telas e quadros

Post on 30-Oct-2014

29 Views

Category:

Education

7 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Telas Telas ee

QuadrosQuadros

Adriane Mendes dos Adriane Mendes dos SantosSantos

Tela - Tecido de algodão, linho ou cânhamo, em que se pintam os quadros desde que, postos em um chassi, se lhes dá a primeira mão de pintura.Quadro - Obra de pintura, gravura, litografia, etc., emoldurada ou encaixilhada.

A utilização da pintura se dá desde que o homem existe, porém a utilização das telas só deu-se na Idade Média.Mais precisamente, com o

movimento do Renascimento.

Renascimento

Século XVBaseia-se na Antiguidade Clássica.Características: Perspectiva, uso do claro-escuro, homem é visto como o próprio Deus.Esse período é marcado pelo ideal de liberdade e, conseqüentemente, pelo individualismo.

Principais Pintores

BotticelliLeonardo da VinciMichelangelo Rafael

RomantismoSurgiu na França, a partir do fim do século XVIII, mais precisamente a partir da Revolução Francesa de 1789, que o novo movimento ganha proporções revolucionárias.Características: lirismo, subjetivismo, sonho, exagero, busca pelo exótico, o nacionalismo, a idealização do mundo e da mulher, fuga da realidade, escapismo, pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo.

Principais Pintores

Eugène Delacroix Francisco GoyaWilliam Turner

RealismoSurge na França no século XIX.Características: Veracidade, contemporaneidade, retrato fiel das personagens, gosto pelos detalhes, materialismo do amor, denúncia das injustiças sociais, determinismo e relação entre causa e efeito e uma linguagem próxima a realidade.

Principais Pintores

Édouard Manet Honoré Daumier Jean-Baptiste Camille Corot Jean-François Millet Théodore Rousseau

Impressionismo

Século XIXCaracterísticas - A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.

As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.

Pintores

Claude MonetEdouard Manet Edgar DegasAuguste Renoir

Pós-impressionismo

Surge no final do impressionismo, por volta de 1885 Designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade.

Principais Pintores

Vincent van Gogh Paul Gauguin Henri de Toulouse-Lautrec Paul CézanneOdilon Redon Georges Seurat Eliseu Visconti

Cubismo

Ocorreu entre 1907 e 1914Tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

Pintores

Pablo Picasso Georges Braque Kazimir Malevich Tarsila do Amaral

Surrealismo

Surgiu primariamente em Paris nos anos 20 Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa.

Pintores

Max Ernst René MagritteSalvador Dalí

Expressionismo Surgiu no fim do século XIX e início do século XX. É caracterizado pelo interesse na interiorização da criação artística, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva, não está interessado na idealização da realidade, mas em sua apreensão pelo sujeito.

Principais pintores

Edvard MunchOtto DixErnst Ludwig Kirchner

Expressionismo Abstrato

Surgiu em Nova York a partir de 1940.As principais características eram a revolta contra a pintura tradicional, a liberdade e a espontaneidade.

Principais Pintores

Arshile GorkyJackson PollockPhilip GustonWillem de KooningClyfford StillWassily Kandinsky

Fabricação de Fabricação de Telas de PinturaTelas de Pintura

Fabricar telas exige profundo conhecimento técnico, que somente se adquire após anos de estudos e testes. Os pintores mais experientes sabem que a qualidade da tela influencia diretamente no tempo de execução e de secagem das obras, na quantidade de tinta a ser utilizada pelo artista, no ritmo de desgaste dos pincéis, no brilho adquirido pela tinta e na própria durabilidade dos quadros. Sendo assim, a escolha da tela para pintura que será o suporte para expressar o talento e a criatividade do artista torna-se extremamente importante.

TintasTintas

Recebe o nome de tinta a dispersão de um ou mais

pigmentos em um ou mais aglomerantes sólidos ou

líquidos que, quando aplicados em película fina, secam

formando um filme opaco e aderente ao substrato, que

tem como principais funções à proteção e a decoração das

superfícies em que é aplicada.

CronologiaPré-História: função decorativaEgito: adicionando coresChina: inventando a tinta de escreverRoma: ascensão e quedaIdade Média: redescobertaRevolução Industrial: expansão e produção em larga escalaSéculo XX: a tecnologia a serviço das tintas

As tintas são constituídas de pigmentos, resinas, solventes e aditivos.Pigmentos: são sólidos, insolúveis e conferem principalmente cor e poder de cobertura, contribuindo também para a proteção, resistência, brilho, e outras características.

Constituição

Resinas ou aglomerantes: são os responsáveis pela formação do filme da tinta, sua secagem e propriedades gerais.Solventes: são produtos incorporados à formulação para facilitar o processo de produção, bem como a aplicação do produto final, interferindo na secagem, na aparência e em suas propriedades físicas e de aplicação. Aditivos: são produtos adicionados à tinta em pequenas proporções e com funções específicas.

Processo de fabricação de tintas

Matéria-prima (MP) Controle de Qualidade - MPPré-misturaMoagem CompletagemTingimento Controle de Qualidade do Produto Final

PincéisPincéis

Um pincel é composto de:EnchimentoVirolaCabo

Tipos de Pincéis

Chato: Espalham melhor a tinta.Redondo: Os pêlos longos, arranjados de forma compacta, deste tipo de pincel permitem reter mais tinta que outros pincéis de mesmo tamanho, mas formato diferente. Por isso que muitos artistas preferem-no ao colorir grandes áreas.

Cerdas brancas - indicados para aplicação de verniz e stain. Cerdas escuras - indicados para aplicação de tintas a base de solvente como os esmaltes, tintas óleo e vernizes. Cerdas grisalhas - indicado para aplicação de tintas à base de água como as tintas PVA E ACRÍLICA.

3º Turismo M.I.3º Turismo M.I.

Profª. Maria Profª. Maria CarolinaCarolina

Adriane Mendes Adriane Mendes dos Santosdos Santos

top related