riscos da manipulação genética

Post on 24-Jul-2015

2.091 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

TRabalho argumentativo sobre os riscos da Manipulação genética no âmbito da disciplina de Filosofia

TRANSCRIPT

No âmbito da disciplina de Filosofia

RISCOS DA MANIPULAÇÃO GENÉTICA

Manipulação genética

Manipulação genética é um processo no qual são alterados os genes de um organismo. Tem como finalidade inserir novas características no organismo para aumentar a sua qualidade e utilidade. A manipulação do DNA dos organismos é um processo no qual não é possível prever os riscos e impactos provocados pela libertação de organismos geneticamente modificados no ambiente.

Opiniões da sociedade acerca deste assunto:

Opinião pública

A manipulação genética é uma ameaça ao futuro dos seres vivos.

Especialistas

A manipulação genética é um avanço quer na resolução de problemas de saúde, quer no aumento da produtividade de certos organismos.

Para os especialistas um gene não é mais do que uma molécula. Ou seja, os engenheiros genéticos não trabalham com seres, mas apenas com reacções químicas, moléculas, sistemas mecânicos sofisticados, etc. O seu trabalho consiste, apenas, em laboratório, operar com estes elementos.

A nossa opinião

Concordámos parcialmente com a manipulação genética apesar dos seus riscos evidentes. Ou seja, apesar de discordarmos com a manipulação de organismos, ainda acreditámos que há aspetos positivos.

Questões colocadas acerca da manipulação genética:

Objetivos: Deverá ser ignorado o bem-estar animal em prol do homem, ou o benefício humano a bem dos direitos dos animais?

Quais são os limites?

Será que o cientista é Deus para tirar ou construir vidas como bem entender?

Até que ponto o Homem conhece as técnicas que usa?

Quem nos garante que o lado negro da selecção genética só nos seja revelado nas futuras gerações?

Será que os benefícios da manipulação genética compensam os riscos a que estamos sujeitos?

Argumentos Não existe um conhecimento rigoroso acerca dos riscos da manipulação genética.

No futuro a manipulação genética irá possibilitar aos pais a escolha das características dos seus filhos, criando assim seres perfeitos.

Mas o ser humano não é perfeito. E a criação desses seres irá tirar o esplendor e a surpresa da vida. Pois o futuro é uma surpresa. E com a manipulação dos genes, o futuro da humanidade não irá ter uma herança biológica, visto que esta irá ser eventualmente modificada e destruída.

Muitos animais úteis ao ser humano são sujeitos a esta técnica, pois assim, poderão ser mais rentáveis, aumentando a utilidade para o Homem. A manipulação genética em animais interfere na saúde do ser humano, visto que o consumo de produtos provenientes destes animais poderá causar reações alérgicas no humano. E também interfirá na integridade do animal, pois estaremos a violar os direitos deles, uma vez que não podemos garantir que estes não serão sujeitos a experiências.

A manipulação genética pode trazer muitas vantagens, mas nada nos garante que irão ser utilizadas em prol da humanidade.

Este avanço da ciência pode ser devido a certos grupos económicos, políticos e industriais mundiais, podendo não ter os mais dignos interesses. Ou seja, estes grupos procuram o avanço da manipulação genética não para o bem da humanidade, mas sim para a descoberta de meios para a destruir.

Também, com a manipulação genética, é possível conservar espécies em vias de extinção, a partir do armazenamento de embriões congelados destas espécies. Este processo é complicado e dispendioso e pode não garantir o futuro de todas as espécies. E não é ético, visto que estaremos a congelar seres em desenvolvimento.

A realização de transplantes de órgãos animais para seres humanos (xenotransplante) pode salvar muitas vidas. Mas também há uma grande probabilidade de se transmitirem agentes patogénicos, prejudicando assim o ser humano.

Esta técnica coloca, também, em causa a preservação dos direitos dos animais, visto que para salvar uma vida humana, estaríamos a sacrificar a vida de um animal. Ou seja, estaríamos a sobre explorar os animais, considerando-os seres inferiores ao Homem.

A manipulação genética pode ajudar a tornar os animais mais resistentes, através da introdução de novos genes com as características pretendidas. Mas esta técnica pode não ter os resultados esperados, visto que não os podemos prever.

A ovelha Dolly, é um exemplo de uma resultado inesperado, pois esta

acabou por morrer de envelhecimento precoce.

Supercamundongos Este animal, modificado apenas para o estudo de certos sistemas metabólicos e fisiológicos, tornou-se, apesar de mais resistente, muito mais agressivo que o normal. E a possibilidade de utilizar este mesmo processo para melhorar a qualidade humana é muito improvável.

A manipulação de plantas traz mais vantagens que desvantagens.

Através desta técnica poderemos aumentar a produtividade de alguns alimentos. Ao tornar as plantas mais resistentes e mais aptas às condições do meio, iremos melhorar a qualidade do produto e satisfazer as necessidades do Homem.

Mas em casos extremos, esta prática pode levar ao crescimento excessivo, prejudicando outros seres.

Morango Azul A sua cor é fruto da sua capacidade de suportar temperaturas inferiores a zero.

A partir de plantas geneticamente modificadas podemos, também, produzir vacinas, anticorpos, proteínas e produtos farmacêuticos.

Em raros casos, é que se verificam aspetos prejudiciais ao tratamento de algumas doenças em pessoas e animais. E podem também causar reações alérgica.

Não há informações acerca das implicações que serão verificadas no futuro, visto que as consequências da manipulação genética apenas serão observadas a longo prazo.

Uma vez que se inserem novos genes com novas características, existe seleção artificial por parte do Homem, retirando, assim, toda a variabilidade que o ser tinha. O que provocará um não adaptabilidade às novas condições que o ser poderá estar sujeito.

Também esta mudança de genes, poderá causar consequências ambientais catastróficas.

Consequências não visíveis a nível:

Ético – com a manipulação genética estaremos a desrespeitar a igualdade entre todos os seres vivos, visto que o Homem se acha o ser superior.

Religioso - a nossa sociedade é, maioritariamente, católica. Logo a modificação das obras de Deus não é bem vista, porque cada um é como Deus o criou.

Filosófico – procurar fazer com que os seres humanos e outros organismos sejam perfeitos é algo inconcebível. Não existe um ser perfeito, os seres vivos são seres na sua imperfeição e é assim que deve ser.

Conclusão Vistos todos estes factos, verificámos que as consequências não compensam os riscos a que estamos sujeitos. E por isso, não conseguimos responder com clareza a questão principal.

(Será que os benefícios da manipulação genética compensam os riscos a que estamos sujeitos?)

Não concordámos com a manipulação de seres vivos. Pois faz-nos duvidar do nosso futuro com o avanço da ciência.

A manipulação genética deve ser usada para melhorar a qualidade e quantidade dos alimentos.

Na ciência, o experimentar significa a possibilidade de falhar. Não há verdade absoluta com margem de erro nula, haverá sim a probabilidade de erro que poderá acontecer com a humanidade, no futuro da manipulação genética.

Curiosidades

Estudos realizados: Sabe o que é a manipulação genética humana? (Sim)

Acha que é eticamente correcto manipular os genes humanos? Terá o Homem o direito de alterar o património genético que lhe foi

transmitido de geração em geração?

Se estiver de acordo com esta prática, quais os casos mais importantes onde deve e/ou deveria ser usado?

"GloFishr" (peixe zebra) Este foi o primeiro organismo geneticamente modificado a ser comercializado.

Através dos anos têm surgido vários cartoons a criticar com a manipulação genética.

Trabalho elaborado por:

Professora:

top related