somos especialistas na utilização de simuladores ...sdg.pt/docs/topaz/apres_sdg_formacao.pdf ·...

Post on 18-Oct-2020

1 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Somos especialistas na utilização de simuladores

empresariais que visam o desenvolvimento de

competências de Estratégia e Gestão.

Apresentação

1. SDG:

o que somos e o que fazemos

2. Global Management Challenge:

a maior competição de estratégia e gestão do mundo

3. TOPAZ Management Simulation:

os simuladores em contexto empresarial

Quem somos

Somos especialistas na utilização de simuladores

empresariais que visam o desenvolvimento de

competências de Estratégia e Gestão.

Formamos e treinamos gestores, quadros e

estudantes universitários para os desafios do

mundo empresarial.

Contribuímos, há mais de 32 anos, para o

aperfeiçoamento das competências de cerca de

450 000 pessoas em todo o mundo.

O que fazemos

Promovemos anualmente a maior competição

internacional de estratégia e gestão – o Global

Management Challenge

Desenvolvemos programas específicos para

Empresas integrados em acções de natureza

diversa

Colaboramos com as Universidades, integrando

os simuladores em diferentes vertentes

curriculares.

Simuladores empresariais

Os simuladores empresariais em contexto empresarial

Conceito

É uma simulação empresarial muito próxima do

mundo dos negócios, na qual várias equipas

concorrem entre si com vista à obtenção dos

melhores resultados possíveis para as suas

empresas.

Os participantes definem as estratégias a

adoptar, tomam decisões sobre as várias áreas

da empresa e analisam os resultados obtidos

num ambiente competitivo.

Esta aprendizagem experiencial permite

transferir o conhecimento adquirido sobre os

factores de sucesso de uma empresa para o

dia-a-dia dos gestores e quadros.

Ouço e esqueço.

Vejo e lembro-me.

Faço e compreendo.

Confúcio

Aprender

Fazendo!

Benefícios

Metodologia de grande impacto:

Decisões arriscadas... sem correr riscos! Componente divertida e competitiva Liderar e fazer parte de uma equipa real

Permite o desenvolvimento de competências ao nível estratégico e de gestão:

- Visão estratégica - Gestão de Equipas - Trabalho em Equipa - Comunicação

Possibilita uma visão integrada das diferentes áreas funcionais de uma empresa, das suas interacções e do impacto que uma decisão tem nas outras áreas Permite focar temas críticos de acordo com os objectivos da empresa aumentando o conhecimento específico e a performance dos participantes

As Aplicações

TOPAZ Management Simulation Recorrendo exclusivamente ao simulador, as equipas concorrem entre si num ambiente competitivo e motivador, reforçando conhecimentos e competências de estratégia, de análise e de trabalho em equipa.

Soft-Skills Programa conjunto com a empresa get – People Solutions, empresa especializada no desenvolvimento de pessoas e equipas. Este programa permite um vasto leque de competências comportamentais como a tomada de decisão, a liderança, a gestão da mudança, o trabalho em equipa e a gestão de conflitos.

Competição de Estratégia e Gestão

Soft-Skills

As Aplicações

Estratégia e Gestão Direccionado para o desenvolvimento e/ou avaliação de competências técnicas específicas, ou a sensibilização dos formandos para um determinado tema da empresa. Este programa inclui a realização de workshops temáticos em interacção com o desenrolar das diversas decisões e apresentação de resultados.

Team Building Programa que associa actividades indoor (as equipas competem entre si na gestão das suas empresas), com actividades outdoor. Permite reforçar a importância do papel de cada colaborador e trabalhar o espírito de equipa num ambiente descontraído.

Competências Técnicas

Team Building

As Aplicações

Assessment Center Programa conjunto com a Heidrick & Struggles, empresa especializada em executive search e leadership consulting services. Neste programa é proporcionado um ambiente virtual que possibilita avaliar diversas competências e conhecer com maior eficiência e critério os colaboradores.

Avaliação de Competências

Participantes: •Participaram 62 gerentes e supervisores de restaurantes e colaboradores internos da empresa.

Objectivos: •desenvolver e aperfeiçoar competências de gestão, liderança, de negociação e de trabalho de equipa potenciando um melhor desempenho nos desafios que surjem no seu dia a dia

Feedback: “Um gerente de restaurante McDonald’s é hoje o equivalente a um gestor de uma PME, o que requer um conjunto de competências, quer de natureza técnica e de gestão quer de natureza comportamental, muito alargado. A participação nesta prova é uma excelente forma de desenvolver e solidificar a sua experiência”, explica Joaquim Rafael, director de recursos humanos da McDonald’s Portugal.

A sessão: • Realizou-se 2 sessões de abertura, onde foi realizado um briefing e 2 decisões experimentais. Após estas sessões as equipas inscreveram-se e fizeram a simulação on-line. No final realizou-se uma sessão de Debriefing onde algumas equipas partilharam a sua experiência.

CASE STUDIES Formação de gerentes de Restaurantes

Participantes: •Participaram 40 colaboradores (trainees) com cerca de 2 anos de banco

Objectivos: •desenvolver e aperfeiçoar competências de gestão, liderança, cooperação, tomada de decisões, comunicação ascendente e de trabalho de equipa e cooperação, aumentando assim o nível de confiança dos trainees relativamente à gestão diária da empresa

Feedback: “A aceitação tem sido excelente e os colaboradores sentem que olhamos por eles e pelas suas carreiras”, comenta Isabel Viegas, directora de recursos humanos do Santander. “ Acrescenta ainda que “É uma experiência importante no desenvolvimento destes nossos talentos”

A sessão: • O programa é dividido em duas partes. A primeira integrou que desenvolveram aspectos de cooperação, comunicação e trabalho de equipa. A segunda abarcou uma simulação de gestão onde os vencedores tiveram como prémio integrar o Global Management Challenge.

CASE STUDIES Programa: Hard e Soft Skills

Participantes: •Para participar nesta sessão foram seleccionados cerca de 50 colaboradores dos vários departamentos da empresa, de vários níveis hierárquicos e com habilitações literárias diferentes.

Objectivos: • Avaliar as competências dos colaboradores • Desenvolver competências de estratégia e gestão • Identificar potenciais líderes • Fomentar o trabalho e espírito do grupo

Feedback: “Estou espantado com os nossos colaboradores, superaram as nossas expectativas …” Eng.º Fernando Lamy da Fontoura, Director-Geral

A sessão: •Para a SPV foi criada uma sessão de simulação constituída por 5 voltas, com uma Workshop inicial de introdução e a fundamental sessão de Debriefing e Conclusões no final

CASE STUDIES Team Building e Assessment

CASE STUDIES Formação e Team Building

Participantes: 20 equipas de Quadros da CGD, com 3 a 5 participantes por equipa.

Objectivos:

A SDG disponibiliza um serviço que permite, recorrendo exclusivamente ao simulador, que os quadros da CGD concorram entre si num ambiente competitivo e motivador, reforçando conhecimentos e competências, melhorando capacidades de análise e de trabalho em equipa.

O Programa:

Apresentação do Simulador com Decisão Experimental: Os participantes são convidados para uma sessão de apresentação presencial com perguntas e respostas sobre o funcionamento do simulador. De forma a potenciar os resultados destas equipas na Competição, os participantes efectuarão 4 tomadas de decisão com feedback e análise de estratégias no final.

Workshop de Debriefing: Efectuado no final da primeira volta, permite avaliar e discutir com os participantes os vários momentos da Competição e tem como principal objectivo consolidar toda a experiência vivida.

Participantes: Cerca de 150 jovens quadros

Objectivos: Reunir num evento elementos de todas as áreas da empresa de forma a contarem com as mais variadas contribuições profissionais.

A sessão: Para esta sessão a SDG desenvolveu um programa que possibilitasse aos jovens quadros interagirem uns com os outros, trabalharem em equipa para um objectivo comum e ao mesmo tempo desenvolverem as suas competências quer de gestão quer comportamentais. Tal foi conseguido através de uma simulação empresarial em que cada equipa deve gerir uma empresa com o objectivo de atingir a mais alta cotação das suas acções na Bolsa de Valores.

Feedback: Os resultados mais destacados pelo cliente foram os relacionados com as dinâmicas de grupo conseguidas bem como a interacção que surgiu entre todos os participantes. Permitiu também reforçar a tónica nas componentes de objectivos e resultados, fazendo a ponte entre as empresas virtuais da competição e a realidade da empresa no dia-a-dia.

CASE STUDIES Encontro de Quadros

Participantes: Cerca de 25 colaboradores

Objectivos: • Teambuilding • Fomentar o trabalho e espírito do grupo • Aumentar o valor da equipa para a Organização

A sessão: Com a participação da Heidrick & Struggles, o focus do workshop que acompanhou o simulador do TOPAZ foi “O que devemos fazer para aumentar a contribuição para a Organização”, que se resumiu às técnicas, competências e comportamentos necessários para o trabalho em equipa e para construir equipas de elevada performance.

Feedback: Na sessão de Debriefing e Conclusões, a equipa criou e listou as características chave da equipa de sucesso. Esse conjunto de políticas e acções e o comprometimento do Grupo com elas foi o atingir do propósito da acção levada a cabo.

CASE STUDIES Formação e Orientação para Objectivos

CASE STUDIES Encontro de Quadros

Objectivos e Participantes: Dinamização de evento que contou com a participação de 270 colaboradores do BES

A sessão:

Durante os dois dias da acção, as equipas assumiram o papel de Conselho de Administração de uma empresa, em que tiveram a oportunidade de desenvolver as suas competências na área da gestão, definir uma estratégia e tomar decisões em contexto de mudança, tendo em conta a concorrência e a situação económica do mercado.

Intercalado com a simulação, o BES efectuou várias apresentações.

Em apenas um dia, as equipas tiveram a oportunidade de simular um ano de actividade de uma empresa.

No final do último dia, foi efectuada a apresentação de resultados, e a entrega de prémios, tendo sido ainda solicitado às equipas que fizessem um balanço da sua participação.

Participantes: Cerca de 250 jovens recém-licenciados

Objectivo: Recrutamento de 100 trainees de elevado potencial para os operadores públicos de transportes públicos

A sessão: No início de cada sessão foi realizada uma apresentação onde é explicado em que consiste o TOPAZ e os vários elementos utilizados na simulação. Nas duas sessões as equipas simularam 3 trimestres de actividade de uma empresa virtual. Durante a simulação foram avaliadas as competências dos participantes por uma equipa de consultores da Heidrick & Struggles, parceira da SDG nesta sessão, no qual também são realizados duas actividades, uma de grupo e uma individual, instrumentos que apoiavam o processo de avaliação.

Ministério das Obras

Públicas, Transportes

e Telecomunicações

CASE STUDIES Recrutamento

Participantes: Cerca de 280 quadros

Objectivos: • Desenvolvimento das competências de Estratégia e Gestão • Aumento da comunicação e colaboração entre as áreas Comercial e BackOffice • Oferecer aos colaboradores mais formação mas num formato diferente e inovador

O Programa: No início do programa foi efectuado um dia presencial que juntou todos os participantes e onde lhes foi incutido o espírito e a missão do programa. Em seguida, e durante três meses, decorreu a competição on-line intercalada com formação presencial num formato de Workshops, focalizando Soft Skills como a Gestão do Tempo, a Negociação e a Orientação para os Clientes. Por último, um dia presencial onde se efectuou uma maratona de Gestão e Estratégia, com as equipas vencedoras de cada Grupo e foi encontrada a melhor equipa de quadros do Barclays.

CASE STUDIES Formação e Team Building

O que dizem os participantes

“(…) Esta simulação mostra que a interdependência dos vários departamentos numa empresa exerce influência no sucesso da organização. A formação foi avaliada muito positivamente pelos participantes que consideraram muito útil e interessante. Admitiram que todos adquiriram conhecimentos que influenciaram positivamente a gestão do seu trabalho. Foi uma oportunidade de desenvolver competências e o potencial dos nossos colaboradores, o que também se traduziu numa melhoria do trabalho em equipa no dia-a-dia da empresa.” Krystyna Purowska Directora de Pessoal da Medicover, Polónia “A simulação constituiu um exercício muito interessante e proveitoso que permitiu recordar e consolidar conceitos de gestão essenciais para o desempenho de qualquer quadro directivo e para as minhas actuais responsabilidades em particular. Por outro lado, a forma como o jogo se desenrolou, com tempos entre fases muito limitados, obrigando à tomada de decisões e obtenção de consensos sob pressão, permitiu uma dinâmica de grupo também muito proveitosa do ponto de vista do desenvolvimento das competências de trabalho em equipa e de liderança.”

Nelson Martins Director de Auditoria do Banco Espírito Santo, Portugal

Get como parceiro

A Get People Solutions foi constituída em 1999, por uma equipa de Consultores com experiência nacional e internacional, especialistas no desenvolvimento das pessoas, das equipas e das organizações. A Get People Solutions acredita que o elemento crítico para a obtenção de resultados superiores são as Pessoas e concentra a sua actuação nas áreas da Consultoria de Recursos Humanos, Formação para o Desenvolvimento de Competências Comportamentais e Serviços de Coaching. A Get People Solutions tem como primeiro objectivo ajudar a melhorar a Performance e os Resultados da sua Organização através das Pessoas.

Grupo SDG

Av. João Crisóstomo , nº 41 - 3ºandar, 1050-125 Lisboa

Tel: 21 315 76 18

info@sdg.pt - www.sdg.pt

www.worldgmc.com

top related