trabalho hermácias(anemia)

Post on 21-May-2015

202 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Trabalho de Ciências Hermácias(Anemia)

TRANSCRIPT

Hermácias(Anemia

)

Hermácias:o transporte de oxigênio

*Nos pulmões,a hemoglobina combina-se com oxigênio,transformando-se em oxiemogloblina.

Características das hermácias

*As hermácias são achatadas.

*Medem sete micrômetros de diâmetro e dois milicrômetros de espessura.

*Tem a forma de pequenos discos,com uma concavidade em cada lado.

*As hermácias humanas não tem núcleo e podem ser concideradas pequenos “pacotes’’ de hemoglobina.

*As hermácias são produzidas em certas medula de certos ossos(costelas,vértebras...alguns outros)mas as hermácias não são produzidas no sangue.

Uma pessoa com anemia apresenta menor número de glóbulos vermelhor ou menor quantidade de emoglobina em cada globulo.Concequentemente,há diminuição na quantidade de oxigênio que vai para os tecidos e as células,o que pode causar cançaso,falta de ar,dor de cabeça e tontura-entre outros.

Uma das causas da anemia e a falta de ferro nescessária para a produção da hemoglobina,em geral decorrete da carência e alimentos ricos em ferro.(CARNE,GEMA DE OVO,HORTALIÇAS COM FOLHAS VERDES,etc).

A doença pode surgir também quando uma pessoa perde sangue devido á apresença de vermes parasitas no intestino ou de úlceras no estômago ou no duodemo.Há ainda anemias provocadas pela falta de certas vitaminas como o ácido fólico ou a vitamina B12;Anemia de origem hereditária;ou aquelas que se desenvolvem a partir de danos na medula óssea provocados por radiação ou produtos químicos.

A ANEMIA

- Anemia falciforme- Talassemia.- Anemia sideroblástica.- Esferocitose.- Hemoglobinúria paroxística noturna.- Deficiência de G6PD.

TIPOS DE ANEMIA

* Anemia falciforme (do latim falci-, foice e -forme, formato de) ou drepanocitose é uma doença hereditária caracterizada pela mal formação dashemácias, que assume forma semelhante a foices, causando deficiência no transporte de oxigênio e gás carbônico nos indivíduos acometidos pela doença. É mais comum na África, na Europa mediterrânea, no Oriente Médio e na Índia.

* A expectativa de vida é encurtada em média aos 42-45 anos.

Anemia falciforme

* Talassemia é uma doença hereditária autossômica recessiva caracterizada por redução da taxa de síntese de uma das cadeias de globina que formam a hemoglobina resultando em sintomas de anemia.

Talassemia

* Anemia sideroblástica é uma anemia causada pela produção anormal de hemácias como parte de uma síndrome mielodisplástica. Trata-se de uma anemia refratária com células hipocrômicas no sangue periférico e aumento do ferro na medula óssea. Caracteriza-se pela presença de muitos sideroblastos patológicos, em anel, na medula óssea. Esses eritroblastos anormais contêm numerosos grânulos de ferro arranjados em anel. São chamados de sideroblastos pois possuem um colar em torno do núcleo, em vez dos poucos grânulos de ferro distribuídos aleatoriamente, o que é observado nos eritroblastos normais corados por ferro. A anemia sideroblástica é diagnosticada quando 15% ou mais dos eritoblastos da medula são em anel. Alguns podem ser encontrados em menor número em várias doenças hematológicas. Patogênese e fisiopatologia Distúrbio da síntese do grupo heme, que nao seja carência de ferro.

ANEMIA SIDEROBLÁSTICA

A Esferocitose Hereditária é distinguida pela presença de numerosos microesferócitos no esfregaço de sangue periférico. A herança genética  é geralmente autossômica dominante, e a forma mais comum é a heterozigose. O estado de homozigose parece ser incompatível com a vida

Anemia esferocítica

 É um tipo de anemia de transmissão hereditária que se traduz pela presença de hemácias microcíticas (pequenas) e com alta concentração de hemoglobina (normocrômicas, porém concentradas), de forma esférica e sem palidez central. Clinicamente, os pacientes podem apresentar desde condições assintomáticas até quadros graves deanemia hemolítica.

Esferocitose herditária

Ou HPN é uma anemia hemolítica crônica causada por um defeito na membrana das hemácias. Caracterizada pela presença de hemácias na urina(hematúria). O termo noturno se refere a crença de que a hemólise era causada pela acidose que ocorre durante o sono mas a hemólise ocorre continuamente. Esta doença rara atinge igualmente ambos os sexos.

HEMOGLOBINÚRIA PAROXÍSTICA

NOTURNA

A deficiência em Glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) é uma doença hereditária recessiva ligada ao cromossomo X que, frequentemente, desencadeia uma anemia hemolítica.

G6PD

O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves.

TRATAMENTOS

Escola Bela VistaProfº:CHELY

Disciplina:CiênciasAlunos(as):Izabel Thays,Ennya Malagueta,

Hugo Rafael,Rebeca Souza,Emanuele Araujo.

top related