, próximo da

parede coloca a parte ventral virada para baixo

e efetua a viragem de crawl, com respetiva

saída de costas

Costas

Posição Hidrodinâmica FundamentalConhecida pelos americanos

como "streamline position", a posição hidrodinâmica é sem dúvida uma posição de muita importância na natação e deve ser trabalhada desde o início da formação do nadador.

Utilizada em todas as saídas e após todas as viradas, esta posição deve ser encarada como uma ajuda no aumento do rendimento do nadador, seja qual for a sua prova.Para termos uma posição hidrodinâmica eficiente é necessário:• Que o nadador tenha pleno conhecimento de seu corpo para controlar todos os detalhes que envolvem tal posicionamento;•Um certo grau de flexibilidade e alongamento da escápula, musculatura do braço e ante braço, tronco e coluna.

Meio terrestre

vs. Meio aquático

Equilíbrio

Meio Terrestre Meio Aquático Equilíbrio

Vertical Horizontal

Cabeça vertical

Cabeça horizontal

Olhar horizontal Olhar vertical

Respiração Nasal Bucal

Reflexa Voluntária

Inspiração ativa Inspiração automática

Expiração passiva Expiração ativa

Meio Terrestre Meio Aquático

Membros Superiores

Equilíbrio Ação Propulsiva

Membros Inferiores

Ação Propulsiva Equilíbrio

Curiosidades•Já na Civilização Sumérica dizia-se: “Se não queres ser analfabeto, terás que saber ler, escrever e nadar”.•A Natação Sincronizada é a única das

modalidades aquáticas englobadas no termo natação que só é praticado pelo sexo feminino;•Em 1972 nos Jogos Olímpicos de Monique, um

atleta de natação pura desportiva consegui um efeito que até aos nossos dias ainda não foi repetido, conseguiu conquistar num só Jogos Olímpicos sete medalhas de ouro! Esse atleta chama-se Mark Spitz;• Também em natação pura desportiva, nos Jogos

Olímpicos de Seul em 1988, um outro nadador consegui um outro feito fantástico, conseguiu conquistar sete medalhas: cinco de ouro; uma de prata e uma de bronze, chamava-se Matt Biondi;

• A velocidade máxima que um Ser Humano atinge na água é de aproximadamente de 8Km/h;• O peixe espadarte atinge a velocidade de 108Km/h;• Michael Phelps (norte-americano) é reconhecido pela extraordinária marca de oito medalhas nas Olimpíadas de Atenas 2004, seis delas de ouro e outras duas de bronze;

ConclusãoEste trabalho foi realizado com empenho e cumpriu as expectativas propostas à partida. Ao concretizá-lo, percebi que a natação é dos melhores desportos para ser praticado, pois acarreta inúmeros benefícios para a nossa saúde. Constatei também que é um desporto muito antigo, e que tem grande relevo a nível mundial, sendo que já é uma modalidade olímpica desde os primeiros Jogos Olímpicos. É um desporto que é praticado dos 8 aos 80 anos, visto que é possível de ser praticado por todos, tendo menores ou maiores dificuldades. Por fim, é de notar que a natação é como uma forma de combater o stress. Posto isto, foi de tamanho interesse elaborar este trabalho, devido à pesquisa feita e ao nível de conhecimento adquirido.

top related