táticas para gamão

Post on 14-Aug-2015

20 Views

Category:

Entertainment & Humor

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Oi, o meu nome é Ettore Reginaldo Tedeschi e, além de empresário na área de mineração, sou um amante de gamão. Vamos conversar sobre o assunto?!

Sucessor de outros jogos de tabuleiro como o Senet, com primeiros registros no Antigo Egito, cerca de 3500 a.C. e 3100 a.C., nas tumbas da Pré-dinastia e da Primeira dinastia, o Gamão atravessou milênios ganhando adeptos em todo o mundo. A fórmula da sobrevivência é a oportunidade em exercitar o raciocínio em forma de lazer.

No entanto, se você quer ter sucesso no tabuleiro, definitivamente, não pode depender da sorte ou do azar no rolar dos dados. É necessário exercitar bastante até que você esteja apto para aplicar estratégias que encurtem o jogo a seu favor. Para ajudá-lo, separei quatro estratégias para se estudar e aplicar.

1- Blitz

Estratégia básica do gamão, a Blitz, diferente de outras táticas não exige interação com as peças do adversário. A ideia é planejar os movimentos de forma que remova suas própria peças do tabuleiro, contornando os blocos criados pelo adversário.

2 - Blots

A ideia é golpear os campos tomados por uma das peças do adversário, conhecidos como "blots", com as suas próprias peças. Muito usada em duelos curtos, a estratégia é agressivo e coloca as peças adversárias na barra, ao mesmo tempo em que bloqueia os campos em seu próprio tabuleiro interno. A captura do "blot" representa desacelerar o oponente e a estratégia pode ser otimizada caso você tire um duplo 6 nos dados, podendo assim fazer quatro movimentos, em vez de dois.

3- Roadblocks

Os bloqueios, conhecidos como roadblocks, consistem em construir um "muro" com suas próprias peças, no menor número possível de jogadas. A estratégia é indicada a jogadores que têm mais experiência e bloqueia o movimento das peças do oponente, selecionando seis campos consecutivos em um ponto importante para os movimentos do desafiante. Como fazer: posicione duas peças em cada um dos seis campos.

4- Oposta

Indicada para quando não se está no controle do fluxo do jogo, a tática cria de uma a duas "âncoras" no tabuleiro do adversário e, ao mesmo tempo, o número máximo de "âncoras" em seu próprio campo, forçando o adversário a deixar uma peça aberta. Otimizando a tática: tirando um duplo 6 nos dados, destrua a âncora em seu campo e mova-a para fora do tabuleiro.

top related