sistema cfmv/crmvs compromisso com o brasil conselho regional de medicina veterinária do estado do...

Post on 21-Apr-2015

105 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Sistema CFMV/CRMVsCompromisso com o Brasil

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte – CRMV/RN

O que é o Sistema CFMV/CRMV?

É uma Autarquia Federal instituída pela Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968.

Qual a finalidade Principal do Conselho?

Fiscalizar o exercício da profissão de Médico Veterinário e Zootecnista;Orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas a estas profissões;Prestar assessoramento superior aos governos Federal, Estaduais, do Distrito Federal e dos municípios em todos os assuntos ligados, direta ou indiretamente, à produção ou á indústria animal;Atuar como tribunal de honra dos Médicos Veterinários e Zootecnistas.

Onde é a sede dos Conselhos?

A sede do Conselho Federal é em Brasília/DF, com jurisdição em todo território nacional.A sede dos Conselhos regionais se localiza na capital do respectivo Estado em cujo território se estende as suas jurisdições.

Quantos são os Conselhos Regionais ?

São 27 (vinte e sete) distribuídos nas capitais dos Estados do País e no Distrito Federal.

Qual é a fonte de receita dos Conselhos?

Expedição de carteiras profissionais;Anuidades pagas por pessoas físicas e jurídicas;Multas aplicadas à pessoas físicas e jurídicas;Doações;Subvenções;Taxas e emolumentos por prestação de serviços.

Os cargos exercidos no Conselho são remunerados?

Nenhum cargo é remunerado. O exercício da função de Conselheiro Federal ou Regional pelo período de três anos é considerado serviço relevante.

O Conselho recebe recursos financeiros de algum órgão federal, estadual ou municipal?

Não. A receita dos Conselhos tem origem na sua própria arrecadação. Estas entidades não recebem nenhum recurso de qualquer governo, empresa estatal ou de economia mista.

O Conselho tem obrigação de defender os Médicos Veterinários e Zootecnistas?

A defesa dos Médicos Veterinários e Zootecnistas nos aspectos trabalhistas, quer seja salarial ou de condições de trabalho é atribuição dos Sindicatos, consoante os que estabelece a Constituição Federal.

Qual o fundamento da existência de Conselhos?

Sua existência fundamenta-se na função social. Os Conselhos existem para coibir a atividade dos maus profissionais ( e daqueles que exercem a profissão ilegalmente) e para orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas as profissões de Médico Veterinário e Zootecnista, em todo o território nacional. Neste sentido, sua função é a defesa da sociedade. Assim, agindo também exercem papel fundamental na ampliação das fronteiras das Ciências Médico-Veterinárias e Zootécnicas.

Os Conselhos aplicam seus recursos financeiros como desejam?

Os Conselhos são órgãos públicos e, nesta condição, só podem realizar despesas conforme a legislação autoriza. Não existe vontade do administrador e sim o comando da Lei. A aplicação obedece ao Plano de Contas, aprovado pela Plenária do Conselho.

A aplicação de recursos financeiros obedece regras?

A receita deve obedecer o Plano de Aplicação estabelecido pela programação orçamentária. Esta é realizada no ano anterior à sua execução. O orçamento, após aprovação e publicação, é executado dentro dos limites da Legislação.

Os Conselhos prestam contas?

Como se constituem em órgãos públicos federais, os Conselhos são fiscalizados pelo Tribunal de Contas da União - TCU. Suas prestações de contas são publicadas no Diário Oficial da União.

Quem pode ser Conselheiro?

Médico Veterinário ou Zootecnista brasileiro nato ou naturalizado que estiver em dia com as suas obrigações perante o Conselho em que mantém sua inscrição principal;Quem estiver em pleno gozo dos direitos profissionais, civis e políticos;Quem não se enquadra nos casos de inelegibilidade.

Qual é a composição dos Conselhos?

São 16 conselheiros, assim distribuídos: Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral, Tesoureiro, seis Conselheiros Efetivos e seis Conselheiros Suplentes.

Sistema CFMV/CRMVs

top related