setor industrial e socialismo na Índia 03

Post on 24-Jan-2016

5 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

SETOR INDUSTRIAL NA ÍNDIA

Atualmente a Índia faz parte do grupo dos Novos Países Industriais (Nics, sigla em inglês) juntamente com a China, o Brasil, o México, a Argentina e outras nações.

Esse desenvolvimento industrial ocorreu aceleradamente na segunda metade do século XX, após sua independência, tornando-se um país de industrialização recente ou tardia.

Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a Índia adotou uma economia Socialista mas depois abandonou esse modelo em favor do capitalismo, na década de 1980.

As áreas que mais se desenvolvem são: aço, equipamentos e máquinas, cimento, alumínio, fertilizantes, têxteis, juta, biotecnologia, produtos químicos, softwares e medicamentos.

A Índia também possui importantes reservas de recursos energéticos, como petróleo e o carvão e também jazidas de bauxita, ferro manganês.

A Índia possui grande potencial hidráulico, pois muito de seus rios correm em regiões de planaltos e podem ser aproveitados para a geração de energia.

SOCIALISMO NA ÍNDIA

A região indiana de Kerala foi o segundo governo comunista eleito democraticamente, em 1957 logo após a Segunda Guerra (1939-1945) .

O sudoeste da Índia sempre demostrou receptividade com os partidos socialistas e hoje apresenta índices de desenvolvimento humano superiores aos do resto do pais

Na década de 1990, apesar da elevada taxa de alfabetização, que esta em 93,3% antes 74% em toda a Índia, Kerala tem sofrido com baixa industrialização e dificuldades econômicas.

A expectativa de vida em Kerala, por exemplo, é de 74 anos, em quanto na Índia é de 65 anos o IDH da região fica em 0,790 bem acima dos 0,467 do país como um todo.

top related