revolução francesa (1789)

Post on 29-Jun-2015

164 Views

Category:

Education

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Slides elaborados pela professora de História Geísa Lopes da Escola Estadual Chico Mendes de Água Clara/MS.

TRANSCRIPT

A REVOLUÇÃO FRANCESA (1789)

Após a tomada da Bastilha (julho de 1789) representou a fragilidade da monarquia francesa devemos,porem lembrar que maior parte da população local na época vivia no campo e nessa área eles também se levantaram contar os aristocratas,assim queimaram castelos e mataram nobres.Esse levante camponês foi denominado Grande Medo.

Observe uma imagem representando A Queda da Bastilha,em 14 de julho de 1789.

APÓS A TOMADA DO PODER OS REVOLUCIONÁRIOS INICIARAM UM NOVO GOVERNO QUE FOI DIVIDIDO EM VARIAS FASES,FORAM ELAS:ASSEMBLEIA NACIONAL,CONVENÇÃO NACIONAL,DIRETÓRIO E CONSULADO.

Tomada do poder pelos rebeldes.

Durante a fase da Assembleia Nacional a burguesia atuou abertamente nas cidades e no interior ,lutando para realizar conquistas sociais e políticas,enquanto isso no campo e na Assembleia autoridades foram destituídas e nobres expulsos de seus castelos.

Os girondinos foram um grupo que participou ativamente no processo de transição para a Monarquia Constitucional.Vejamos agora uma imagem denominada O ultimo jantar dos girondinos,de Felix Philippoteaux.

Os privilégios nobreza e do clero foram abolidos e foi estabelecida a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que instituiu:a igualdade de direitos perante a lei, o direito a propriedade privada e também o direito de resistência á opressão.Houve o confisco dos bens da Igreja,os padres passaram a ser funcionários do Estado frances .

Vemos agora uma imagem da nobreza francesa no interior do Palácio de Versalhes ,símbolo do auge da monarquia local.

Em 1791,foi instaurada a primeira Constituição da França que transformou o país numa monarquia constitucional,onde o rei exercia o poder Executivo que era limitado pela ação dos deputados no Legislativo.

Aqui temos a pirâmide social da França no início do processo revolucionário em 1789.

Porém somente aqueles que tinham boa renda poderiam votar,isso gerou insatisfação no interior do Terceiro Estado,já que os privilégios haviam acabado,mas surgiu uma grande distinção entre burguesia e Terceiro Estado (classe trabalhadora).

Aqui temos um diagrama representando as causas Da eclosão da Revolução

Francesa.

top related