reference - planejamento social media

Post on 02-Nov-2014

178 Views

Category:

Social Media

6 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Trabalho realizado como freelancer para a empresa Reference Music Center, com a proposta de inserir uma estratégia aos canais digitais da marca.

TRANSCRIPT

Planejamento Estratégico Digital

Apresentação

Curso Publicidade e Propaganda – Universidade Anhembi Morumbi;

Música/Guitarra – Fundação Das Artes de São Caetano do Sul;

Agência OPP – Planejamento Estratégico Digital;

Grey 141 – Planejamento de Mídia Digital;

Boo-Box – Estágio de Social Media;

Influenciador e colaborador Troca O Disco.

Universal; HBO; Absolut; Carmim.

Bruno Hiago Mortean Romero @bhiago

A distribuição da audiência global da internet

Fonte: IAB Brasil

Audiência em toda a AL ( 15+, H&M)

Fonte: IAB Brasil

Consumidores no Brasil gastam 27hrs/ mês online

Fonte: IAB Brasil

Número de usuários de internet no Brasil

Fonte: IAB Brasil

Distribuição regional da população de internet

Fonte: IAB Brasil

Perfil demográfico do usuário brasileiro

Fonte: IAB Brasil

Alcance da internet por classe

Fonte: IAB Brasil

Internet no consumo dos meios

Fonte: IAB Brasil

Categorias de sites mais visitadas

Fonte: IAB Brasil

Análise da Concorrência

A análise de concorrência considerou a presença institucional das marcas Reference, Made In Brazil, Playtech, Mil Sons e Two Tone.

Interesse na web

Fonte: Google Trends

Comparamos a Reference com as 4 marcas da concorrência em relação ao seu interesse na web, conseguimos observar pelo gráfico que a Playtech e Made In Brazil estão muito próximas no seu grau de busca. Logo abaixo temos a Mil Sons sozinha na 3ª posição e Two Tone surgindo apenas em 2008. A Reference está com o menor interesse entre as marcas avaliadas, com apenas 1 ponto percentual em Janeiro de 2014.

Interesse na web – Keyword Reference Music Center

Fonte: Google Trends

A Reference tem o interesse regional apenas no Estado de São Paulo, e maior busca gerada dentro da capital. Podemos notar pelo gráfico, que a busca é quase nula, observação = alteração na mecânica de busca do Google, após a alteração temos um pico em 2011, que se deve a alguma ação realizada pela empresa que repercutiu na internet, tendo uma leve queda em 2012 e se mantendo estável até 2014. Não apresenta buscas relacionadas.

Interesse na web – Keyword Made In Brazil

Fonte: Google Trends

Made In Brazil tem a sua estável, com altos e baixos obedecendo os períodos comerciais, sofrendo queda em 2011. O seu interesse regional é maior, atingindo grande parte do Rio Grande do Sul e Goiás, mas o foco permanece em São Paulo com índice 100. As pesquisas relacionadas nos mostra lojas concorrentes, como a Reference, e outras que já nem estão em atividade como a Hendrix.

Interesse na web – Keyword Playtech

Fonte: Google Trends

Playtech tem o surgimento de suas buscas em 2005, com um crescimento e pico em 2009, apresentando-se estável até 2014. O gráfico mais as pesquisas relacionadas que predominam em variações do nome da loja, nos mostram uma enorme força de marca. O seu interesse regional tem o maior índice em São Paulo, mas também atinge o mercado do maranhão e Rondônia.

Interesse na web – Keyword Mil Sons

Fonte: Google Trends

A empresa Mil Sons tem um diferencial entre as outras avaliadas que é a sua forte presença no Sul do país, onde possui 4 lojas em Porto Alegre e Santa Catarina, tendo o seu maior interesse regional fora de São paulo. O seu interesse se mantém estável desde o surgimento em 2006. As buscas relacionas trazem concorrentes presentes no Rio Grande do Sul e apenas a Made In Brazil dentre as avaliadas.

Interesse na web – Keyword Two Tone

Fonte: Google Trends

A Two Tone tem um destaque por possuir apenas uma loja em São Paulo e apresentar buscas no Rio de Janeiro e Minas Gerais. A mais recente a ter buscas surgindo em 2008, com pico no fim de 2009 e tendo uma queda gradual até 2014. As suas buscas relacionadas são únicas em relação a loja.

Social Media - Reference

https://www.facebook.com/referencemusic https://twitter.com/referencemusic http://instagram.com/referencemusic http://www.youtube.com/referencemusicenter

59.341 (2x por dia)

1.771 (2x por dia)

23 (7 vídeos)

194 pessoas falando sobre isso

100 (n/a)

N/A (n/a)

Análise de Concorrência – Influência Reference

Fonte: Topsy

Análise de Concorrência - Reference V

olu

me

Relevância

Distinto

Intrometido Nulo

Desastroso

Pureza Alta

Diversidade Média

Validação Baixa

A presença da Reference nas redes sociais é intrometida devido a obter os perfis porém não ter um plano de conteúdo para os mesmos, ficando abandonado tanto pela empresa quanto pela parte dos fãs, isso acaba refletindo diretamente no seu interesse na web perante ao Google, onde vemos que é quase nulo. A sua pureza é alta, pois o nome Reference está na maioria das vezes se referindo a empresa, sua validação é baixa uma vez que apresentamos apenas uma base média de fãs no Facebook e padrão de conteúdo.

Análise de Concorrência – Reclame Aqui Reference

Fonte: Reclame Aqui

Principal reclamação: • Não possui índice

Swot – Reference

Forças Fraquezas

A força da Reference é a sua fanpage no Facebook, sendo a rede que apresenta o maior número de fãs da empresa e periodicidade no contéudo. Podemos melhorar a funcionalidade de cada rede social a fim de aumentar a interação e passar a ser influenciadora do segmento na web.

Social Media – Made In Brazil

https://www.facebook.com/mademusicstore https://twitter.com/mademusicstore http://instagram.com/mademusicstore http://www.youtube.com/mademusicmegastore

108.671 (2x por dia)

3.667 (n/a)

140 (28 vídeos)

51.473 pessoas falando sobre isso

83 (n/a)

N/A (n/a)

Análise de Concorrência – Influência Made In Brazil

Fonte: Topsy

Análise de Concorrência – Made In Brazil V

olu

me

Relevância

Distinto

Intrometido Nulo

Desastroso

Pureza Alta

Diversidade Média

Validação Alta

A Made In Brazil apresenta uma validação alta dentro da web, uma vez que observamos que metade dos seus fãs interagem com a marca pelo Facebook, usando de posts aspiracionais. Não deixando o lado intrometido, uma vez que deixa as outras redes de lado. A sua pureza é alta sendo a maioria das menções referentes a empresa.

Análise de Concorrência – Reclame Aqui Made In Brazil

Fonte: Reclame Aqui

Principal reclamação: • Entrega de produto com defeito • Atendimento

Swot – Made In Brazil

Forças Fraquezas

Dentre as marcas avaliadas a Made In Brazil, tem a sua maior força em relação a sua interação e segunda maior base de fãs no facebook, com um alto interesse na web acaba tendo uma reputação positiva no Reclame Aqui. A sua fraqueza se dá ao abandono com as demais redes.

Social Media – Playtech

https://www.facebook.com/playtechbrasil https://twitter.com/playtechbrasil http://instagram.com/playtechbrasil http://www.youtube.com/playtechbr

115.853 (2x por dia)

13.700 (3x por dia)

575 (16 vídeos)

932 pessoas falando sobre isso

1.105 (1x por dia)

N/A (n/a)

Análise de Concorrência – Influência Playtech

Fonte: Topsy

Análise de Concorrência – Playtech V

olu

me

Relevância

Distinto

Intrometido Nulo

Desastroso

Pureza Alta

Diversidade Alta

Validação Alta

Unindo a pureza alta, sendo todas as menções referentes a loja e com a maior base de fãs entre as marcas analisadas, a Playtech se torna distinta dentro da web. Porém ela acaba tendo um lado desastroso por não ter alta interação.

Análise de Concorrência – Reclame Aqui Playtech

Fonte: Reclame Aqui

Principal reclamação: • Não respeita o prazo de entrega

Swot – Playtech

Forças Fraquezas Entre as marcas analisadas a Playtech é a que apresenta maior número de forças, com a maior base de fãs nas diversas redes sociais, e o maior interesse na web perante o Google, além de ter a reputação máxima no Reclame Aqui, com 80% dos consumidores voltando a fazer negócio. Porém toda essa força deveria ser melhor aproveitada em interação.

Social Media – Mil Sons

https://www.facebook.com/lojasmilsons https://twitter.com/lojasmilsons http://instagram.com/milsons http://www.youtube.com/lojasmilsons

50.131 (2x por dia)

2.682 (3x por dia)

20 (1 vídeos)

165 pessoas falando sobre isso

14 (n/a)

N/A (n/a)

Análise de Concorrência – Influência Mil Sons

Fonte: Topsy

Análise de Concorrência – Mil Sons V

olu

me

Relevância

Distinto

Intrometido Nulo

Desastroso

Pureza Alta

Diversidade Média

Validação Média

Mil Sons, se torna intrometida dentro das redes uma vez que possui os perfis, porém com uma base de fãs muito pequena e sem alimentação de conteúdo. A sua validação é alta no Sul do país, sendo a maior loja da região, perdendo espaço em São Paulo. A sua base de fãs no Facebook compete com a Reference.

Análise de Concorrência – Reclame Aqui Mil Sons

Fonte: Reclame Aqui

Principal reclamação: • Rastreamento de entrega • Atraso na entrega

Swot – Mil Sons

Forças Fraquezas

Alimentação de conteúdo

Baixa base de fãs

Conteúdo

Influência no sul do Brasil

A maior força da Mil Sons é a repercussão social que vem do sul do país, o seu conteúdo se torna uma força por ser distinto com identidade visual da empresa e aspiracional. Em contra partida a alimentação ocorre apenas no Facebook, deixando as outras redes de lado, em alguns casos como o Instagram até sem a arte de perfil e capa.

Análise de Concorrência – Influência Two Tone

Fonte: Topsy

Análise de Concorrência – Two Tone V

olu

me

Relevância

Distinto

Intrometido Nulo

Desastroso

Pureza Média

Diversidade Alta

Validação Alta

A Two Tone tem uma pureza média dentro das redes uma vez que não é encontrada no Reclame Aqui e tem o seu interesse no Google muito baixo. Porém ela tem um diferencial que é a sua diversidade tratar do lado Premium, chamando atenção de um público mais entusiasta e com classe social mais favorecida. A marca acaba se tornando distinta por ser Premium e intrometida por ter um volume baixo.

Swot – Two Tone

Forças Fraquezas A Two Tone apresenta um conteúdo Premium dentro das redes, isso acaba agregando a ela uma força de influenciadora, onde a credibilidade na empresa aumenta. Outra força se dá ao canal de Youtube ter a maior base de fãs pelo uso de celebridades. Porém a sua base de fãs e conteúdo comparados as marcas analisadas é muito baixa.

Mapa de contato

Público Alvo

Primário: ABC H&M 25-49 Secundário: ABC H&M 15-25

Social Media - Ações

Facebook

• HUB da marca; •2 posts diários; •Técnico, amigável, informativo, humor; •Produtos, vendedores, universo musical, promoções;

Social Media - Ações

Twitter

• Seeding; •Gerar links; •Informativo; •Promoções; •2 posts diários; •Mensura interação por tag;

Social Media - Ações

Instagram

• 1 post diário; •Visual; •Apelo premium, despertar desejo; •Teaser com mini vídeo; •Mensura interação por tag;

Social Media - Ações

Youtube

• 1 vídeo de 15 em 15 dias; •Técnico; •Uso de influenciadores; •Testemunhal celebridades; •Vendedores;

Social Media - Ações

Foursquare

•O Foursquare é quando vamos unir o mundo real com o virtual, onde os usuários interagem divulgando onde se encontram através do check-in, que é compartilhado tanto para o twitter quanto para o facebook. •Mensurar menções e comentários; •Atualização dos perfis das lojas;

•Ação: comum os clientes pedirem palhetas de brinde quando vão até a loja, podemos desenvolver uma palheta personalizada da Reference, para uma troca, do check-in ( mídia espontânea) por uma palheta de brinde.

Social Media - Ações

Pinterest

• Entusiastas; •Gerar links; •Premium; •Link para e-commerce;

Tenho Mais Discos Que Amigos – Mídia Display

Troda O Disco – Mídia Display

Popline – Mídia Display

Cifraclub – Mídia Display

Mídia - Face Ads

• Target Personalizado •92% de interação entre amigos e familiares; • ¼ do tempo na internet é no Facebook; •Tempo médio 6:35min por mês; •CPC Médio R$0,21. •ROI 3-5x;

KPI’s

Base de fãs/seguidores;

Engajamento;

Interesse na web/Influência;

ROI.

Obrigado pela atenção. bhiago.romero@gmail.com

top related