slide li análise de contexto de ensino e aprendizado na escola pública 2

Post on 04-Aug-2015

290 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁFACULDADE DE LETRAS

Seminário de Inglês Instrumental

Língua Inglesa:Análise de contextos que envolvem o ensino aprendizagem na escola pública.

CASTANHAL /PADEZEMBRO DE 2010

Língua Inglesa:Análise de contextos que envolvem o ensino aprendizagem na Escola Pública

Análise realizada durante estágio supervisionado do curso de Letras da Univag – objetivando observar as dificuldades do ato de ensinar e aprender enfrentadas por professores e alunos de escola pública, mostrando a triste realidade que vive o ensino da disciplina de língua estrangeira: Inglês.

Autoras: Maria Aparecida Jorge Rodrigues Quezia de Souza Azambuja

Introdução: A Globalização e o ensino de LI na Escola Pública

Características do mundo globalizado: Competitividade, incertezas sobre o futuro.

Língua Universal: Dela depende uma boa colocação no mercado de trabalho, facilita a comunicação entre pessoas das mais variadas partes do mundo.

Relevância do estudo da LI nas escolas públicas: Oferecer acesso a todos e assegurar os direitos de ter uma 'base' gramatico-linguística.

Introdução: A Globalização e o ensino de LI na Escola Pública

O cenário do ensino público é decadente: Não há estrutura, professores mal qualificados, alunos

desinteressados, desmotivação de professores e alunos, falta de material, metodologias ultrapassadas e/ou ineficazes, e etc.

Falta de interação entre três atores cruciais: Professor, aluno e a comunidade(pais, coordenação pedagógica, etc.)

O ensino da LI representa uma história de faz de conta encenada por professores e alunos.

Muito a se fazer: Repensar novas maneiras de tornar o estudo da LI mais atrativo e satisfatório para professores e alunos, incentivos do governo e apoio da sociedade,pois escola é feita por todos,entre eles alunos, mestres e pais.

Referencial Teórico Para Brisa Teixeira (2007), o professor deve sair da

mentalidade do ensino médio e adquirir postura de mestre, saindo mais da gramática para entrar como professor e não estar como professor;

Esta falta de imaturidade do professor, prejudica o educando e o faz desviar-se da importância da LI, acarretando falta de interesse e péssimo rendimento, segundo Woodward (2010);

Na escola pública, o inglês é de faz de conta, de acordo com Dias (2006);

Para o ensino público, a LI é descredenciada, o professor é invisível, de acordo com Santos (2006);

Alunos e professores sentem-se sozinhos, abandonados na tarefa de ensinar e aprender, respectivamente. O governo não colabora, nem incentiva práticas que visam melhoria no ensino tendo em vista a importância da disciplina. O problema da educação brasileira é conjuntural, ou seja, um mal que perdura anos e anos, pois ainda não houve interesse de implementar práticas que surtam efeitos significativos.

Objetivos da implementação da LI de forma efetiva (PCN e Papel do Professor)

Definição de metas e estratégias de abordagem, buscando qualidade e quantidade de conteúdo repassado;

Ressaltar a importância da língua, visando conscientização da contribuição da disciplina para a formação crítica dos indivíduos;

Desenvolver nos alunos a compreensão de cidadania, que deve ser enfatizado no decorrer das aulas;

Promover de forma concreta a inclusão, formação de identidade e conceito de cidadania em cada aluno;

PCN: Auxiliam o professor a ter novas visões com relação ao ensino e aprendizagem e acerca da focalização da capacidade de comunicação oral e escrita, ou seja, o aluno deve estar apto a desenvolver estas atividades para que o trabalho do professor tenha sido válido.

Para isso, professores devem praticar, leitura, redação dentro de um contexto similar ao do aluno para haver compreensão do mesmo.

Metodologia

Para chegarmos as conclusões, foram utilizados questionários que foram entregues a 15 alunos do Ens. Médio de uma escola estadual de Cuiabá durante a regência das aulas de LI;

Após a resposta dos alunos, foi feita a tabulação dos dados.

Resultados Os alunos não gostam de trabalhar

com textos, tem dificuldades de interpretar, não tem costume de ler livros em Inglês e pedem que o professor traduza todo tempo;

Sem material didático,falta de infraestrutura na sala de aula, dificuldades na aquisição de material xerocopiado;

Foi identificado interesse por atividades que envolvam teatro,poesia, música, contrariando o atual modelo, monótono e aplicação das regras gramaticais vagas e fora do contexto da realidade social do aluno.

Eles desejam saber como, onde e quando usar vocábulos e regras.

Desta forma,provando que os alunos tem interesse em aprender, mas desde que seja de forma mais dinâmica.

Resultados Positivos

Os alunos aprimoraram a capacidade de trabalho em equipe, e isso colaborou para o maior interesse em participar das atividades propostas, e por consequência, colaborar com a avaliação do conteúdo e do nível de envolvimento e aprendizado dos alunos estudados.

Resultados Negativos

A análise só veio a confirmar que a falta de estrutura atrapalha o desenvolvimento do aluno e também o trabalho do professor, pois a falta de material faz com que o estudante não tenha uma absorção maior. Sem contar na precariedade do ensino público em geral que colabora com o aumento da taxa dos chamados analfabetos funcionais, ou seja, possuem dificuldades de interpretação e compreensão de textos na língua portuguesa e por consequência na LI.

ConclusãoSabemos que a educação de uma forma geral precisa de mudanças emergenciais para que haja estruturaadequada para poder repensar em novas práticasmetodológicas. É fato que os alunos gostam de estudar a LI,apesar de sofrerem dificuldades para aprendê-la e preferema interação em grupo por achar que facilita o aprendizado.Há também os problemas com materiais didáticos, o tempodas aulas é insuficiente para promover um ensino dequalidade. Cabe ao professor buscar alternativas para possibilitar aulas mais interativas, interessantes eque tenham maior participação dos alunos. Ele também deve mostrar e conscientizar seus alunos daimportância de se estudar a Língua Inglesa, tendo em vista as exigências do mundo globalizado.A pesquisa mostrou os pontos fortes e fracos da educação e com isso, é possível identificar o que pode ser mudado nas aulas tradicionais de gramática e inserir de aulas mais atrativas , aumentando o interesse e o desempenho dos alunos em relação à Língua Inglesa.

Referências Bibliográficas

COX, M.I.P. e ASSIS-PETERSON, A.A. Inglês em tempos de globalização: para além de bem e mal. Calidoscópio, v.5, n.1, 2007. P. 5-14;

Ensino Médio. Brasília: 2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA,

Orientações Curriculares Nacionais; Petrópolis, Editora Vozes. 2000; SILVA, T. T. da (org,) Identidade e Diferença – A

perspectiva dos estudos culturais. TEIXEIRA, B. Você “e” ou “está” professor. Revista

Profissão Mestre, maio/2007. P. 18 –22. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma

introdução teórica e conceitual. In:

Referências Online A Importância do Inglês: Revista Cláudia - http://bit.ly/10JfAr (último acesso em 18/12/2010);

A Realidade do Ensino da Língua Inglesa nas escolas de Ens. Médio com base nos novos PCNs: Uma visão crítica comparativa – PDF http://bit.ly/fr6sPS (último acesso em 18/12/2010);

Ensino/aprendizagem de inglês em escolas públicas: um estudo etnográfico - PDF http://bit.ly/frQgF3 (último acesso em 18/12/2010);

Língua Inglesa na escola pública e a relação com o saber - PDF http://bit.ly/fk2KrF (último acesso em 18/12/2010);

Metodologia Comunicativa de Ensino/Aprendizado de Língua Inglesa no Ens. Fundamental - PDF http://bit.ly/i0GXUc (último acesso em 18/12/2010).

top related