suporte básico a

Post on 14-Sep-2015

226 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Suporte Básico A

TRANSCRIPT

Suporte Bsico de Vida

Suporte Bsico de VidaProf. Juliana F. Pedregosa2014

Suporte bsico de vidaPassos e manobras feitos sequencialmente, que compreendem o ABCD primrio da ressuscitao.

Aplicadas quando detectada Parada Cardiorrespiratria.PCR - RCPPCR = Parada Cardio Respiratria

RCP = Ressuscitao cardiopulmonar e cerebralInterrupo sbita e inesperada dos batimentos cardacos ou presena de batimentos cardacos ineficazes, causando interrupo da circulao sangunea e dos movimentos respiratrios.Pode ser revertida por uma interveno.Conjunto de manobras, organizadas e aplicadas no intuito de manter um fluxo sanguneo e oxigenao para os rgos vitais.

4As referncias s manobras de reanimao datam da Antigidade. O primeiro relato de sucesso em RCP encontra-se na Bblia, quando o profeta Eliseu reanimou o filho da mulher sunamita, no segundo Livro dos Reis.Outros relatos espordicos ocorreram atravs da histria, entre os quais o uso da flagelao com o aoite, trotar sobre um cavalo com a vtima debruada sobre este, rolar a vtima sobre um barril e outros, todos sem qualquer base cientfica, porm com alguns relatos de sucesso. Apenas no incio dos anos 1960, as tcnicas de ressuscitao comearam a se tornar evidncia cientfica robusta e prtica clnica diriacriao de Ado, tendo Deus soprado em sua boca dandolhe a vidaAo cientista Paracelsus (Figura 4), j utilizando raciocnio e metodologiaAtravs da histria e dos avnaos no conhecimento cientfico, as tcnicas foram sendo aperfeioadas e junto a elas surgiu o desfibrilador, descrito inventada por beck em 1947 (desfi. Interna). Zoll elabora o equipamento para desfibrilao externa em 1956.cientfica de investigao avaliou, em 1530, uso de foles de lareira para introduo do ar nos pulmes de indivduos aparentemente mortos, caracterizando as primeiras e rsticas tentativas de ventilao artificialMtodo do rolamento sobre barril 1773; Mtodo do trotar4Diretrizes de RCPAs Diretrizes da AHA 2010 para RCP e ACE se baseiam em um processo internacional de avaliao de evidncias, envolvendo centenas de cientistas e especialistas em ressuscitao de todo o mundo que avaliaram, discutiram e debateram milhares de publicaes revisadas por pares.

Percebendo o grande potencial da reanimao cardiorrespiratria, em 1961, a American Heart Association criou um Comit de Reanimao Cardiorrespiratria. Esta organizao tomou a frente de um esforo intensivo para maiores pesquisas, para programas de treinamento e para a padronizao da RCP. Apesar da diferena de infra-estrutura entre os pases adotaram-se, quase que mundialmente, como referncia para RCP, as recomendaes da American Heart Association na conferncia de 1992.Desde ento a AHA organiza os programas de treinamento e realiza estudos constantemente para aperfeioar as tcnicas de RCP, que propem novas diretrizes a cada 5 anos.6Diretrizes 2005 - 2010Alterao na sequncia da RCP: para C-A-B, em vez de A-B-C.Eliminao do procedimento Ver, ouvir e sentir se h respirao.Frequncia de compresso torcica: mnimo de 100 por minuto.Profundidade das compresses torcicas.

Corrente da Sobrevivncia

Reconhecimento imediato daPCR e acionamento do SERCP precoce, com nfase nascompresses torcicasRpida desfi brilaoSuporte avanado de vida eficazCuidados ps-PCR integrados8AHA criou o conceito da corrente de sobrevivncia. A corrente da sobrevivncia mostra a importncia da seqncia do atendimento e a interdependncia no cumprimento correto de cada etapa.Nas diretrizes de 2005 eram 4, acrescentando-se mais 1 item na corrente. Os elos na nova Cadeia de Sobrevivnciade ACE Adulto da AHA so:8Suporte Bsico de VidaAlerta (checar nvel de conscincia), Ajuda

C Checar pulso; Iniciar compresses torcicas (30 x 2) A Abrir Vias areas

B Respirao (expanso do trax)

D Desfibrilao9A diferena que no suporte avanado de vida so realizados procedimentos invasivos.

Suporte Bsico

de Vida

11Resumo dos principais pontos de discussoe alteraes

ReconhecimentoDetectar inconscincia

1313Acionando Ajuda Solicitando pessoalmente no posto de enfermagem Cdigo Azul Acionamento mdico Carro de emergncia Na rua: Solicitar 192 Solicitar Desfibrilador

1414

Somente para profissionais de sadePulso carotdeo ou femoralNo perder mais que 10 sPulso perifrico contra indicado1515

Enquanto equipe a caminho...

1616RCP precoce Iniciar Tcnicas de RCP

Localizao correta das mos Frequncia correta

17

Adultos : 30 compresses torcicas e 02 ventilaes sincronizadas1818

Profundidade:No mnimo 5 cm

1919

Por que 30 x 2 ?2020

Por que 30 x 2 ?21Constatou-se que mantendo a compresso torcica contnua, mantem-se uma presso ideal para perfuso por mais tempo.21

Aps realizar5 ciclos de30 compresses para cada 02 ventilaes, verificar se h retorno de pulso carotdeo, caso no haja, continuar com as manobras.

IMPORTANTE: A cada 5 ciclos de compresses torcicas e ventilaes artificiais, deve-se trocar o profissional que est realizando as compresses, (realizar rodzio).

22Constatou-se tb que o vigor das compresses diminui com o cansao22Crianas e BebsVentilao:1 socorrista: 30 compresses torcicas e 02 ventilaes sincronizadas2 socorristas: 15 compresses torcicas e 02 ventilaes sincronizadasProfundidade:Criana: No mnimo 13 do dimetro AP. Cerca de 2 polegadas (5 cm)Beb: No mnimo 13 do dimetro AP. Cerca de 1 polegada (4 cm)

Existe diferena para cas e bebs e adultos com relao a quantidade de ventilao e profndidadeQuando se reanima com um socorrista...23Abrir Vias Areas

2424Obstruo de Vias AreasColocao da cnula de guedel

2525

Obstruo de Vias AreasColocao da cnula nasofaringea

2626Tcnicas de ventilao artificial

2727

Ventilao com bolsa valva mscara2828Tcnicas de ventilao artificial

29O ideal posicionar a mo fazendoo c e o e29Rpida DesfibrilaoDiferenas entre aparelhos monofsicos e bifsicosUso correto do desfibriladorIdentificao das arritmias letais (FV, TVSP)

30Treinamentos so realizados para o uso do dea30DEAAplicar a RCP imediatamente e usar o DEA/DAE/desfibrilador to logo o equipamento esteja disponvel.

PCR extra-hospitalar no presenciada: o SME poder iniciar a RCP enquanto verifica o ritmo com o DEA. Em tais circunstncias, podem-se considerar de 1 a 3 minutos de RCP antes da tentativa de desfibrilao

31Desfibrilador externo automtico (DEA)

top related