texto do evangelho segundo o espiritismo €comentá · pdf fileese –...

Post on 06-Feb-2018

219 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ESE – Capítulo III – Há muitas moradas na c asa de meu pai

Sub- item : Diferentes c ategorias de mundos habitados

Texto do Evangelho Segundo o Espiritismo

 Comentário:

 * "O homem terreno está longe de ser, c omo supõe, o primeiro eminteligênc ia, em bondade e perfeiç ão" (O Livro dos Espíritos - Allan Kardec )

* As referênc ias bibliográfic as doutrinárias são:

·          O Livro dos Espíritos – 1 a parte – Cap. III – Pluralidade dos Mundos

·          O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap III

·          A Gênese – Cap V e VI

·          O Céu e o Inferno – 1 a parte – Cap III O Céu

·          Revista Espírita – n 3 e 4 de 1858

* Quanto à pluralidade dos mundos habitados, a Doutrina Espírita ensina que todos os globos do Universo sãohabitados, apesar da não c omprovação da Ciênc ia Ofic ial.Várias c ulturas milenares, no entanto, já o menc ionam, "OLivro dos Espíritos" os espíritos c oloc am c laramente e hoje a c iênc ia já admite a possibilidade de  existênc ia deoutros sistemas c om vida semelhante a nossa.

 * De uns c inc o anos para c á, a c omunidade c ientíf ic a dedic ada ao estudo da astrofísic a, a partir do uso de novastéc nic as de observaç ão, vem divulgando desc obertas de planetas orbitando sistemas planetários próximos. E, maisrec entemente, astrônomos da Universidade de T oronto c onc luíram que mais da metade das 400 bilhões de estrelasda Via- Lác tea podem ser orbitadas por Planetas de tamanho similar ao da T erra, favorec endo a tese de que podehaver vida abundante em outros sistemas planetários.

 * Na imensidade do Universo existem várias formas de vida e estão espalhadas em muitas c ategorias de ac ordocom a evolução espiritual.

 * Kardec , sempre baseado nos ensinos dos Espíritos Superiores, faz, então, a seguinte c lassif ic aç ão dos diversosmundos, embora não seja absoluta, mas didátic a:

 1 - Mundos Primitivos

2 - Mundos de Provas e Expiaç ões

3 - Mundos de Regeneraç ão

4 - Mundos Felizes

5 - Mundos Celestes ou Divinos

 * Os mundos primitivos são destinados às primeiras enc arnações da alma humana; são rudimentares e de formasem nenhuma beleza, nem delic adeza e benevolênc ia c om os semelhantes. Vivem pelo instinto onde a forç a bruta éa lei.

 * Os mundos de expiaç ão e provas são aqueles em que o mal ainda domina, Constituídos, em sua maioria, por seresque já viveram e que realizaram c erto progresso, mas ainda c om numerosos víc ios e apegos as c ausas materiais,demonstrando uma grande imperfeiç ão moral. A T erra, é um desses mundos ingratos, c heios de misérias,perversidades dos homens e ainda sujeito a hostilidade da Natureza, requerendo assim, penoso trabalho dedesenvolver, a uma só vez, as qualidades do c oraç ão e as da inteligênc ia, enc arnaç ão em encarnaç ão, sedepurando e se regenerando, tornando dignos da glória que lhes estavam reservadas.

 * Nos mundos de regeneraç ão, as almas que ainda têm o que expiar, haurem novas forç as, repousando das fadigasda luta. mundo intermediário entre mundos de expiaç ão e os mundos felizes; as almas se depuram sem mais aspaixões desordenadas e as maldades que eram envolventes, porém ainda sujeita às leis que regem a matéria.

 * Nos mundos felizes o bem se sobrepõe ao mal e a c onvivênc ia em perfeita sintonia c om a vontade do Criador.

 * Os mundo c elestes ou divinos são moradas dos Espíritos depurados, onde o bem reina inteiramente.

 * diversa é a c onstituiç ão físic a de c ada mundo e, c onseqüentemente, dos seus habitantes. Cada mundo oferec eaos seus habitantes c ondiç ões adequadas e próprias a vida planetar. As nec essidades vitais num planeta poderãonão ser as mesmas, e ate opostas noutro."O mundo que habitamos faz parte de um séquito de planetas easteróides que ac ompanham o sol em sua viagem pela vastidão inc omensurável do espaço.(...)" Mesmo assim, as

distanc ias entre estes planetas, que formam o nosso sistema planetário, são imensas. Para se ter idéia, enquanto aTerra gesta aproximadamente 365 dias para promover uma volta ao redor do sol, existem planetas que gastam parac ompletar uma - revoluç ão ao redor do sol entre 88 dias e 25 anosterrestres.

* Vale a pena c onsiderar que o nosso sistema planetário não é somente um ponto pequeníssimo na Via Lác tea masestá c oloc ado quase no seu final.

 * Do ensino dado pelos Espíritos, resulta que muito diferentes umas das outras são as c ondiç ões dos mundos,quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes. Entre eles há os que são inferiores aTerra, físic a e moralmente; outros. da mesma c ategoria que o nosso e outros que lhe são mais ou menos superioresa todos osrespeitos. Seguindo- se, assim, também ao grau de adiantamento do Espírito Imortal, no proc esso c onstante de seupróprio progresso e depuraç ão (vide em o Livro dos Espíritos: ordem e progressão dos Espíritos)

 * A terra c lassific ada é c omo Mundo de Expiaç ão e Provas, ou seja, mundo ainda inferior, onde os Espíritosencarnam a fim de prosseguir em seu estágio evolutivo, passando a maioria por provas, e, c onforme a nec essidade,por expiações, c om ointuito de se despojarem de suas imperfeiç ões.

 * Segundo orientaç ão da espiritualidade, passa o Planeta por uma transiç ão para outro estágio que é aRegeneraç ão.

 * A terra, c omo parte de um todo, tem nela uma pequena fraç ão da Humanidade. Onde a desarmonia no mundo éreflexo da desarmonia de c ada um.

 * Santo Agostinho, na Instruç ão dos Espíritos, Cap. 3.º de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", n.º 11, em sereferindo à terra diz: "No vosso, prec isais do mal para sentirdes o bem; da noite, para admirardes a luz; da doença,para aprec iardes a saúde."

  Perguntinhas:

·          qual a c ausa das misérias humanas?

·          os mundos progridem?

·          de que forma se dá o progresso dos seres e dos mundos?

 

* observaç ão quanto :

·                  expiaç ões: Reservamos o termo "expiaç ão" para os proc essos em que a pessoa não tem esc olha. Elasofre c omo c onseqüênc ia inevitável de suas atitudes e c omportamentos anteriores. Está ligada geralmente aexistênc ias anteriores.

·                  Provas : As provas são situaç ões em que o Espírito será testado em sua c apac idade de suportar asdific uldades. Se se sair bem, estará apto a subir mais um degrau na esc alada rumo à perfeiç ão.

  (aula dada pela equipe espiritismo net jovem)

top related