suplemento de apoio ao professor da ebd

Post on 23-Jun-2015

5.477 Views

Category:

Education

8 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Suplemento de Apoio Aos Professores da EBD.

Pf. Eduardo Sales de Lima – http://Teologiasalesiana.blogspot.com

   Fracassos educacionais.

   Educação e Pós-modernidade

O Professor da E.B.D.

Para uma Igreja relevante, uma E.B.D. de Excelência.

Apoio Didático.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fracassos educacionais.

O Bonsai de arame, trabalho manual que educa a árvore na posição desejada. Consiste em moldar o tronco e os galhos de uma árvore com arames, podando as ramificações e forçando a posição desejada, inibindo assim o crescimento.

Teologia do Ignorante “..a letra mata e o Espírito vivifica...”;Teologia do opressor “o professor é quem sabe mais”;Teologia de banco “o ensino prende no banco”;Teologia tendenciosa “somente nós estamos com a razão”;Teologia terrorista “...a mão de Deus vai pesar...”;Teologia do engano “O Professor finge que ensina e o aluno finge

que aprende”.

Fracassos educacionais.É uma verdadeira vergonha que nós, discípulos de Cristo, não tenhamos compromisso com a educação, com o ensino e cuidado do seu povo e de sua palavra. Isso tem que mudar.

O aluno percebe que o professor é relaxado ou aplicado. Se o professor for relaxado o que será dos alunos? Se o professor não tiver compromisso com o ensino os alunos terão compromisso com o aprendizado?

Uma nova atitude. Quanto aos coordenadores, valorizem o professor. Quanto aos alunos. Mude de posição, exija, cobre. Parem de marcar quem trouxe a revista e comece a marcar que realmente leu e estudou. Assim com a bíblia também.

Fracassos educacionais. Educação Enlatada. Quando estou lecionando, e o conteúdo da minha matéria é composto do que eu ouvi nos púlpitos, no rádio, televisão, revistas, e mesmo alguns livros, não passa de teologia enlatada, que outro fez, passou pela mão de muitos e por fim estou dando de comer para meus alunos. Será que presta? “Maria sai da Lata”, “João sai da Lata”.Educação Bancária.

O professor deposita os conteúdos e os alunos guardam suas pérolas. Esse tipo de educação existe em nossas igrejas. O professor leciona de forma que somente ele pode falar, e quando outro fala, tem que concordar com ele. Assim desvaloriza o aluno, que não cresce, não aprende, não se desenvolve. Estrutura conteudista, que valoriza apenas o conteúdo. Quando o aluno apenas decora esse ensino não liberta, do contrário, prende.

Fracassos educacionais.Os Criadores de Antas. “Escondidos em meio à vegetação da floresta, observávamos a anta que bebia à beira da lagoa. Suas costas estavam feridas, fundos cortes onde o sangue ainda se via. O guia explicou. “A anta é um animal apetitoso, presa fácil das onças. E sem defesas. Contra a onça ela só dispõe de uma arma: estabelece uma trilha pela floresta, e dela não se afasta. Este caminho passa por baixo de um galho de árvore, rente às suas costas. Quando a onça ataca e crava dentes e garras no seu lombo, ela sai em desabalada corrida por sua trilha. Seu corpo passa por baixo do galho. Mas não a onça, que recebe uma paulada. E assim, a anta tem uma chance de fugir.”Acho que a educação freqüentemente cria antas: pessoas que não se atrevem a sair das trilhas aprendidas, por medo da, onça. De suas trilhas sabem tudo, os mínimos detalhes, especialistas. Mas o resto da floresta permanece desconhecido.” Rubem Alves

Uma Escola dominical tendenciosa fará alunos preconceituosos, cristãos que não evangelizam.

Os crentes problemáticos e polêmicos amam a E.B.D., pois possuem espaço para criticar, e dar sua opinião. Quando a E.B.D. é irrelevante os alunos não entendem sua função no corpo de Cristo, ficam desordenados, não sabem quem é o pé, ou quem é a mão, e muitas vezes todos querem ser o pé, ou a mão ou a boca.

Uma escola dominical irrelevante é como dar uma revolver na mão de uma criança, ela pode matar alguém, se matar, e quase sempre os dois ao mesmo tempo.

Fracassos educacionais.

Desenvolvimento Educacional

Cuidado da sementeApoio durante o crescimento

“Tala de apoio” Adubo Água, Luz, Solo, Vento

Desenvolvimento Educacional

CrescimentoDesorganizadoFrutificaçãoPoda no fim do Inverno

TEMPO DE CRESCIMENTO 5hs Semana 20hs mês 240hs por ano = 10 dias ano

100 dias 10 anos 200 dias 20 anos 360 dias 36 anos

Educação e Pós-modernidade

Psicologização da Educação.

Informatização da Educação.

Informatização da Educação.

“Muitos são os desafios da educação teológica na pós-modernidade. Para compreender e superar é necessário estar atento aos sinais dos tempos e atualizar nossos métodos.”

O Professor da E.B.D.

Professores Estigmatizados.o estigma do delegado o estigma do capitão do mato o estigma do funcionário público

Os alunos não aprendem o conteúdo. Não nos lembramos do sermão do domingo passado.

É muita vaidade querer que o aluno grave minhas palavras! Mas, minha postura, minha personalidade, meus valores, minhas inclinações, essas características do professor os alunos gravam e usam de modelo em suas vidas.

O Professor da E.B.D.

O papel do professor é de facilitador. O professor nunca deve dar as respostas, se não o aluno torna-se dependente dele. É preciso ensinar a pescar.

Os PardaisA macacaA girafa

Para uma Igreja relevante, umaE.B.D. de Excelência

Construindo novos paradigmasSe você comprar um sabão em pó e ele não for bom

você não vai trocar? E se o bom que você comprou a vida toda vier a ficar ruim, você também não vai trocar? Assim deve ser com nossos conceitos, se algo não for bom, devemos trocar, ou às vezes algo é bom numa determinada época, e depois quando não é mais válido trocamos. Ninguém veste a camisa rasgada e suja só porque gosta ou por ser tradição.

Apoio Didático.

Tempestade de Idéias – Socialização dos conceitos.

Ilustração – Individualização dos conceitos.

Centro de Interesse – Atenção.

Idéia Principal – Núcleo de ensino.

Problematização – Fixação e quebra de paradigmas.

Método Interrogatório – quebra de paradigmas.

Aprendizado contínuo

Preparação e Plano de aula

Passos para Preparação da Aula:

1º Coleta de Dados: Leia tudo o que estiver à disposição.2º Selecione: Separe o material mais apropriado a sua realidade.3º Monte um Esboço.

(Relembre a ultima aula: Onde foi que paramos?)(Questões) = Introduza com questões sobre o assunto.

(Tema) = Faça uma tempestade de idéias. (identifique a idéia principal) Observe a construção. (facilite/visão) Exponha os pontos da revista no quadro. (procure ilustrações sobre o assunto e anote) (encontre e separe possíveis centros de interesse) (Separe o núcleo de ensino – Escreva na lousa) (Problematize – pergunte – Jogue com a dúvida) (Encontre possíveis paradigmas, crie questões ) (Aplique para nossos dias)

4º Seja a mensagem:Desenvolva experiências com o tema.Compre a idéia da aula.Seja a mensagem.

TÉCNICAS E DICASPor

Pf. Eduardo Sales

Qual a diferença entre um Estudo e uma Pregação?◦ Pregação: Impessoal; distante; direcionada à um tema

profético; uma verdade a ser aprendida; apenas um fala enquanto todos ouvem; voltado para resultados imediatos; esboça uma idéia; apresenta um assunto conclusivo; Pedagogia: O conhecimento está no pregador; didática: Oratória.

◦ Estudo/Aula: Pessoal; próximo, direcionado à realidade da pessoa; uma verdade a ser desenvolvida em cada realidade específica; todos participam; voltado para resultados de longo prazo; investiga uma idéia, apresenta um assunto a ser estudado. Pedagogia: O Conhecimento está no educando; didática: Métodos e recursos para realização do aprendizado.

Investigação: A disciplina é apresentada a partir dos problemas relacionados com o tema a ser estudado.

Crítica: A disciplina é apresentada a partir da crítica do tema e das relações do tema com a realidade.

Apresentação: A disciplina é apresentada por etapas partindo da solução para o problema.

Exposição: A disciplina é apresentada em ordem cronológica. Segue o desenvolvimento histórico.

Brincadeira: A disciplina é apresentada por meio de brincadeiras, jogos e competições. Cada brincadeira possui uma ligação que completa o tema.

Lições para Vida: A disciplina é apresentada por meio de lições de vida, experiências ministeriais que dão sentido ao tema.

Moral e Valores: A disciplina é apresentada a partir que problemas éticos e do questionamento sobre o sentido e origem dos valores.

Cura Interior e Libertação: A disciplina é apresentada a partir de questões emocionais. Internalização de conceitos.

Perspectiva Textual: O professor concentra-se em passar o ponto de vista do texto, não há aproximação com a realidade dos educandos.

Perspectiva do Professor: O professor transmite o conteúdo da disciplina a partir de sua experiência e seu conhecimento sobre o assunto.

Perspectiva do Educando: O Professor constroi o conhecimento partindo do conhecimento do educando em direção ao tema da disciplina.O foco está na realidade socio-política do educando.◦ Socio-Política; Ética e Moral; Espiritual e de Fé/Esperança; ◦ Interior e libertação

Perspectiva da Igreja: O Professor desenvolve o tema a partir da cultura e realidade da Igreja enquanto instituição.

Prefira abordagens simples e diretas◦Escolha uma Palavra que resuma o tópico

Estude a Palavra: Significado, Etimologia, Sentido Teológico, Sentido Social, Sentido comum, Sentido pessoal, Sentidos históricos.

Procure aplicações pessoais, bíblicas, vivenciais para a palavra.

Procure a relação da palavra com o sujeito e o predicado (no texto em questão.

◦Escolha um problema que resuma o tópico◦Escolha uma idéia que resuma o tópico◦Escolha uma história que resuma o tópico◦Escolha uma brincadeira que resuma o tópico

Separe:◦Personagens: Procure características, atitudes e

estados dos personagens, são excelentes para aplicação pessoal.

◦Locais: Os locais geralmente fornecem muita informação como: Cultura, hábitos, estrutura social e política, religiosidade, quantidade de pessoas, exposição

◦Verbos: São os principais amigos do interprete, pois apontam a ação, estado, modo e tempo.

◦Conjunções: Coordenam o pensamento.◦Palavras com Sentido Teológico, Religioso ou

de Fé.◦ Faça Ligações dos termos separados com a

realidade da Igreja, de sua vida e dos educandos.

Toda aula de Ter:◦ Objetivos: Gerais e Específicos◦ Introdução: Apresentação do assunto, tema e

contexto.◦ Problematização: Entendimento dos principais

problemas relacionados ao tema. ◦Argumentação: Apresentação da tese e dos

argumentos, fatos e experiências que provam a validade da tese. Tese e argumentação - Indutivo Argumentação e tese – dedutivoConclusão

Fixação

Tipos de Aula

Introdução Argumentação

Conclusão Fixação

Investigação QuestõesProblemas

Tempestade de Idéias

Selecionar Idéias

Perguntas

Crítica SoluçõesIdéias

Confrontação Selecionar questões

Apontar as soluções

ApresentaçãoExposição

HistóricoContexto

Abstração Tese Pronunciar a tese

BrincadeiraDinâmica

Desafio Reflexão sobre o Jogo

Abstração de lições

Questionar experiência

Lições para Vida

Vida e Sociedade

Abstração e Aplicação

Seleção de lições

Sugerir problemas

Valores Éticos/Morais

Comparação de Valores

Confronto Significar Valores

Sugerir problemas

Cura Interior Libertação

Interior e Exterior

Interiorização das idéias

Exteriorizar Resultados

Sugerir problemas

Tempestade de Idéias: Socialização dos conceitos. Ilustrações e Metáforas: Individualização dos

conceitos. Centro de Interesse: Atenção Idéia Principal: Núcleo de ensino. Palavra Chave: Seleção de Palavra principal para

Estudo Problematização: Fixação e quebra de paradigmas. Método Interrogatório: Quebra de paradigmas. Apresentação de conceitos Apresentação de Problemas

Pedagogia:◦ Quem é o Professor? ◦ Qual o seu Papel e Objetivo na Igreja?◦ Quem é o Educando?◦ O Que é a Escola Dominical?

Didática◦ Técnicas de Aula◦ Objetivo Maior e Objetivos menores◦ Fortalecimento da Estrutura: EBD

Pesquisa e Preparação◦ Interpretação◦ Teologia da Vida Cristã◦ Atualização do Conteúdo

1) Falta Profundidade 2) Falta Participação da Turma 3) Falta Atualizar Temas 4) Falta Saudar os Visitantes 5) Falta Interação entre Professores e

Igreja 6) Falta Incentivo 7) Faltam pessoas Qualificadas 8) Falta frequência das crianças 9) Faltam professores homens 10) Falta Interatividade

1) Ninguém gosta de ir para a Escola, portanto, transforme a escola em um lugar que as pessoas gostem de estar.

2) Invista em Comunhão. Está comprovado que o fator que mais atrai pessoas para a EBD é a comunhão. Portanto, faça atividades de comunhão para a Igreja: Café da Manhã, Aula da EBD em Retiros, Festividades para aniversariantes.

3) Um bom estudo é muito importante para que as pessoas permaneçam. Por isso, quando o professor estiver com pouco assunto, troque-o de sala, invista em qualidade, apóie professores com experiência ministerial e com formação educacional.

Educação Infantil e as mensagens Subliminares◦ 1) Existem mensagens ocultas nos desenhos?◦ 2) Os desenhos são do Diabo?◦ 3) Publicidade e Marketing◦ 4) Crianças Fracas e Crianças FortesO que fazer?◦ 1) A missão do professor é ensinar Jesus◦ 2) Não é missão do professor corrigir. (o que é

corrigir?)◦ 3) Diferença entre Corrigir e Ensinar

Pedir para a Criança observar as coisas ruins e boas. Discutir em sala de aula. Cuidado com o aprendizado enlatado (sem participação) Ensinar pelo positivo e pelo negativo.

top related