semana de oração pela unidade dos cristãos; culto ecumênico

Post on 27-Jun-2015

3.462 Views

Category:

Spiritual

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Service for the Week of Prayer for Christian Unity - Ecumenical service in Teófilo Otoni

TRANSCRIPT

Unidos no ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações (At 2,42).

I. EntradaDIÁLOGO INICIALO: “Quando Jacó viu que Esaú vinha chegando com seus quatrocentos homens, dividiu seus filhos em grupos que ficaram com Léia, Raquel e com duas servas.” (Gn 33.1) “Esaú saiu correndo ao encontro de Jacó e o abraçou. Ele pôs os braços em volta do seu pescoço e o beijou. E os dois choraram.” (Gn33.4) O: Convite para um abraço de acolhida

C: Canto: Somos Gente da Esperança Somos gente da esperançaQue caminha rumo ao Pai.Somos povo da AliançaQue já sabe aonde vai.

De mãos dadas a caminhoPorque juntos somos mais,Pra cantar o novo hinoDe unidade, amor e paz.

Para que o mundo creiaNa justiça e no amor,Formaremos um só povo,Num só Deus, um só Pastor.

De mãos dadas a caminhoPorque juntos somos mais,Pra cantar o novo hinoDe unidade, amor e paz.

Todo irmão é convidadoPara a festa em comum:Celebrar a nova vidaOnde todos sejam um.

De mãos dadas a caminhoPorque juntos somos mais,Pra cantar o novo hinoDe unidade, amor e paz.

ACOLHIDA E INVOCAÇÃOO: Deus nos chamou e nós ouvimos o seu chamado. Por isso estamos aqui celebrando juntos em nome do Deus de amor que nos convida a viver a unidade e a reconciliação. Saudamos a todos e todas, que de perto, de longe, das diferentes comunidades e igrejas se reúnem nesta casa de oração para celebrar o Encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que este ano traz como lema de reflexão: C: Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. (Atos 2.42)

CONFISSÃO DOS PECADOS L: A Palavra de Deus revela seu amor que constantemente nos busca, nos renova, traz vida e perdão. Por isso, em confiança podemos nos dirigir a Deus em oração e confessar nossos pecados. Oremos:

Generoso Deus, prometeste através dos profetas que Jerusalém será o lar de muitos povos, a mãe de muitas nações. Ouve nossas preces para que Jerusalém, a cidade de tua visitação, possa ser para nós todos um lugar onde habitaremos contigo e nos encontraremos, uns com os outros, em paz. Oramos ao Senhor.C: (canta): Perdão, Senhor, perdão!

L: Misericordioso Deus, que o teu Espírito, doador de vida, mova cada coração humano, que as barreiras que nos dividem desabem, que as suspeitas desapareçam, que os ódios se acabem e que, com as divisões curadas, teu povo possa viver em justiça e paz. Oramos ao Senhor.C: (canta): Perdão, Senhor, perdão!

L: Amoroso Deus, escuta nossas preces por tua cidade santa, Jerusalém. Põe fim ao seu sofrimento e devolve-lhe a saúde. Transforma-a de novo em tua casa, uma cidade de paz, uma luz para todos os povos. Promove a harmonia na cidade santa, entre todos os seus habitantes. Oramos ao Senhor.C: (canta): Perdão, Senhor, perdão!

L: Agora nossos ouvidos e corações para ouvir a tua Palavra proclamada e ajuda-nos a vivê-la com mais fidelidade em tudo que fazemos e dizemos, para a glória do teu nome e a expansão do teu Reino, Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.C. (canta): Perdão, Senhor, perdão!C: Amém.

Coral

II. Liturgia da PalavraL: É sabedoria! Ouçamos com atenção!Primeira Leitura - Antigo Testamento:L: Leitura: Salmo 96, 1-13

Segunda leitura: Atos 2. 42-47

Aclamação do Evangelho:

Glorificado seja teu nome,glorificado seja teu nome! Aleluia, aleluia, aleluia! Glória a Jesus!

L: Mt 5,24: Deixa tua oferta ali, diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; depois, vem apresentar tua oferenda.

Terceira Leitura - Evangelho: Mateus 5, 21-26

Aleluia!

Glorificado seja teu nome,glorificado seja teu nome! Aleluia, aleluia, aleluia! Glória a Jesus!

HomiliaUnidade na Pluralidade.

Oferta : Destino CONICHino: Baião Das ComunidadesSomos gente nova vivendo a união,Somos povo semente de uma nova nação ê, ê....Somos gente nova vivendo o amor,Somos comunidade, povo do senhor, ê, ê...

1.vou convidar os meus irmãos trabalha-dores:Operários, lavradores, biscateiros e outros mais.E juntos vamos celebrar a confiançaNossa luta na esperança de ter terra, pão e paz, ê, ê.

Somos gente nova vivendo a união,Somos povo semente de uma nova nação ê, ê....Somos gente nova vivendo o amor,Somos comunidade, povo do senhor, ê, ê...

2. vou convidar os índios que ainda existem,As tribos que ainda insistem no direito de viver.E juntos vamos reunidos na memória,Celebrar uma vitória que vai ter que acontecer, ê, ê.

Somos gente nova vivendo a união,Somos povo semente de uma nova nação ê, ê....Somos gente nova vivendo o amor,Somos comunidade, povo do senhor, ê, ê...3. convido os negros, irmãos no sangue e na sina;Seu gingado nos ensina a dança da redenção.De braços dados, no terreiro da irmandade,Vamos sambar de verdade, enquanto chega a razão, ê, ê.Somos gente nova vivendo a união,Somos povo semente de uma nova nação ê, ê....Somos gente nova vivendo o amor,Somos comunidade, povo do senhor, ê, ê...

Confissão de fé: Credo Apostólico Ecumênico

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos. Ressuscitou ao terceiro dia. Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Universal, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressureição do corpo, na vida eterna. Amém.

Hino: Momento Novo.

1. Deus chama a gente pr’um momento novo de caminhar junto com seu povo. É hora de transformar o que não dá mais; sozinho, isolado ninguém é capaz. Estribilho: /:Por isso vem! Entra na roda com a gente, também você é muito importante.:/ Vem!

2. Não é possível crer que tudo é fácil. Há muita força que produz a morte, gerando dor, tristeza e desolação. É necessário unir o cordão.

/:Por isso vem! Entra na roda com a gente, também você é muito importante.:/ Vem!

3. A força que hoje faz brotar a vida atua em nós pela sua graça. É Deus quem nos convida p'ra trabalhar, o amor repartir e as forças juntar.

/:Por isso vem! Entra na roda com a gente, também você é muito importante.:/ Vem!

Prece pela unidade:L: Em Cristo o mundo é reconciliado com Deus, que nos confia a mensagem da ressurreição. Como embaixadores da ação reconciliadora de Cristo, fazemos nossos pedidos a Deus. (2 Co 5.17-21)L: Quando oramos juntos a partir de nossas diversas tradições,C: Santo Senhor, que nos fazes um, torna visível a nossa unidade e vem trazer cura para o mundo.

L: Quando lemos a Bíblia juntos na diversidade de nossas linguagens e contextos,C: Senhor Revelador, que nos fazes um, torna visível a nossa unidade e vem trazer cura para o mundo.L: Quando estabelecemos relações de amizade entre judeus, cristãos e muçulmanos, quando derrubamos o muro de indiferença e ódio,C: Senhor Misericordioso, que nos fazes um, torna visível a nossa unidade e vem trazer cura para o mundo.

L: Quando trabalhamos pela justiça e pela solidariedade, quando passamos do medo à confiança,C: Senhor capaz de nos fortalecer, que nos fazes um, torna visível a nossa unidade e vem trazer cura para o mundo.L: Sempre que houver sofrimento por causa da guerra e da violência, da injustiça e da desigualdade, da doença e do preconceito, da pobreza e do desespero, aproximando-nos da cruz de Cristo e uns dos outros,C: Senhor que foste ferido, que nos fazes um, torna visível a nossa unidade e vem trazer cura para o mundo.

L: Com os cristãos da Terra Santa, nós também somos testemunhas do nascimento de Jesus Cristo em Belém, de seu ministério na Galiléia, de sua morte e ressurreição, e da descida do Espírito Santo em Jerusalém. Quando ansiamos por paz e justiça para todos, na segura e garantida esperança da vinda do teu Reino,C: Senhor Triuno, que nos fazes um, torna visível a nossa unidade e vem trazer cura para o mundo.

Pai nosso (Versão Ecumênica)Pai nosso que estás nos céus,Santificado seja o teu nome, venha o teu Reino,Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.O pão nosso de cada dia nos dá hoje,perdoa-nos as nossas ofensas,assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.E não nos deixes cair em tentação,mas livra-nos do mal,pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre.Amém.

O: Partilha do pão + abraço da reconciliação

Paz, paz de Cristo. Paz, paz que vem do amor lhe desejo, irmão! Paz que é felicidade de ver em você Cristo, nosso irmão. Se algum dia na vida você de mim precisar, saiba que sou seu amigo, pode comigo contar. O mundo dá tantas voltas, a gente vai se encontrar. Quero nas voltas da vida, a sua mão apertar.

O: Que o Pai, que é fiel a suas promessas e infalível em seu auxílio, nos sustente quando nos empenhamos na promoção da justiça e na busca do fim da divisão.C: Amém.O: Que o Filho, que santificou a Terra Santa com seu nascimento, seu ministério, sua morte e ressurreição, nos traga redenção, reconciliação e paz.C: Amém.

O: Que o Espírito, que reuniu em unidade os primeiros fiéis em Jerusalém, nos una na fidelidade ao ensino, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações e nos inspire na pregação e na vivência do Evangelho.C: Amém.O: Que o Deus único, Pai, Filho e Espírito Santo, nos dê sua bênção e nela nos conservequando vamos proclamar sua Boa Nova ao mundo.C: Damos graças a Deus.

BênçãoO - Que a bênção do Deus da paz e da justiça esteja com vocês.Que a bênção do Filho, que derrama lágrimas pelo sofrimento do mundo, esteja com vocês.E que as bênçãos do Espírito, que nos inspira ‘e nos move’ para a reconciliação e a esperança, estejam com vocês, daqui até a eternidade.Amém.

Coral

João 17.24-26

top related