série gerar 8 igreja - o povo da promessa e da graça 2 - 22 mar15 - lc 18 9-14

Post on 20-Jul-2015

44 Views

Category:

Spiritual

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Pr. Paulo MoralPr. Paulo Moral

No domingo passado, na mensagem, finalizamos assim:

1- A diferença entre direito e promessa.

Nossa fidelidade não nos dá o direito às bênçãos.Nossa fidelidade, quando nossos olhos e coração estão voltados para Deus com gratidão e dependência, com o fim de glorificar a Deus, aí então nos encontramos em Jesus e, por isso, estando em Cristo somos abençoados por todas as promessas de Deus.

2- A diferença entre propósito e conseqüência.

Quando nossa fidelidade tem o propósito de sermos abençoados, corrompemos o coração e ofendemos a graça de Deus.

Quando somos fieis a Deus por gratidão, amor e plena consciência de dependência, a conseqüência será a benção.

3- Quanto às bênçãos.

ERRAMOS quando buscamos as bênçãos de Deus, através de atos de fidelidade, pensando que esses atos de fidelidade nos farão merecedores das bênçãos.

3- Quanto às bênçãos.

ACERTAMOS quando buscamos mais o abençoador do que as bênçãos, quando o amor a Deus nos leva à fidelidade, quando temos a consciência de que precisamos de Deus e de suas bênçãos, que elas são resultado da graça de Deus, que não as merecemos, que as encontramos em Jesus, que estando em Jesus seremos alcançados pelas bênçãos, pois em Jesus está o SIM para cada promessa de benção.

6- O ensino na Parábola do Fariseu e do Publicano.

Texto: Lc 18:9-14 (ARA)

O fariseu:1- Justo;2- Cumpridor dos compromissos religiosos;3- Cumpridor dos compromissos familiares;4- Ocupava os lugares de destaque na sinagoga e no templo;5- Orava de si para si – seus olhos estavam em si6- Sua referência era ele mesmo.

O publicado:1- Possivelmente justo e fiel;2- Ficou longe na sinagoga – temor, humildade3- Batia no peito – humilhação;4- Ó Deus, se propício a mim - contava com a misericórdia;5- Não ousou olhar para o céu – seus olhos estavam no céu;6- Sua referência era Deus.

O fariseu:

-Sua referência era ele mesmo ou outro fariseu.

O publicado:

-Sua referência era Deus.-Nossa referência é Jesus.

top related