relatório do creas sarandi/pr 2011

Post on 23-Jun-2015

9.060 Views

Category:

News & Politics

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Proteção

Social Especi

al

Proteção Social Especial

Destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados. Para integrar as ações da ProteçãoEspecial, é necessário que o cidadão esteja enfrentando situações de violações de direitos por ocorrência de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual; abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas.

 

Os serviços de PSE atuam diretamente ligados com o sistema de garantia de direito, exigindo uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, o Ministério Público e com outros órgãos e ações do Executivo.

Divide-se em:

Media Complexidade

Alta Complexidade

CREAS

Centro de Referencia Especializado da Assistência Social

Média Complexidade

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI

Atende indivíduos que enfrentaram afastamento do convívio familiar devido à aplicação de alguma medida judicial;

Acompanhamento de pessoas com deficiência, idosas e suas famílias , na tentativa de minimizar o preconceito e a exclusão

pessoas em situação de rua, com atividades que desenvolvam as relações sociais para a construção de novos projetos de vida. 

Vivência de trabalho infantil.

Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;

Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida que os impedem de usufruir autonomia e bem estar;

7. Descumprimento de condicionalidades do PETI em decorrência de violação de direitos.

Quadro de atividades Assistente Social

atendimentos 145

Visitas 70

Concessão de cestas 251

Encaminhamento RG e CPF

122

Passagens para cidadão em transito

21

Oficios poder judiciario 94

Quadro de atividades Psicóloga

atendimentos 115

Visitas 42

Atendimento em grupo 25

Participação em eventos 20

Ofícios poder judiciário 26

Ainda no CREAS...

2. adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e desenvolve ainda atividades que possibilitem uma nova perspectiva de vida futura.

Realiza o que prevê o art 117, 118 e 119 do ECA

PEMSE:

Encaminhamentos de janeiro a agosto

L.A e PSC Entrada 62

Adolescente aprendiz

25

Cursos profissionalizantes

63

cadastrados 254

CACAVV – Centro de Atendimento a Criança e Adolescente Vitima de Violência

Atendimentos psicológicos: 107 Atendimentos Sociais: 63 com solicitação

judicial.

. CRAM – Atendimento a Mulher

94 casos encaminhados ao Poder  Publico

Alta Complexidade:

PAIM – Programa de Acolhimento Institucional

Atende 20 crianças e adolescentes

Total Geral (media)

Atendimentos – 798 Visitas- 175 visitas Ofícios respondidos Ministério Publico,

Poder Judiciário e Conselho Tutelar – 563

Total de serviços: 1.535 128 – mês 4,2 casos novos por dia + acumulados

INTERSETORIALIEDADE: IMPASSES INTERSETORIALIEDADE: IMPASSES E DIFICULDADES A SEREM E DIFICULDADES A SEREM RESOLVIDOS...RESOLVIDOS...

1. Esclarecer, entre os vários atores 1. Esclarecer, entre os vários atores sociais envolvidos na entrega e sociais envolvidos na entrega e recebimento dos serviços recebimento dos serviços socioassistenciais, acerca do papel a socioassistenciais, acerca do papel a ser desempenhado pelo CREAS – ser desempenhado pelo CREAS – Serviços, Programas, Serviços, Programas, Encaminhamentos pertinentes, entre Encaminhamentos pertinentes, entre outros pontos. outros pontos.

2. Articulação com a Secretaria 2. Articulação com a Secretaria de Saúde: Discussões acerca da de Saúde: Discussões acerca da prioridade dos encaminhamentos prioridade dos encaminhamentos que envolvem risco social e que envolvem risco social e ameaça aos direitos e à vida dos ameaça aos direitos e à vida dos usuários; sobretudo quando se usuários; sobretudo quando se tratar de criança e adolescente tratar de criança e adolescente (prioridade absoluta).(prioridade absoluta).

3. Inexistência de subvenção para instituições de apoio e recuperação ao dependente químico, o que dificulta qualquer procedimento relativo a internações – frequentemente urgentes – e outras intervenções cabíveis.

4. Inexistência de CAPS-AD

5. Excessiva demanda do CAPS, acarretando demora para a inserção de pacientes recém-desinternados encaminhados para atendimento.

6. Encaminhamentos para internação do dependente químico através do Pronto Socorro;

7. Não há albergues;

8. casa de acolhimento dia;

9. abrigamento para mulheres...

7 milhões de jovens não contam com um modelo de inserção na sociedade, não estudam e não trabalham..

é preciso formular políticas publicas adequadas...a maior preocupação do brasileiro já não é economia, já não é desemprego ... é a violência é preciso maior segurança publica...

temos que usar estes dados para canalizar políticas de juventude e para retornar o jovem ao melhor incorporador social que a humanidade já inventou, dotá-lo de educação incorporá-lo na escola para que adquira condição de conviver com cidadania e como cidadão.

Infelizmente é grande a demanda da proteção especial no que se refere a criança e adolescente... O que elas presenciando? Qual o modelo que se apresenta a elas?

top related