revista juventude pioneira - ano iv ed 8

Post on 25-Jul-2015

58 Views

Category:

Spiritual

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

capa

Por um legado de conhecimento

Spiritus Sanctus in corpore sano

Pelo que o direito se retirou

{pág. 05} {pág. 20}{pág. 19}

ucrânia,

{ 2 } JuventudePioneira

Muitos são os fardos da sociedade atual. Um pai que trabalha arduamente dia e noite para poder pagar os estudos de seus filhos; uma mãe solteira que tenta suprir a presença paterna ao longo da vida; o dinheiro que nem sempre contempla os 30 dias do mês; a concorrência pelas melhores vagas nas universidades e a pouca oferta de emprego.

As necessidades do nosso mundo são inúmeras. Na África, de cada cinco mortos, um é vítima da aids, que assola 20% daquela população. Só neste ano, 29 milhões de pessoas morreram de fome. No oriente médio as guerras não têm fim. O sangue de inocentes é derramado todos os dias por ideais insanos. Em Cuba, a maior parte da população vive com menos de 40 dólares por mês.

Muitas são as misérias da raça humana. Cada vez mais as drogas têm se proliferado entre os nossos jovens e adolescentes. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida por não ter mais sentido na vida. Vemos filhos matando pais por “migalhas” e o ideal de família se extinguindo.

Cristo vem para dar sentido à existência humana, para colocar ordem no caos que nós mesmos começamos. Nesse dia não haverá mais dor nem lamento. O nosso pranto será enxugado pelas mãos do próprio mestre Jesus. Todo olho verá e todo joelho se dobrará

diante da sua soberania e majestade. O bem triunfará sobre o mal. Temos um encontro marcado com Cristo. Seja no seu retorno ou em nossa partida. O fato é que devemos estar preparados para esse dia. Ele vem!!!

“(...) aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo”. Tito 2.13

////////////// Palavra do Presidente ]

///////// Fique Ligado ]

//////////////////// Capa]

//////////////// Fala aí! ]

//////////// FéMenina ]

//////////////////// Dicas ]

/////// Retrospectiva ]

Ele vem.

Alex Sandro Presidente da

JUMAP

JuventudePioneira { 3 }

Revista Juventude Pioneira é uma publicação da JUMAP

- Junta de Mocidade e Adolescentes da Convenção Batista

Pioneira do Sul do Brasil

Presidente Alex Sandro do Carmo Nunes de Assis

Vice-presidente Oliver Braun

Secretário Gabriel Girotto Lauter

Conselho editorial Pâmela Wincke, Davi Scholl, Rucimeire

Mattana, Jonatas Hauschildt, Maristela Schmidt e Lucinéia Honnef

Projeto Gráfico e Direção de Arte Delize Gabriela Grando

Impressão Gráfica Nova Letra - Blumenau/SC

Tiragem 2000 exemplares

www.jumap.org.br | www.facebook.com/jumap.pioneira

///////// Fique Ligado ]

Feliz Ano Novo Jumapeiros!

Veja o que você vai encontrar nesta edição

04

05

06

07

08

14

17

18

19

20

22

21

23

Lidera Jovem Centro, Beach Camp e Acamzeca 2015

Identidade definida!

Por um legado de conhecimento.

Perigo: Shopping!

Novos livros pra você!

Filme “Rumores de Guerra” é oportunidade de falar sobre a fé cristã.

Projeto + Vida.

Pelo que o direito se retirou.

Spiritus Sanctus in corpore sano.

Todas as coisas estão conectadas.

Desbravando as terras da Bíblia.

Deus chama quem Ele quer!

//////////////////// Capa]

//////////////// Fala aí! ]

[ Atualidades \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

//////////// FéMenina ]

[ Nossa Gente \\\\\\\\\\\\\\\\\

//////////////////// Dicas ]

[ Pastoral \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

[ Arte e Cultura \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

/////// Retrospectiva ]

[ Na Rede \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

[ Na Estrada \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

[ Faculdade Batista \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

////////////// Expediente ]

{ Sumário

Por um legado de conhecimento

Spiritus Sanctus in corpore sano

Pelo que o direito se retirou

{pág. 05} {pág. 20}{pág. 19}

ucrânia,

{ 4 } JuventudePioneira

////////////// Fique Ligado ]

Olá galera! Mais um ano começando e nós da equipe Jumap desejamos a vocês um ano repleto de comunhão com Deus.

E para isso acontecer temos na Palavra de Deus o nossa guia. Que nos orienta:Oração:

“Não se af lijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-lhe suas respostas. Se fizerem isto, vocês terão experiência do que é a paz de Deus, que é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode compreender. Sua paz conservará a mente e o coração de vocês na calma e tranquilidade, à medida que vocês confiam em Cristo Jesus.” Fp 4.5-7. Não perca tempo, mas invista tempo em oração, converse com Deus, pergunte tudo a Ele, ao criador de tudo.Obediência:

Em João 14.15 Jesus afirma que aquele que o ama seguirá seus mandamentos. A obediência à Palavra de Deus é a prova mais clara de nossa fé Nele. O resultado da obediência é sempre uma vida repleta de experiências com Deus! Abrir mão de nossa própria vontade é a chave para a maturidade espiritual, e como sabemos o coração do homem é enganoso e pode

levar ao afastamento de Deus. Seja obediente, assim evitará afastar-se dos planos que Deus tem para você.Fé:

Hebreus 11.1 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e

a prova das coisas que não vemos.” A fé em Jesus

Cristo, apoiada em Seu sacrifício por nós, é o fundamento do templo espiritual de nossa vida e muda o nosso intelecto, as emoções e a vontade,

“mantendo a fé e a boa consciência que

alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.”1

Tm 1.19. “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. Rm 1.17.

Ter Jesus Cristo é o maior presente das nossas vidas e a caminhada ao seu lado exige muita oração, obediência e fé. Desenvolva nesse ano essas áreas em sua vida para que no final dele você possa agradecer por estar mais perto de Deus.

Um abraço apertado e um feliz 2015 é o que a Equipe Jumap transmite a você e a sua igreja.

Feliz Ano Novo Jumapeiros!

POR RUCI E RICARDO MATTANA Missionários da JUMAP

Ter Jesus Cristo é o maior presente

das nossas vidas e a caminhada ao seu lado

exige muita oração, obediência e fé.

JuventudePioneira { 5 }

Eu sentia uma boa dose daquele orgulho bom enquanto andava pelos corredores à procura da sala do professor Sigmar. Não era para menos. Nota A no trabalho da matéria dele na pós-graduação, matéria concorrida. Estava feliz só pela chance de conversar com ele pessoalmente. E ele começou a me fazer perguntas.

Por que eu tinha escolhido aquele tema? Por que eu tinha escolhido aquele encadeamento de ideias? Por que não tinha feito nenhuma transição vinculando um tópico ao seguinte? Por que essa referência bibliográfica e não outra? E assim foi, apontando diversas falhas.

Mas... se o trabalho estava cheio de falhas, por que tinha me dado A?

― Por que você tentou fazer um trabalho ousado, mesmo sem ter condições para isso. Bebê de nove meses que cai depois de andar dois metros merece um A porque isso, nessa idade, é uma façanha.

Informação não é o mesmo que conhecimento. Para conhecer é preciso antes descobrir como concatenar as informações de maneira coerente. Então pensei que este seria um belo legado para as gerações seguintes: aprender a escolher as informações relevantes e transformá-las em conhecimento.

A coisa é mais cotidiana do que parece. Basta ver como nos acostumamos a “googlear” qualquer coisa que nos interessa. Um amigo certa vez ganhou uma aposta sobre o ano de nascimento do

Chico Buarque de Holanda, e o tira-teima foram as informações na Wikipédia. Até aí tudo bem, que a informação era a única coisa de que ele precisava. Mas tente aprender sobre o sentido da vida via Google e eu garanto que você vai se perder num mar de informações esparsas e desconcatenadas. Para não se afogar nesse mar é preciso reconhecer as informações relevantes e usá-las bem. Outro jeito é virar uma draga disposta a consumir sem questionamento quaisquer informações que sejam servidas. Muita gente está com fome espiritual porque só se nutre do que aparece no feed de notícias do seu “fêicibúqui”.

Há diversas maneiras de buscar conhecimento no nosso mundo hiperconectado, mas eu não vejo a gente usando nenhuma. A liberdade vem com o conhecimento da Verdade. Não basta memorizar João 3.16. Seria um legado de valor inestimável aprendermos a colher conhecimento onde muitos só veem informação. Inclusive, porque a liberdade no conhecimento da Verdade também é dádiva para quem vem depois de nós. Analisem tudo e guardem apenas o que for bom, como diz Paulo em 1Ts 5.21. Conhecer para viver e depois legar.

Por um legado de conhecimento.

[ Fala aí! \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\POR MARSON GUEDES Escritor

JuventudePioneira { 5 }

{ 6 } JuventudePioneira

////////////// FéMenina]

Pode ser pra almoçar, tomar um lanche, pegar um cineminha ou simplesmente passear com as amigas. Nada como passar uma tarde no shopping, não é mesmo? Que menina não gosta de entrar e sair de (todas) lojas nem que seja só pra olhar?

Apesar de parecer inofensivo, um simples passeio no shopping pode ser uma cilada! Sim, sim, uma cilada para o seu bolso! Se você tem tanto dinheiro que não sabe nem mais onde gastar, talvez até possa se esbaldar em compras. Mas, caso você seja como eu e a maior parte da população que não tem dinheiro sobrando, é bom tomar alguns cuidados para não sair deste passeio cheia de sacolas na mão e peso na consciência.

Nos acostumamos a ir ao shopping não apenas para fazer compras, mas para passar o tempo. E isso não é bom, pois encontramos muitas opções para gastar o dinheiro. E como estamos nos divertindo, dificilmente iremos nos privar de mais essa “diversão” do prazer de comprar algo.

Então, se você não pode sair por aí gastando dinheiro, a primeira dica é não ir ao shopping sem motivo. E mesmo que você não leve dinheiro, ou leve pouco, pode ter certeza que encontrará um vestido lindo, um sapato maravilhoso, um livro super bacana...e, como não estará com dinheiro para comprar, sairá frustrada dessa

história. E o que era para ser divertido, se tornará uma chatice!

A segunda dica é planejar seu passeio. O que você pretende fazer no shopping? Almoçar, ir ao cinema, tomar um sorvete, comprar uma calça...? Ainda que mentalmente, liste as coisas que você realmente pretende fazer. E reserve o dinheiro necessário para cada uma.

Se tem duas coisas que não combinam mesmo é shopping e cartão de crédito. Meninas, eu sei, cartão de crédito é uma tentação! Mas lembre-se que cartão de crédito não é dinheiro! Não é porque o limite é de R$ 600,00 que você pode gastar tudo isso. O limite significa o quanto o banco pode te emprestar, não que você tem esse valor no banco.

É muito difícil usar o cartão de crédito com controle. E se você não consegue, é melhor não se arriscar! Entendo que é muito mais prático e, em caso de necessidade ou de urgência, é muito útil também. Mas, se você pode controlar o que irá gastar durante o dia, faça isso! E leve dinheiro vivo, nada de cartão!

E por último, não fique mais tempo que o necessário. O shopping pode parecer um lugar de diversão, entretanto, é um lugar de muitas tentações também. Você sabe que a melhor maneira de enfrentar uma tentação é fugindo dela, não é? Então fuja, menina! Fuja da tentação de gastar mais do que você pode.

Não deixe que seu passeio tenha um gosto amargo com a chegada da fatura do cartão de crédito, ou quando percebe que já gastou quase todo seu salário. Seja uma garota consciente e gaste com inteligência!

Perigo: Shopping!POR TASSIA GREGATI Jornalista

{ 6 } JuventudePioneira

JuventudePioneira { 7 }

[ Dicas \\\\\\\\\\\\\\\\\

A leitura nos abre novos horizontes pessoais, culturais e ministeriais. Além da leitura da Bíblia, outras bibliografias nos ajudam a entender e compreender algumas situações, nos impulsionam a servir melhor. Por isso,

POR EQUIPE JUMAP

Novos livros pra você!é imprescindível para você jovem buscar conhecimento e experiências através de uma boa leitura. Então seguem aí algumas dicas!

Como o Evangelho impacto sua vida profissional?

Os autores nos lembram de algo crucial e transformador: servimos, acima de tudo, a Jesus. Essa verdade dará novo propósito à nossa profissão e nos impedirá de sermos viciados ou indolentes no trabalho.

Quem sou Eu?Jerry Bridges faz a pergunta mais fundamental e

importante da existência humana: “Quem sou eu?”. Em seguida, busca na Palavra de Deus respostas claras, inter-relacionadas e altamente iluminadoras.

#partiuler*Extraído da Editora Fiel

{ 8 } JuventudePioneira

////////////// Retrospectiva ]

No sábado, dia 18 de Outubro de 2014, aconteceu o #Liderajovem centro. Realizado na Primeira Igreja Batista Pioneira em São Miguel do Oeste. O evento contou com a participação de 40

pessoas, que foram separadas em grupos de interesse. Elas puderam aprender mais a respeito de pequenos grupos, louvor, ministério com juventude e evangelismo criativo. Na parte da noite, tivemos um culto muito especial, com a presença do pessoal da JUMAP e do grupo que havia ensaiado na oficina de louvor. E, para fechar o dia com chave de ouro, comemos um delicioso calzone juntos. Com certeza todos que participaram

se sentiram abençoados pelas oficinas ministradas e, pela comunhão tão maravilhosa que tivemos. Que Deus abençoe esse ministério de capacitação das igrejas. E que venha o #Liderajovem 2015! Felipe Leimann BalaniukLíder da Regional Centro

CENTRO

{ 8 } JuventudePioneira

JuventudePioneira { 9 }

No mês de novembro, de cada ano, temos uma programação bianual. Intercalamos entre o IMPACTO e o Beach Camp. E, em 2014, nos dias 14, 15 e 16 de novembro aconteceu o nosso 2º Beach Camp (Acampamento na praia), na ACM de Tramandaí/RS. Cerca de 140 jovens participaram.

O tema foi: “Curtindo a vida adoidado”, essa é a tendência da nossa juventude de hoje, mas como curtir a vida adoidado de maneira que agrade a Deus? Esse tema foi muito bem ministrado pelo pastor David Santos; ele foi muito usado por Deus. E, para acompanhar, também teve a banda JUMAP, que ministrou o louvor; estava uma benção!

Teve tardes e manhãs livres para aproveitar a praia, onde deu para se divertir, jogar e curtir muito a comunhão.Rolou, também, a noite tropical que estava bem florida e arrumada. E junto com o evento, começaram os preparativos para a comemoração dos 90 anos da JUMAP que acontecem neste ano. Foi show! E que venham os próximos acampamentos! Até mais!Lucinéia HonnefLíder da Regional Centro

JuventudePioneira { 9 }

{ 10 } JuventudePioneira

/////////////////////// Retrospectiva ]

Deveria ser fácil para uma pessoa que está participando do seu sétimo ACAMZECA, quatro como Zequinha e três ajudando na equipe, falar sobre esse evento, mas cada ano é único, especial, e faz parte da nossa vida de uma forma que não tem como simplesmente falar. Só tem uma explicação para isso: DEUS É BOM DEMAIS e ELE usa a JUMAP para abençoar a vida de muitas pessoas direta e indiretamente.

Posso dizer que o ACAMZECA de 2015 vai estar marcado pra sempre na minha vida, tanto nas marcas espirituais quanto nas físicas propriamente ditas! Tenho cicatrizes de outros acampamentos, que me lembram sempre dos melhores dias da minha vida, mas não é só isso... As marcas que realmente fazem a diferença na vida são aquelas que nos fazem mudar para sermos mais parecidos com Cristo. E aqui no ACAMZECA aprendemos muito disso. Aprendemos a ajudar e ser ajudado pelos

amigos, sobre graça, perdão e viver na dependência de DEUS. O amor dELE por nós é incrível e imensurável.

E toda mudança só é possível se Ele for o centro das nossas vidas.

O ACAMZECA de 2015 com certeza já tornou o ano um dos melhores da minha vida, a alegria, a energia, a vontade de ser diferente e mudar o mundo é o que levamos daqui. Com Deus no centro das nossas vidas nossos anos serão incríveis!Tiago SandovettiDiadema

{ 10 } JuventudePioneira

JuventudePioneira { 11 } JuventudePioneira { 11 }

{ 12 } JuventudePioneira

JuventudePioneira { 13 }

{ 14 } JuventudePioneira

/////////// Capa ]

Vivemos num tempo em que há muita confusão sobre o que significa ser homem ou mulher. Em Gênesis 1.27 lemos que ambos, homem e mulher, foram criados por Deus. Eles possuem o mesmo valor, pois trazem em si a imagem do Criador. Mesmo assim, há diferenças importantes que fazem com que eles se complementem.

Por isso, a JUMAP traz para este ano

Eu sou quem a Bíblia diz que eu sou

o tema: “Eu sou quem a Bíblia diz que eu sou”. Ao invés de seguir os padrões que o mundo tem apresentado, queremos ver o

que Deus diz em sua Palavra sobre nossa identidade. Neste primeiro texto da

série, o pastor David Merk Jr. nos fala sobre o papel do homem e da mulher

no casamento. Que este texto seja bênção em sua vida e que você também possa fortalecer sua verdadeira identidade em Cristo.

Preparando seu I.D. para o casamento

Hoje já não se sabe mais o que significa ser homem ou mulher. Isto se vê especialmente dentro do casamento. Antes, meninas sonhavam em ser mãe quando adultas. Agora, ser dona de casa é visto como vergonhoso. Por outro lado, homens ficam em

casa jogando videogames como eternos adolescentes, enquanto

as mulheres saem para trabalhar e sustentar a casa. Ninguém sabe

mais quem é quem! Perdemos nossa identidade. Em 1 Pedro 3.1-7, encontramos

diversas orientações a respeito do papel do homem e da mulher dentro de casa. Estes valores precisam ser resgatados para que nossos jovens e adolescentes possam ser preparados para seus futuros casamentos.

Orientações para as MulheresA primeira exortação de Pedro é para

as mulheres, nos versículos 1 a 6. Deus deu papéis diferentes para homens e para mulheres. Ele colocou a mulher para ser submissa ao seu marido. Isto quer dizer que o marido é o responsável final pela família. Isto é uma proteção para a mulher. Porém, não significa que ela é menos importante (muito pelo contrário, como veremos adiante).

{ 14 } JuventudePioneira

“Mas isso é muito difícil. Às vezes, ele é injusto e incompreensível! O que faço?” Pedro reconhece esta dificuldade. Ele nos dá o exemplo de esposas que têm maridos não crentes. A orientação que ele dá é: “Ganhe-o pelo seu comportamento!” O bom comportamento deve ser como o de Cristo, descrito em 1 Pedro 2.21-25. Mulheres, vocês não sabem o poder que têm! Uma esposa submissa, amável, de espírito tranquilo derrete o coração do marido!

Nos versículos 3 e 4, vemos que Deus valoriza a beleza interior. Hoje em dia, há uma preocupação demasiada entre as mulheres de preservar a sua beleza física. Atualmente, mulheres brasileiras gastam quase 30 bilhões de reais em cosméticos por ano! Mas infelizmente, não somos capazes de fazer o relógio voltar... todos nós envelhecemos e nossa beleza desvanece.

Embora, seja importante, sim, cuidar da sua aparência (o texto não está proibindo você de arrumar o cabelo ou vestir roupas bonitas), Deus adverte contra os exageros! Está dizendo que isso não deve ser o que mais te faz bela. Deus quer ver o mesmo interesse pela sua beleza interior. Por quê? Porque é de extremo valor para Deus! Deus olha o seu caráter, sua confiança nEle, seu espírito gentil e Ele se agrada. Embora esta beleza não seja externa, ela brilha mais e todos conseguem ver.

A opinião de Deus é importante para você? O que vai atrair seu futuro marido? Sua beleza interna, ou apenas a externa? Você está se preparando, se arrumando por dentro? Isto envolve investimento: ser discipulado por uma mulher madura na fé, tempo na Palavra, tempo em oração. Deus te ama demais! Você é filha dele! Ele quer

Estes valores precisam

ser resgatados para que nossos jovens e

adolescentes possam ser preparados para

seus futuros casamentos.

formar em você uma beleza que vai durar para sempre.

Vale uma dica: moças, quando vier algum rapaz interessado em você, preste atenção. Do que ele está atrás? Apenas sua beleza física? Se for, quando o tempo passar, ele perderá interesse por você. Não dê espaço para ele! Mas se ele estiver interessado também no seu caráter, se ele te valoriza como pessoa, então provavelmente você encontrou alguém cujo amor só vai crescer com o passar dos anos.

Para os homensPedro investiu 6 versículos falando

para as mulheres, e apenas um para os homens. Porém, quando

olhamos para este versículo, percebemos que, embora

curta, a exortação para os homens talvez seja ainda mais difícil.

1 Pedro 3.7 exorta os homens a conviverem com sua esposa com

entendimento como vaso mais frágil. O homem tem a

tendência de viver a sua vida independente do lar. Ele curte

sair com seus amigos, a trabalho, viagens, e deixar a esposa para cuidar da casa e resolver tudo. Ou mesmo dentro de casa ele pode estar ausente: sentado no sofá, assistindo televisão – despreocupado com as tarefas de casa e com a educação dos filhos. A sua esposa apenas serve como um objeto de prazer ou conveniência.

Pedro descreve a mulher como um vaso frágil, ou seja, algo extremamente precioso e delicado que merece ser protegido. Isto não significa que ela é inferior moral ou intelectualmente. Ela deve ser tratada com honra e carinho, não como empregada ou faxineira. Nós homens, às vezes, acabamos atropelando as mulheres e deixando-as expostas a problemas e dificuldades que não deveriam ter que suportar.

JuventudePioneira { 15 }

{ 16 } JuventudePioneira

Para os solteiros, isto começa agora no trato com sua mãe. Como você a trata quando chega em casa, cansado, com fome? Você joga suas coisas no chão, pede um lanche e vai para o computador? Como você trata sua mãe mostra como você vai tratar a sua futura esposa! Moças, antes de casar, observem como ele é com os pais!

Pedro explica que as mulheres devem ser honradas pelos seus maridos, pois são herdeiras junto com os homens da graça de Deus! Não há superior ou inferior, embora tenham papéis diferentes. Rapazes, cuidado! A liderança no lar que Deus pede não é se fazer de mandão nem machão! Ser líder é ser homem de verdade, é honrar a mulher com suas ações e atitudes demonstrando o valor que ela tem. Valorize a opinião, os sentimentos e a percepção dela!

Pedro termina com uma grande advertência: “Para que suas orações não sejam atrapalhadas!” Deus valoriza tanto as mulheres, que se um homem não está liderando a sua esposa de maneira sensível e amorosa, Deus não tem alegria de responder as suas orações. Serão como um celular que perdeu sinal. Pense nisso!

FinalizandoUm esporte que aprecio é a

escalada em rocha. Para que um escalador possa chegar ao cume de um paredão em segurança, ele precisa de uma boa corda. Ela tem que ser flexível, resistente e um pouco elástica. Por isso, ela é feita de duas partes. A parte interna da corda, a “alma”, é a mais forte. Ela aguenta muito peso e é elástica. Porém, ela precisa ser protegida, pois rasga com facilidade quando em contato com pedras abrasivas. A parte externa da

corda é a capa. Ela é mais resistente e dura. Ela serve para proteger a alma da corda de pedras abrasivas e sujeiras.

O casamento é muito parecido. A mulher é como a alma da corda. O homem é como a capa que a protege e valoriza. Ambos têm o mesmo valor. Ambos são necessários. Porém, têm papéis diferentes. Precisamos resgatar nossa identidade no casamento, para que juntos, com o foco em Cristo, o lar se forme e cresça em segurança. Rapaz ou moça solteira, agora é o momento de você se preparar para esta grande aventura!

JuventudePioneira { 17 }

O longa Left Behind – que no Brasil recebeu o nome de “O Apocalipse” – era um dos lançamentos mais esperados do ano pelo público cristão. Baseado na série de livros “Deixados para Trás”, recebeu críticas do mercado secular por ser muito religioso e também dos cristãos por não ter deixado mais clara a sua mensagem.

Com bem menos divulgação, o filme “Rumores de guerras” acabou lançado apenas em DVD nos Estados Unidos. Algumas igrejas têm realizado sessões especiais para exibi-lo aos fiéis. Aos poucos, vem se tornando conhecido como uma excelente maneira de falar sobre a Bíblia e o fim dos tempos com os incrédulos. De muitas maneiras, O “Apocalipse” e “Rumores de Guerra” se complementam. Mais importante que isso, resgatam uma mensagem que em muitas igrejas tem sido negligenciada: o fim dos tempos.

A história do filme gira em torno da Roxy, uma estudante de jornalismo que investiga as profecias bíblicas sobre o juízo final para um projeto da escola. O que ela acaba descobrindo muda sua vida. Logo no início, as anotações de Roxy em forma de diário são descobertas nos escombros de uma sociedade pós-apocalíptica.

Neste “Novo Mundo”, os cristãos estão sendo perseguidos e mortos aos milhares. As pessoas são obrigadas a implantar chips no corpo e as guerras se

multiplicam. Ben Davies, que interpreta um oficial do exército chamado Shaw, está dividido entre cumprir o seu dever e seguir a verdade. Ele encontra o material deixado por Roxy e começa a se questionar sobre o que está acontecendo no planeta. Afinal, ele comanda uma equipe responsável por caçar “terroristas”, que nada mais são que os cristãos que se opõe ao sistema.

Como todo thriller de ação, há muitas cenas de perseguição. O diferencial é que o cenário de fim do mundo tem como pano de fundo as profecias de Apocalipse. Entre uma cena e outra, os diálogos estão recheados de referências à Bíblia. Embora não haja menção ao Arrebatamento, mais parece uma fotografia do mundo durante o que as Escrituras chamam de “Grande Tribulação”.

A crítica especializada já está chamando “Rumores de Guerra” de um dos melhores lançamentos de filmes cristãos do ano. Entre os rostos famosos que aparecem em cena estão o ator Eric Roberts, o comediante Brad Stine, os cantores gospel Jackie Valesquez e Mac Powell – vocalista do Third Day. Sem previsão de lançamento no Brasil, já tem versão legendada em espanhol. Pode ser alugado na loja iTunes ou pela Amazon. Com informações Christian Review e CBN.

Filme “Rumores de Guerra” é oportunidade de falar sobre a fé cristã.

*Extraído de http://cinema.gospelprime.com.br/rumores-de-guerra-fe-crista-apocalipse/

[ Atualidades \\\\\\\\\\\\\\\\\Formado em Teologia, professor de inglês e tradutorPOR JARBAS ARAGÃO

{ 18 } JuventudePioneira

////////////// Nossa Gente ]

O Projeto + Vida da JUMAP foi uma ideia que surgiu no 1o Retiro de Jovens Adultos. Ele foi pensado com o objetivo de ajudar as instituições sociais da Convenção Batista Pioneira através da arrecadação e distribuição de alimentos, brinquedos, roupas e material de higiene.

Ao todo, participaram do projeto 15 uniões que conseguiram arrecadar:

- 799 litros de leite; - 2.926 kg de alimentos; - 23.663 peças de roupas; - 1265 brinquedos; - 513 produtos de higiene e limpeza; - 686 livros; O Projeto + Vida motivou jovens e

adolescentes para a prática de boas ações e ajuda ao próximo, desenvolvendo o amor cristão e levando-os a compartilharem algo com aqueles que necessitam.

Podemos dizer que o projeto superou as expectativas. Em alguns casos, algumas instituições já não aceitavam mais doações, pois haviam sido plenamente supridas. Neste caso, o que foi arrecadado foi destinado a outras instituições da cidade.

Participaram do projeto as uniões de:- Santa Rosa;- Ijuí;- Diadema;- Santa Cruz do Sul;- São Miguel do Oeste;- Marechal Cândido Rondon;- Passo Fundo;- Candeia;- Lajeado;- Curitiba;- Carazinho (IB Glória);

- Emanuel de Panambi;- Santo Augusto;- São Paulo;- Crissiumal.

A união vencedora foi a de Santa Rosa, que ganhou como prêmio 40 vagas para o Acamzeca, ou para o Congresso de 2015.

Para 2015 o projeto sofrerá algumas alterações, e a principal delas é que as uniões participantes deverão escolher somente 1 instituição da sua cidade, ou região que será beneficiada e durante 6 meses farão diversas atividades na instituição, de acordo com as necessidades da mesma.

As inscrições serão no período de 23/02/2015 a 06/03/2015, através

do email maisvida@jumap.org.br

Não perca! Participe! Contribua! Ajude!

Use seu dom!

Projeto + Vida.

POR OLIVER BRAUN Vice-presidente da JUMAP

JuventudePioneira { 19 }

[ Pastoral \\\\\\\\\\\\\\\\\

“Pelo que o direito se retirou, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas praças, e a retidão não pode entrar.” (Is 59:14)

Vivemos em um mundo que gira em torno de ideologias que mudam de tempos em tempos, e desenvolvem mudanças de pensamentos e atitudes, quando tais ideias se tornam leis. E, em um período de tempo, afetam um montante da população do mundo, dos países que firmam acordos e aprovam resoluções baseadas nas discussões sobre direitos humanos universal, por Organizações Internacionais que moderam a economia, política, que sejam boas para o mundo. Se lermos a Carta Universal dos Direitos Humanos, vemos em cada artigo, resoluções que, se tornassem verdades pelos seus signatários, teríamos um mundo mais justo na distribuição dos bens; os governos signatários pensando em uma economia que exterminasse com as raízes da falta de habitação, saúde e alimento para sua população mais sofrida. Palavras e ideias, mas nada de atitudes que mudassem a realidade do povo. Isso na questão macro do mundo se torna a causa das guerras, terrorismos, conflitos armados nos países do norte da África e parte central, sul e sudeste da Ásia, assim como no Oriente Médio.

Eu fico imaginando que mundo teremos para nossos filhos nos próximos 10 anos. Vindo a meu cantinho brasileiro e local, faço parte de uma época em que meu pai falava algo, e pagava caro para manter sua palavra, muitas vezes quando sustentava o que dizia, perdia muito. As pessoas tinham vergonha de serem pegas em mentiras. Havia pudor, integridade, e não se falava coisas sobre os outros que não se pudesse provar.

Fico pasmo em ver que todos os setores

da sociedade, incluindo alguns líderes evangélicos, não conseguem fazer leituras do mundo em que vivem. Parecem que vivem para ontem e hoje; Pregam como se a vida fosse ontem e agora apenas, e quando falam de futuro, parece que vivem num mundo longe desse, que descrevi acima. Creio que as disciplinas da oração, meditação, intercessão, leitura bíblica profunda e desejo de viverem os Sonhos de Deus, e não os seus, tem deixado essa gente desprovida de coragem para pensar. Certa vez, conversando com um de meus alunos do seminário que dava aulas, ele me dizia que um professor de Português lhe havia dito que: “O Povo Brasileiro não foi preparado para pensar...” Apenas processam ideias.” Alguém que li dizia, que “os falsários estão em nosso meio, porque os amamos e os acolhemos.”

Minha oração tem sido que a Igreja de Cristo no Brasil, acorde de seu sono profundo de um mundo que não existe, para uma relevância em perceber que não há liberdade de expressão, de opinião e de culto, sem leis que protejam os ensinos Bíblicos. Sem esforço diário em vermos nossa nação e a partir dela, as outras nações com pessoas ajoelhadas, clamando por liberdade, para que o Evangelho tenha acesso aos corações do povo perdido. “Acho que realmente estamos deitados em berço esplêndido ao som do mar e a luz de um céu profundo...”, mas sem percebermos que o esforço em transformar esse país em um país democrático, teve que passar por lutas árduas, perdas de vidas, e sonhos desfeitos de muitos. Qual a nossa parte para o futuro de nossos filhos, netos, bisnetos, tataranetos? A palavra está com esta geração presente, que pode transformar sua geração com a Palavra de Deus, e a prática desta palavra.

Pelo que o direito se retirou.

Pastor da Igreja Batista do Morumbi POR HUMBERTO ARAGÃO

{ 20 } JuventudePioneira

////////////// Arte e Cultura ]

Mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são”) é uma famosa citação do poeta romano Juvenal que expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida, frequentemente não encontrado entre os cristãos.

Há séculos uma ideia de correntes filosófico-religiosas sincréticas permeia o pensamento humano: o corpo pode fazer tudo o que lhe agrada, vivendo nos prazeres da carne e o espírito é totalmente bom, ou seja, o que o corpo faz não interfere no espírito e vice-versa. Tal filosofia é visível na vida de muitos cristãos pela negligência quanto aos cuidados com a saúde com significativas consequências sobre a saúde física e espiritual não só do indivíduo como também do Corpo de Cristo.

O sedentarismo está por trás de 13,2% das mortes no Brasil, segundo uma pesquisa da revista médica Lancet. No País, a inatividade é a causa de 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon.

Segundo pesquisa do IBGE divulgada em 2012, 80% dos brasileiros são sedentários, e uma das consequências mais temidas é a obesidade. A solução indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a prática de pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia.

Conforme Gálatas 5, o fruto do Espírito refere-se também a bondade para com nossa saúde e corpo, sermos persistente

em adquirir e manter bons hábitos e ter domínio sobre a gula.

Sendo nossos corpos templo do Espírito Santo (1 Co 3.16, 17) e tendo nós a responsabilidade e o privilégio de sermos canais de distribuição da Graça, Justiça, Misericórdia, Amor e Paz de Jesus Cristo, cuidar devidamente de nossos corpos não só é honrar a Deus como também é favorecer a redução de nossos períodos de incapacidade física e proporcionar o aumento de nossa expectativa de vida, ou seja, elevar nossa produtividade como instrumentos do Espírito Santo para disseminação do Reino de Deus neste mundo.

A nós cabe proporcionar ao Espírito Santo (Spiritus Sanctus) um corpo sadio (corpore sano).

Spiritus Sanctus in corpore sano.

POR CHRISTIAN ELLERT Médico, nadador e participante regular de Travessias em Águas Abertas

JuventudePioneira { 21 }

[ Na estrada \\\\\\\\\\\\\\\\\

Com mochilas nas costas e muita determinação, as jovens Isa Ikeda e Dáphini Lamb passaram alguns dias na Turquia, Grécia e Itália. Algumas das cidades pintadas no mapa foram Éfeso e Istambul.

Confira aqui um breve relato das meninas que foram ver de perto o cenário de muitos acontecimentos bíblicos históricos.

“Na Turquia ficamos três dias e passamos por dois lugares incríveis: Éfeso e Istambul. Estar nesses lugares por onde aconteceram tantos fatos bíblicos é de se emocionar, é como fechar os olhos e tentar imaginar todas as obras que Deus operou naquele lugar e naquela época. Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro de Apocalipse escrito pelo Apóstolo João, foi também uma cidade greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, província de Esmirna, na Turquia. Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. (Selçuk). Esse lugar é apaixonante! Foi ali que Paulo evangelizou, foi ali que ele foi julgado, foi ali que tantos cristãos da época que não negaram sua fé, morreram. Fechei os olhos por um segundo e vi Paulo andando comigo pelas ruínas daquele lugar! Viajamos por mais dois países da Europa, mas nada que se compare à Turquia, um dos lugares mais marcantes que eu já visitei; um país em que Deus operou tantas obras e, mesmo

sendo, 99,7% da população muçulmana. Tivemos a sorte de sermos acompanhados

por dois missionários, que se tornaram nossos guias durante esses dias, e o fato deles terem nos acompanhado, fez a visita tanto a Éfeso, quanto a Istambul serem especiais. Em Éfeso, sentamos durante um tempo no Anfiteatro onde o Apóstolo Paulo permaneceu por causa do furor da plateia que clamava pela deusa Diana (Atos 19:28,29), foi quando oramos pedindo forças pra todos os missionários que operam na Turquia e lemos Atos, a sensação que eu, particularmente, tive foi de que Jesus estava sentadinho do nosso lado, foi emocionante!

É impressionante como as mesquitas são grandiosas, e é possível perceber a fé que eles possuem. Istambul foi um grande choque cultural, principalmente porque eles fazem cinco orações por dia, e essas orações são anunciadas por altos falantes. Adhan que é pronunciado em tom melodioso pelo Muazzin, do alto dos minaretes das mesquitas do mundo todo. Muazzin é a pessoa encarregada de pronunciar o Adhan, que consiste em convidar a comunidade muçulmana a tomar parte da oração e, você consegue escutar em Istambul inteira. Nessa hora todos se dirigem à Meca para se prostrar e adorar, é com certeza um tremendo choque cultural.

“Onde a realidade é outra, a cultura é outra, é impossível de esquecer essa oportunidade!”

Desbravando as terras da Bíblia.

Líder da regional Sul e estudante de Publicidade

POR JONATAS HAUSCHILDT

{ 22 } JuventudePioneira

////////////// Na Rede ]

Cada vez mais ouvimos falar no “Inter-net das coisas” (Internet of Things). São geladeiras que identificam o estoque de comida e se conectam com a Amazon e solucionam o problema, relógios que in-formam as necessidades físicas, catracas automatizadas pelo smartphone, controles remotos sensoriais, cafeteiras que sabem que você está chegando e preparam o café, persianas que identificam a melhor luz do dia, detectores de fumaça que conectam com o sistema de segurança, canetas que digitalizam a escrita, máquinas de lavar que separam e organizam as roupas. En-fim, a lista é imensa.

Aqui vai um exemplo criado por um grande player do mercado tecnológico:

Imagine que você passou alguns dias de férias, fora de casa. Dois dias antes de voltar você envia um SMS para o seu aspirador de pó, solicitando que ele deixe a sua casa limpa. Além de pro-gramar a limpeza, dá para conferir o andamento via internet.

Legal, né? Mas nem tudo para por aí. As previsões mostram que em 2015 ter-emos um boom de lançamento de “coisas conectadas”, espe-cialmente os wearables, que tra-duzindo para o tupiniquim, seria tecnologia vestível.

Fica uma pergunta. Dá pra criar algo novo ou já fizeram de tudo em algum canto do globo? Afinal, com

tantos gedgets sendo lançados, também tem crescido o número de startups tanto insights e desenvolvendo novos produtos.

Para sanar esta dúvida, encontramos um site que lista as novidades, o “IoT List” (www.iotlist.co): um índice com cente-nas de produtos conectados que traz informações de diferentes tecnos para os criativos da rede. O IoTlist é um ótimo lugar para você validar e saber se sua “en-genhoca” já foi criada anteriormente ou não.

Acesse a lista e se inspire, quem sabe você seja o próximo a ter aquela ideia ge-nial de um produto que entra para o grupo da Internet of Things.

Todas as coisas estão conectadas.

POR JONATAS HAUSCHILDT Líder da regional Sul e estudante de Publicidade

15

INTERNETTHINGSof

JuventudePioneira { 23 }

“Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados!” Não tenho dúvidas quanto a segunda parte desta frase, pois é Deus quem capacita quem Ele quis chamar. Mas, creio que há um problema com a primeira parte: “Deus não chama os capacitados”. Será que isto é verdade? Claro que ninguém está totalmente capacitado para o chamado de Deus. Mas, a frase transparece que pessoas com certas capacitações não estariam na lista de opções de Deus. Se assim fosse, somente os que não serviram para nenhuma outra coisa servem, então, para o ministério. As vezes ouvimos: “não passei em nenhum vestibular, então senti que Deus estava me chamando”. Nestes casos, devemos perguntar: “Tem certeza que é Deus lhe chamando?”

Vejamos dois exemplos bíblicos: Moisés e Paulo. Moisés normalmente é lembrado como aquele pequeno bebê abandonado nas margens do Rio Nilo. Mas, o Moisés chamado por Deus é apresentado na Bíblia como “um menino extraordinário” e que “foi educado em toda a sabedoria e ciência dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras” (At 7.20,22). Este preparo de Moisés durou 40 anos e poderia ser comparado a qualquer das melhores graduações de hoje. Ele também passou por uma “pós-graduação” de 40 anos no deserto, que seria o seu futuro local de trabalho onde desempenharia sua tarefa como líder de Israel. Foi depois de tudo isso que Deus se revelou a ele e o chamou.

O outro exemplo é Paulo. Ele havia sido criado numa família que preservava os costumes e cultura judaicos e foi instruído “aos pés de Gamaliel” (At 26.3), um dos mais renomados professores da lei. Paulo também foi criado em meio ao mundo grego, conhecia a língua falada no mundo todo. Sua cidade natal, Tarso, era culta e próspera, famosa por suas escolas. Ele possuía cidadania romana, o que lhe proporcionava acesso a qualquer parte do Império e lhe dava alguns direitos especiais (At 16.37-39; 22.23-29; 25.10-12). Este conjunto de habilidades e competências Paulo já tinha quando foi chamado (At 9).

Não estamos dizendo que Deus não chama pessoas menos preparadas. Há exemplos como o de Pedro e João, que estavam longe de uma formação como a de Paulo e Moisés (cf. At 4.13) e mesmo assim cumpriram sua missão, pois foram capacitados por Deus. Também não estamos dizendo que Moisés e Paulo não precisaram ser capacitados por Deus. O que queremos dizer é que Deus não chama apenas pessoas não preparadas. Há trabalhos específicos para pessoas específicas. Deus chama quem Ele quer, pois sabe muito bem como cada missão deve ser cumprida. Não se esqueça que, ao sentir o chamado, provavelmente sua vida já estava em obras e Deus já estava trabalhando em você há muito tempo.

Deus chama quem Ele quer!

POR CLAITON ANDRÉ KUNZ

Diretor da Faculdade Batista Pioneira [ Faculdade Batista Pioneira \\\\\\\\\\\\\

top related