trabalho fernanda _ coberturas metálicas

Post on 26-Jun-2015

291 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Coberturas Metálicas

Os materiais utilizados para a construção das estruturas dos telhados incluem a madeira, metais (sobretudo aço e alumínio), betão e, em quantidade limitada, plástico, sendo estes materiais utilizados numa grande variedade de sistemas dos quais o que se segue é um pequena seleção.

É possível construir qualquer um dos sistemas de estruturas com a maioria dos materiais, mas alguns sistemas de telhados, como as abóbadas ou arcos, deverão ser realizados em betão, enquanto que outros, como os telhados suspensos, requerem as propriedades únicas dos plásticos.

A viga em treliça que corre ao longo das armaduras entre a aresta e a base da viga. Como essa viga poderá ser bastante maior do que uma viga revessa colocada por baixo da armadura poderá suportar uma amplitude muito Maior e suportar três ou quatro armaduras, reduzindo assim o número de suportes intermédios.

As armaduras nos edifícios industriais e rurais são normalmente feitas com cantos e vigas de aço mas em outras instalações as mesmas estruturas poderão ser de madeira, tudo de aço e alumínio.

GENERALIDADES – ESTRUTURAS METÁLICAS

Definições

O telhado, parte superior de um prédio, destinado a protegê-lo, compreende a armação e a cobertura. A armação é a estrutura de suporte da cobertura. A cobertura é a proteção da construção.

Forma

A forma do telhado depende da planta de construção, da inclinação do teto para, segundo o material empregado, garantir o escoamento da água. É preciso sempre atender à estética.

a. De um só vão: é chamado de meia água. A superfície consta de um só plano inclinado.b. De dois Planos simétricos: Chamado também de telhado duas águas, é o mais

utilizado.c. De duas inclinações assimétricas: Chamado também de “telhado sheds”, usa-se

principalmente para cobertura de construções industriais, havendo vidraça nas inclinações internas.

d. De mais de dois planos inclinados: As duas parte de um telhado de dois planos podem terminar com duas novas inclinações, chamadas “lombas” que determinam ângulos projetados ou “espigões”. O caso limite é o de telhado em pavilhão.

ESTRUTURAS METÁLICAS

Estruturas metálicas comuns

a. De uma vertentea.1. Em consoleApóiam-se em uma parede ou coluna; armações de alpendre ou de marquise. Triangular, ou então, tratando-se de pequenos vãos, formados de uma simples tesoura e de um tirante.

a.2. De alpendreA mesma constituição mas assentados em dois apoios.

b. De duas vertentesb.1. De barra simples

Estruturas triangulares simples: duas tesouras são reunidas por um tirante de ferro redondo munido de um tensor de regulagem sustentado no centro por uma agulha pendente.O tirante pode exercer a função de uma verdadeira viga em I sustentando um piso para sótão.Estruturas de escora: armações triangulares simples completadas por dois pendurais e por uma marca.Estruturas “Polonceau” : hoje em dia pouco usadas. O sistema mais simples possui tesouras estiradas cada uma por uma biela ED e duas escoras AD e CD, os pés ED e E’D’ sendo reunidos por um tirante DD’ de ferro redondo.Estruturas extensíveis: uma versão moderna criou esse tipo de armação munindo o tirante de uma lanterna de regulagem que permite a variação do vão.b.2. De treliça

O princípio do uso da treliça é o de avaliar as tesouras no nível do frechal pela multiplicação das ecoras e tensores, proporcionando melhor uso do material.

Há dois tipos principais com numerosas variações:-armação tipo inglês, de diagonais estendidas e montante comprimido;- armação tipo belgas, de diagonais comprimidas e montante estirado.As variações mais comuns são as de armações trapezoidais.

c. Seqüência de armaçõesc.1 Alpendre unidosNo caso de telhados prolongados por alpendres, é preferível unir a armação central e as armações do alpendre pela continuidade das tesouras.

c.2. Abas de proteção contra chuvaAs coluans ficam à direita da cumeeira suprimindo um sobre dois.

c.3. CantileverAs armações sem coluna repousam em articulações, cada uma entre duas outras amparadas normalmente.

d. De arcoSão vigas em forma de curva ou de linha poligonal. Há três sistemas principais:- de duas articulações ( com apoios);- de três articulações (dois apoios e um geralmente no fecho);- embutidos.

d.1. Arcos de duas articulações

Dois exemplos: com e sem alpendre.

d.2. Arcos de três articulaçõesOs mais empregados. Exemplo de hangar agrícola.

d.3. Arco embutidosO embutimento é muito difícil de fazer se quiser que absorvam realmente os impulsos do arco. Do contrário, convém calculá-los como arcos de duas articulações

e. Galpões

Armações de duas inclinações desiguais, formando, em geral, um ângulo de 90°, permitem a iluminação da oficina e das usinas graças às vidraças. Para que a iluminação seja satisfatória, usam-se, em geral, sheds de tamanho pequeno ( 5 a 6 m).

e.1. Cobertura de galpão

Para os tamanhos pequenos, as armações podem ter apenas duas tesouras e a viga. A viga pode até ser suprimida: deve-se então prever um reforço das colunas e ripas que devem resistir aos impulsos das tesouras. Pode-se usar também galpões triangulares.

e.2. Sucessão de galpões

Para diminuir o número de colunas que necessitam os sheds pequenos, pode-se unir várias, por meio das vigas localizadas por baixo das vigas de apoio, paralela ou perpendicularmente às armações; ou então, para evitar e redução da altura livre, colocam-se vigas no plano da cumeeira. As próprias armações poderão constituir as vigas reunindo as cumeeiras por uma barra de compressão.

Cobertura de aço inoxidável

A. Material

O aço inoxidável é utilizado em teto sob forma de folhas ou de faixas fornecidas em rolos de grande comprimento.

As espessuras empregadas em geral são:

-1,6mm mais ou menos para cobertura de telhado destinada a ser auto-sustentada e devendo cobrir grandes vãos;

-0.4mm para a cobertura aplicada em forma comum;

- 0,4mm também para calhas, cantos de calha e outros acessórios do telhado.

O preço alto do aço inoxidável limita o uso a casos particulares.

B. ConstruçãoB1 Tetos industriaisO aço inoxidável é usado há muito tempo em chapas onduladas para fazer coberturas industriais particularmente expostas.Em tal caso, o teto de chapa ondulada galvanizada ou protegida chega a durar só dois anos, ao passo que o aço inoxidável dura de 20 a 25 anos.Em ambiente muito agressivo, será útil aumentar a espessura do aço inoxidável para compensar a corrosão. A elevada resistência mecânica permite economia de armação, a resistência de aços inoxidáveis. B2 CoberturasPara construções especiais, pode-se usar o aço inoxidável pelos processos tradicionais de juntas de pé, de ganchos.Os sistemas aprovados em cobertura em lajes utilizam, para suavizar a armação, a resistência de aços inoxidáveis.B3 Acessórios de coberturaO aço inoxidável é utilizado quando se quer obter: duração, resistência a corrosão, aspecto agradável, manutenção reduzida

Cobertura de chapa de aço e elementos grandes

As técnicas modernas de laminação permitem empregar para as coberturas sem muitas penetrações, chapas perfiladas de grande comprimento, permitindo uma colocação simplificada. Entre os diferentes sistemas propostos pelos fabricantes descrevemos quatro:A. Chapas galvanizadas onduladas de grande comprimento

Existem atualmente no comércio, chapas onduladas de até 12m de comprimento.

Permitem cobrir um lado do telhado com uma só peça. A supressão das juntas horizontais permite uma distribuição melhor dos frechais e, portanto, uma redução dos mesmos. Os anexos costumam ser soldados à sobface.

Essas chapas galvanizadas onduladas podem ser abobadadas para recobrir sem armação as construções leves de teto abaulado (garagens, empórios, barracas de canteiro de obras, etc.)

top related