sucessÕes - fluxograma das diferenÇas entre cÔnjuges e companheiros (as)

Post on 02-Jan-2016

168 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

SUCESSÕES: FLUXOGRAMA DAS DIFERENÇAS ENTRE CÔNJUGES E COMPANHEIROS (AS)

CÔNJUGE COMPANHEIRO (A) OBS.

Herdando em concorrência com os descendentes comuns do casal

Art. 1.832, caberá ao cônjuge quinhão igual ao dos que sucederem por cabeça, não podendo a sua quota ser inferior à quarta parte da herança.

Então, se houver mais de quatro descendentes concorrendo por cabeça, não haverá igualdade de quinhões. O cônjuge herdará uma quarta parte, sendo as três restantes divididas por cabeça entre os descendentes.

Art.1.790, I - herdará juntamente com os descendentes comuns, em partes iguais, no que se refere ao patrimônio comum (50% do patrimônio comum).

O cônjuge somente vai herdar com os descendentes em três regimes:- Comunhão parcial de bens (se o falecido não deixou bens particulares);- Separação total de bens (absoluta ou convencional); e- Participação final dos aquestos.

Por consequência o cônjuge será meeiro e não será herdar nos regimes:- Comunhão Universal (total) de bens;- Separação Obrigatória de bens (imposto pela lei); e- Comunhão Parcial de bens (quando o falecido deixou bens particulares).

Herdando em concorrência com

descendentes unilaterais do

morto

A herança será dividida por cabeça.

Art.1.790, II – herdará apenas a metade do que herdarão cada descendente unilateral do morto. Não tendo direito de meação sobre o patrimônio particular do companheiro morto.

Herdando em concorrência com ascendentes do

morto

Art. 1.837, ao cônjuge tocará um terço da herança; caber-lhe-á a metade desta se houver um só ascendente. - o ascendente mais próximo exclui o mais remoto (art. )

Concorrendo com o pai e a mãe ou Avô e Avó do falecido (ambos) herda 1/3.

Quando concorre com o pai ou a mãe do falecido (apenas um deles) herda a metade.

Art.1.790, III – Herdará 1/3. Entende-se que o termo “parentes” do corpo do artigo se refere aos ascendentes e na ausência destes os colaterais até 4º grau.

Herdando em concorrência com outros parentes

Herda a metade. Art.1.790, III – Herdará 1/3. Entende-se que estes parentes são os ascendentes e na ausência destes os colaterais até 4º grau. A doutrina critica esta divisão com os colaterais.

No regime da Lei n. 8.971/94 o companheiro recebia toda a herança na falta de descendentes ou ascendentes. Pelo critério da lei vigente (art. 1.725, CC), o companheiro sobrevivente estará recebendo apenas 1/3 de bens deixados pelo outro, enquanto parentes distantes (como, eventualmente, um primo distante do falecido), ficarão com a maior parte do

patrimônio.

Não havendo descendentes, ascendentes ou colaterais até 4º

grau

Art.1.838 – Herda toda a herança. Art.1.790, IV – Herda toda a herança.

top related