rap como estratégias de educação

Post on 29-Jul-2015

89 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O RAP DA PERIFERIA PARA A SALA DE AULA

.

Demonstrar a utilização do ritmo rap, como instrumento, no trabalho pedagógico da disciplina de Artes, bem como a importância da música no processo de ensino aprendizagem.

A LDBEN-9394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), estabelece a obrigatoriedade da arte na educação básica: Cap. II, Art. 26, 2º parágrafo – “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.

 Para os Parâmetros Curriculares Nacionais, a arte tem função tão importante, quanto às dos outros conhecimentos no processo de ensino aprendizagem. Desenvolve no aluno a sensibilidade, percepção e imaginação, favorecendo a este relacionar-se criadoramente com outras disciplinas do currículo.

A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais.

A musica é uma linguagem muito importante e que deve ser trabalhada em sala de aula pelos professores de Artes.

Um dos ritmos mais conceituados e difundidos na cidade de São Paulo é o Rap, pois apresenta letras de protesto contra as desigualdades sociais, raciais e religiosas.

O Rap é um movimento muito forte, produtor de  arte, que interfere na linguagem e na metodologia educacional, reivindicando políticas publicas e propondo resistência, independência, autenticidade e atitude.

Estudar o Rap propicia ao aluno críticidade, levando em consideração os problemas sociais presentes nas letras das musicas e confrontando-os com os da sua realidade, que vivencia.

O Rap faz parte da nossa literatura, pois muitos rappers se apresentam como cronistas da realidade

top related