siget_ 2011_edivania & clécida

Post on 30-Jul-2015

12 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

13/04/23 1

MODALIZAÇÕES E VOZES: MARCAS DOS MOVIMENTOS ENUNCIATIVOS

NO ARTIGO DE OPINIÕES “UMA EXECUTIVA MUITO ESPECIAL”

Edivânia Luiz de AlmeidaMestre em Linguística (PROLING-UFPB)Clécida Maria Bezerra BessaDoutoranda em Linguística (PROLING-UFPB)

INTRODUÇÃO

A importância da Comunicação para o profissional de secretariado.

Recursos auxiliares o proceder/agir comunicativamente na profissão do secretário

Analisar as marcas linguístico-discursivas no gênero artigo de opinião à luz do ISD dando ênfase aos mecanismos enunciativos e vozes no texto.

OBJETIVOS

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

ISD - “As propriedades das condutas humanas são resultados de um processo de socialização, possibilitado especialmente pela emergência e pelo desenvolvimento dos instrumentos semióticos”. (BRONKART, 1999)

Folhado Textual:

•Infra-estrutura•Mecanismos De Textualização •Mecanismos Enunciativos:

Vozes: Personagem Social Autor Empírico

Modalizações: Lógicas Deônticas Apreciativas Pragmáticas

ASPECTOS DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

O gênero artigo de opinião é um gênero que circula socialmente, são breves, claros, apresenta a opinião do autor quanto ao um fato, porém, as questões éticas não podem ser feridas e, quanto à escrita, esta deve ser rigorosa. Este tipo de texto apresenta uma visão critica dos fatos coletados, buscando do receptor favorecimento quanto à posição do autor no texto.

O CORPUS

O nosso material de análise é um texto de opinião da revista Excelência, ano I, número 2, publicada em 2004, uma revista da Federação Nacional de Secretárias e Secretários – FENASSEC, revista voltada completamente para o profissional da área de secretariado.

CAPA: Respeito é bom e eu gosto!

Título do artigo de Opinião: Uma Executiva muito especial.

Autor: Carlos Hilsdorf, conferencista e economista, pós-graduado em marketing e, também, pesquisador do Comportamento Humano. O mesmo é autor do livro: Atitudes Vencedoras.

OS MOVIMENTOS ENUNCIATIVOS PRESENTES NO TEXTO

“Observe as principais questões da administração moderna: pró-atividade, motivação, flexibilidade, inovação, assertividade, liderança, qualidade, empreendedorismo.”

OS MOVIMENTOS ENUNCIATIVOS PRESENTES NO TEXTO

“Ao invés de apenas apresentar as soluções que lhes são solicitadas, o secretariado de hoje deve fazer para cada resposta uma nova pergunta, estimulando o crescimento humano e profissional dos profissionais a que estão ligados.”

Os movimentos Enunciativos Presentes no Texto

“Um excelente profissional de secretariado exerce liderança, motivação e acende a chama do questionamento e a busca da auto-realização.”

OS MOVIMENTOS ENUNCIATIVOS PRESENTES NO TEXTO

“São estes os profissionais que mais rapidamente se adequam em fusões, transições e as particularidades de um dia-a-dia sempre inovador e desafiador que exige qualidades técnicas e humanas sempre crescentes.”

OS MOVIMENTOS ENUNCIATIVOS PRESENTES NO TEXTO

“Afinal, você é um (a) executivo (a) muito especial!”

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

• Em todo o texto percebeu-se a presença de todas as modalizações apresentadas por Bronckart (1999), deôntica, pragmática, apreciativa e lógica.

• O artigo de opinião como gênero de ações coordenadas apresenta aspectos subjetivos explicitados pelas modalizações apreciativas, que predominam no texto em análise.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

• O texto apresenta marcas linguístico-discursiva direcionada para diferentes interlocutores: público leitor, ao executivo (chefia), e, finalmente, ao profissional secretário.

• Em todo o texto percebemos que o autor se reveste implicitamente de vários papéis sociais (BRONCART, 1999): voz do autor do livro Atitudes Vencedoras, do profissional de RH, do profissional de marketing, do pesquisador de comportamento Humano, voz do senso comum.

Referências

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. 2a. edição, São Paulo: Educ, 1999.

GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO; Antónia (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007. (Coleção Idéia sobre Linguagem).

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

MARCHUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionisio, Ângela Paiva et al. Gêneros Textuais e Ensino (Orgs.). Rio de Janeiro: Lucena, 2002. p. 19-36.

PEREIRA, Regina Celi & ROCA, Maria Del Pilar (orgs.). Lingüística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

top related