regras truco gaudÉrio depois, é só jogar. temos certeza...

Post on 24-Nov-2018

213 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

REGRAS TRUCO GAUDÉRIO

Link: http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-truco-gauderio.html O truco gaudério tem muitos praticantes no sul do Brasil. À primeira vista, parece um jogo complicado, mas não é. Basta conhecer o baralho espanhol e a sequência da força das cartas. Mas se você não sabe, não se preocupe. Leia as regras abaixo, você vai ver que é bem fácil. Depois, é só jogar. Temos certeza de que você não vai se arrepender. Baralho e valor das cartas O truco gaudério é disputado com baralho espanhol, sem “8” e “9” e sem curinga, em total de 40 cartas. O valor das cartas é 4, 5, 6, 7, 10, 11, 12, 1, 2, 3, da mais fraca para a mais forte, como na imagem abaixo.

Isso significa que o “1” e o “2”, por exemplo, são mais forte que o “12”.

● As manilhas, que são cartas mais fortes que todas as outras, são “7” de ouros, “7” de espadas, “1” de paus e “1” de espadas, na sequência da menor para a maior.

Decorou? Não? Não tem problema! Você pode consultar esta página quando quiser! Número de jogadores Esta variação do truco pode ser jogada com dois ou quatro participantes.

Nas partidas com dois jogadores, você enfrenta um adversário e a contagem de pontos é individual. Também é possível jogar em dupla, na opção quatro jogadores. O seu parceiro de jogo será a pessoa posicionada exatamente acima de você na mesa de jogo, com o nome dentro de uma caixa da mesma cor que a sua. Objetivo do jogo Você escolhe se a partida será de 12 ou 24 pontos. O truco gaudério é disputado em mãos, que valem inicialmente um ponto (lembre-se que esse valor pode ser aumentado em função do Envido, do Truco e da Flor). Ganha o jogo quem atingir primeiro o total de pontos. Caso ambas as duplas ultrapassem o total de pontos na mesma mão, ganha aquela que obtiver a pontuação mais alta. Distribuição de cartas No inicio da mão, cada jogador recebe três cartas, que serão usadas por ele para disputar as rodadas. A distribuição das cartas é feita de forma automática e aleatória pelo nosso sistema. Isso garante que nenhum jogador ou membro da equipe Jogatina.com interfira no processo.

Convenções

● Número de jogadores: 2 ou 4

● Número de cartas: 40 (sem “8”, “9” e curingas)

● Baralho: Baralho espanhol

● Distribuição:3 cartas para cada participante

● Número de pontos para vitória: 12 ou 24.

Definições

● Mão - Fração da partida. Cada mão vale um ponto ou mais, já que o valor pode ser aumentado através das disputas de Truco, Envido e Flor. É disputada em melhor de três rodadas.

● Rodada – É a fração da mão. Em cada rodada, os jogadores mostram uma carta. Vence aquele que tiver a carta mais forte.

● Falta - É a diferença entre o placar final do jogo e os pontos da pessoa que está ganhando.

● Empatar – O empate acontece quando a maior carta de cada dupla ou

adversário, em uma determinada rodada, tem o mesmo valor.

● Esconder – É quando um jogador vira a carta que vai colocar na mesa. Dessa forma, ela não vale nada. Essa tática é usada quando o participante já sabe que não conseguirá bater as cartas adversárias;

● Ir ao baralho – É o ato de correr ou fugir da rodada. Ao optar por “Ir ao baralho” o

jogador desiste da mão. Os pontos em disputa são automaticamente atribuídos aos adversários.

O que é o Truco?O Truco é o pedido de aumento do valor da mão. Assim, a mão pode valer até quatro pontos, dependendo dos pedidos de Truco, Re-truco e Vale 4. Não sabe o que significam esses termos? Leia abaixo:

● Truco – Ao pedir truco, o jogador propõe o aumento do valor da mão para dois pontos. Se o adversário recusar o pedido, o jogador que pediu Truco ganha um ponto.

● Re-truco – Só pode ser solicitado após um pedido de Truco. Caso seja aceito, a mão passa a valer três pontos. Se o adversário recusar o pedido, o jogador que pediu Re-truco ganha dois pontos.

● Vale 4 – É um pedido de aumento da mão em quatro pontos. O Vale 4 é solicitado após

o Re-truco. Se o adversário recusar o pedido, o jogador ganha três pontos. O Truco pode ser pedido em qualquer momento da partida.

O que é Envido? A disputa de Envido é o grande diferencial do truco gaudério, mas é apenas mais uma forma de aumentar o número de pontos em disputa. Porém, os pontos do Envido não estão relacionados à vitória da mão. É uma disputa paralela, que tem como base a combinação do valor das cartas de cada jogador. As cartas valem o que seu número indica, isto é: o “1” vale um ponto, o “2” vale dois pontos, o “3” vale três e assim por diante, até o 7. As cartas com figuras (10, 11 e 12) valem zero ponto. Além disso, a combinação de duas cartas do mesmo naipe dá direito a uma bonificação extra de vinte pontos.

Exemplo: As três cartas na mão do jogador são: “6” de copas, “2” de copas e “12” de paus.O “12” é uma figura, portanto não vale pontos. A soma de 6 + 2 é igual a 8. Como essas duas cartas são do mesmo naipe, o jogador tem direito a 20 pontos extras. Ou seja, 20 + 8 = 28. Neste caso, o jogador teria feito 28 pontos na disputa de Envido.

● A pontuação mais alta possível é 33 (quando o jogador tem um “6” e “7” do mesmo naipe: 6 + 7 + 20 = 33).

● Se todas as cartas forem de naipes diferentes, o valor da mais alta é que o conta. Por exemplo, se um jogador tiver um “1”de paus, “3” de espadas e “4” de ouros, a sua pontuação no Envido será 4.

O Envido pode ser pedido apenas na primeira rodada de uma mão e antes de o participante jogar uma carta na mesa. Apesar de todos os jogadores participarem da disputa, em partidas com quatro jogadores o Envido só pode ser solicitado pelos dois últimos jogadores da rodada. O que acontece quando um jogador pede Envido?

● Envido – Aumenta o valor da mão em até dois pontos. Se o adversário não aceitar o pedido, o jogador ganha um ponto.

● Real Envido - Similar ao Envido, mas aumenta o valor da mão em até cinco pontos. Se o adversário recusar, o jogador ganha um ponto. Também pode ser pedido como resposta ao Envido, neste caso, a recusa do adversário valerá dois pontos.

● Falta Envido - Similar ao Envido, mas pode aumentar o valor da mão para a diferença

entre o placar final do jogo e os pontos da pessoa que está ganhando. Se o adversário não aceitar o pedido, o jogador ganha um ponto. Também pode ser pedido como resposta ao Real Envido: neste caso, a recusa do adversário valerá cinco pontos.

O que é Flor? A Flor é um tipo especial de Envido, que ocorre quando um jogador tem três cartas do mesmo naipe. Essa combinação anula qualquer pedido de Envido, Real Envido ou Falta Envido na mão. O jogador que tiver uma Flor é obrigado a iniciar a disputa. Caso nenhum adversário tenha Flor, o jogador ganhará imediatamente três pontos. Porém, se o adversário também tiver Flor, os pontos são disputados como no Envido. Quando um jogador pede Flor e o adversário também tem Flor, ele pode:

● Pedir Contra-flor (o vencedor ganha seis pontos);

● Pedir Contra-flor e o Resto (o vencedor ganha a “Falta”);

● Fugir (o jogador que pediu Flor ganha quatro pontos).

O Jogo Cada jogador recebe três cartas no começo de cada mão, que é dividida em três rodadas.Na sua vez, o jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa: vence aquele que tiver a carta mais forte da rodada. Quem ganhar duas das três rodadas é o vencedor da mão, e marca um ou mais pontos. Paralelamente a essa disputa, os pedidos de Envido e Flor podem aumentar o valor da rodada. Lembre-se que você pode vencer o Envido e perder a mão ou ser derrotado no Envido e ganhar a mão.

Critérios de desempate No caso de empate em uma determinada mão, são usados os seguintes critérios de desempate:

● Se houver empate na primeira rodada, o vencedor da segunda ganha a mão;

● Se houver empate na segunda rodada, o vencedor da primeira ganha a mão;

● Se houver empate na primeira e na segunda rodada, o vencedor da terceira ganha a mão;

● Se houver empate na terceira rodada, o vencedor da primeira ganha a mão;

● Se todas as três rodadas empatarem, quem iniciou a mão vence a mão.

Agora que você já conhece as regras, que tal por tudo isso em prática? Entre agora em www.jogatina.com e jogue grátis!

top related