seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Post on 13-Apr-2017

203 Views

Category:

Spiritual

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

“CRIACIONISMO,EVOLUCIONISMO E FIXISMO.”

“CRIACIONISMO”Adão e Eva

Criacionismo-A teoria prega que a vida,a humanidade, a Terra e o Universo foram criados por uma força sobrenatural,um Criador. As diferentes religiões têm sua própria versão do criacionismo.-O Cristianismo,por exemplo, adota a Bíblia, mais precisamente o livro de Gênesis,como fonte explicativa sobre a criação do homem.-Para o Criacionismo,o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus e,portanto,não descende de primatas.

Fixismo Fixismo era uma doutrina ou teoria filosófica bem aceita no século XVIII. O fixismo propunha na biologia que todas as espécies foram criadas tal como são por poder divino, e permaneceriam assim, imutáveis, por toda sua existência, sem que jamais ocorressem mudanças significativas na sua descendência. Um dos maiores defensores do fixismo foi o naturalista francês Georges Cuvier.

Até o início da primeira metade do século XIX,os naturalistas eram adeptos do fixismo: para eles,as espécies de seres vivos eram fixas,ou seja, não se modificaram ao longo das gerações.Admitiam a possibilidade de haver variações muito pequenas entre os membros de uma espécie,mas que não ultrapassavam os limites das variedades.

Criacionismo

Nesse pensamento,acredita-se que as espécies biológicas foram criadas por ato

divino no momento da criação.O Criacionismo não é científico,pois invoca o

sobrenatural para explicar fenômenos da natureza.

Por se tratar de uma crença religiosa,ele fundamenta-se em um conjunto de

dogmas,isto é,idéias consideradas certas e indiscutíveis,verdades que não admitem

questionamentos.

EvolucionismoA teoria é fruto de um conjunto de pesquisas em constante desenvolvimento,iniciadas pelo legado do cientista britânico Charles Darwin.

Darwin percebeu semelhanças entre os animais vivos e em extinção e conclui que

suas características passam por um processo em que fatores naturais modificariam os

organismos.

Ele levantou a ideia de que os seres vivos estão em constante concorrência e,assim,somente os mais preparados às condições ambientais poderiam sobreviver. Em sua Obra “A Origem das Espécies”(1859),ele afirmou que o homem e o macaco teriam um mesmo ancestral em comum.

Darwin

Exemplo 1: AS GIRAFAS As Girafas ancestrais provavelmente apresentavam pescoços de comprimentos variáveis.As variações eram hereditárias. A competição e a seleção natural levaram à sobrevivência dos descendentes de pescoços longos uma vez que estes conseguiam alimentar-se melhor do que as girafas de pescoço curto. Finalmente, apenas as girafas de pescoços longos sobreviveram à competição. Portanto, pela seleção natural ocorreu a evolução.

Exemplo 2:Os Besouros

A grande idéia de Darwin sobre a evolução por seleção natural é relativamente simples,porém frequentemente mal compreendida. Para descobrir como ela funciona ,imagine com a população de besouros. 1-Há variações nos traços. Por exemplo,alguns besouros são verdes e outros são alguns marrons.

2- Há reprodução diferenciada.Como o meio ambiente não pode suportar crescimentos populacionais ilimitados ,nem todos os indivíduos conseguem reproduzir usando todo seu potencial.Nesse exemplo,besouros verdes tendem a ser comidos por pássaros,logo,sobrevivem para reproduzir em menor frequência que os besouros marrons.

3-Há hereditariedade. Os besouros marrons sobreviventes têm besouros bebês marrons porque esse traço tem base genética.4-Resultado final:O traço mais vantajoso,a coloração marrom,que permite que os besouros tenham maior descendência,se torna mais comum na população.

Se esse processo continuar,eventualmente todos os indivíduos da população serão marrons. “SE VOCÊ TEM VARIAÇÃO,REPRODUÇÃO DIFERENCIADA E HEREDITARIEDADE,VOCÊ TERÁ EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL COMO RESULTADO.É SIMPLES ASSIM.”

Obrigada Pela Atenção!!!

top related