tema e variaÇÃo

Post on 23-Oct-2015

5 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

TEMA E VARIAÇÃO

Variação: A palavra variação significa transformação, modificação. Aplicado a música, consiste em um Tema dado, geralmente breve e de linha clara, sóbria e em tempo lento ou moderado, que posteriormente será exposto cada um de seus parâmetros (ritmo, harmonia e contraponto, timbre, etc.) sem que pelas variações desapareçam suas características essenciais. O TEMA DA VARIAÇÃO PODE SER ORIGINAL DO COMPÓSITOR OU SER DE UM OUTRO COMPOSITOR (MAIS USUAL). Os procedimentos utilizados na variação dão lugar a três tipos diferentes:

A) Variação ornamental ou rítmico-melódica: Este tipo de variação se obtém quando o compositor modifica a linha melódica mediante colocação ornamentais de todo tipo (arpejos,, figurações, ornamentos, etc.) ou elimina notas, etc., estabelecendo novos ritmos , podendo inclusive mudar a modalidade, o “tempo”, etc. Tudo isso, sem que o Tema perca sua essência melódica, harmônica e formal.

B) Variação decorativa por elaboração ou harmônico-contrapontística: Este tipo de variação se

obtém quando o tem permanece inalterado o muito reconhecível, modificando ao seu redor a harmonia, o contraponto e os distintos desenhos que se superpõem . Também quando a melodia é elaborada e conseqüentemente modificada, em cujo caso a trama harmônica deve permanecer reconhecível.

C) Variação por amplificação ou “grande variação”: Este tipo de variação se obtém quando os temas aparecem incompletos , fracionados, transformados em seu conteúdo musical e expressivo. Fragmentações e transformações que servem de novos temas para novas variações. Tudo isso sem que se perca a necessária analogia entre o tema e suas correspondentes paráfrases. (reelaboração livre de um Tema musical prévio).

Uma mesma variação pode estar composta exclusivamente por um destes procedimentos ou por uma mescla de vários deles.

top related