qualidade e avaliação ei profa. rosalina moraes

Post on 14-Jul-2015

136 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Profª. Me. Rosalina Rocha Araújo Moraesrosalina28@gmail.com

O DESAFIO DA AVALIAÇÃO E DA QUALIDADE NA

EDUCAÇÃO INFANTIL

Discutir o conceito de qualidade associado àeducação infantil;

Averiguar as dificuldades dos professores noque diz respeito ao processo de avaliação naeducação infantil;

Estabelecer um diálogo entre qualidade eavaliação na Educação Infantil.

Objetivos

Abordagem contextual seguindo osprincípios da Pesquisa Qualitativa.

Coleta de dados - utilizou-se o survey,questionário eletrônico.

O instrumental foi aplicado com professoresde EI atuantes na rede municipal de ensinode Fortaleza.

Metodologia

A discussão sobre Educação Infantil estáatrelada à concepção de infância.

O conceito contemporâneo de infânciaconsidera a criança como um sujeitohistórico e social possuidor de direitos e comcaracterísticas e necessidades específicas.

Discussão

No Brasil a Educação Infantil se erige a partir deiniciativas filantrópicas em meio às discussõessobre assistência à infância desvalida. (KULMANJR., 2011).

No Ceará as primeiras experiências de EducaçãoInfantil se consolidam no início do períodorepublicano também por iniciativa privada oubeneficente (MORAES, 2007).

Discussão

Reconhecida desde os anos 1990 como a primeira

etapa da Educação Básica, (LDB – Lei nº 9394/96), aEI vem paulatinamente assumindo novas feições.

O direito a Educação Infantil está contemplado emdiversos documentos legais entre os quaisdestacam-se: Constituição Federal de 1988; Lei deDiretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº9394/96); UNICEF - Convenção dos Direitos daCriança; Estatuto da Criança e do Adolescente –ECA.

Discussão

A Educação infantil atravessa um processo de deconstituição identitária. Já não caracteriza-sepredominantemente pelo assistencialismo mas,também não pode se constituir numa práticaconteudista e escolarizante, imitando o EnsinoFundamental.

A partir da segunda metade do século XX cresce aoferta de Educação Infantil no Brasil, em respostaàs orientações legais.

Discussão

Nesse início do século XXI, as políticas educacionais

voltadas à EI focam a oferta de vagas nas escolas, oque provoca um movimento evolutivo quantitativo .

Discussão

Mesmo mediante esse movimento, que é positivo,a matrícula da EI no Brasil hoje, ainda é irrisória,conforme dados do último censo escolar.

Discussão

Observa-se uma priorização do acesso, o quereconhecemos, é necessário. Contudo, percebe-sea negligência quanto a qualidade.

Pode-se dizer que apesar de todos os avançosainda perdura o desafio da quantidade em umcontexto em que a exigência da qualidade se fazpresente e urgente.

Discussão

Associado ao desafio da oferta está o da qualidadeque por sua vez está atrelado aos processos deavaliação.

Para se dar conta da qualidade é necessário umolhar cuidadoso e sensível para os processosavaliativos.

Consideramos que na conquista da qualidade aavaliação é uma peça fundamental.

Discussão

Percebe-se, contudo a distorção do conceito e daprática de avaliação assim como as dificuldades dosdocentes em efetivar esses processos.

Considera-se a avaliação um gargalos da EI. Atravésdesta, se pode mensurar a qualidade educacional eredimensionar a prática pedagógica, o currículo eos processos de avaliação. Contudo, a avaliação naeducação infantil é ainda incipiente e os dados sãosubutilizados ou ignorados.

Discussão

Em termos de iniciativas oficiais ressalta-se apublicação do MEC, em 2009, do documentoIndicadores da Qualidade na Educação Infantil quenorteia a avaliação da qualidade nesta etapaeducacional. O documento foca nos aspectosestruturais e materiais, deixando em descoberto oque diz respeito à qualidade da aprendizagem.

Discussão

A qualidade da educação infantil está relacionadanão apenas à estrutura física e material, mas àspráticas pedagógicas, o currículo e a avaliação daaprendizagem.

A análise dos dados aponta que a avaliação na EI,na rede municipal de Fortaleza se dá mediantepreenchimento de uma ficha de acompanhamentoe de relatório.

Discussão

A análise dos dados aponta que a avaliação na EI,na rede municipal de Fortaleza se dá mediantepreenchimento de uma ficha de acompanhamentobimestral e de relatório semestral.

A maioria dos professores (75%) considerafundamental avaliar na EI e consideram que esseprocesso visa acompanhar a evolução da criança eplanejar estratégias adequadas às necessidades dogrupo.

Avaliação na educação infantil em Fortaleza

Contudo, os professores declaram enfrentardificuldades na compreensão do que constitui aavaliação.

50% relatam dificuldades em elaborar e registrar asobservações cotidianas necessárias à avaliaçãoprocessual e mediadora.

50% se dizem confusos em relação aosaspectos/competências que deve-se avaliar.

Avaliação na educação infantil em Fortaleza

25% mencionam dificuldade para identificar osconteúdos a serem avaliados, e, neste sentidodestacam que a dificuldade está relacionada a umcurrículo muito subjetivo. Isso alerta para outraquestão: qual a concepção que esses professorestem de currículo?

A dificuldade em elaborar um relatório fiel aodesenvolvimento de cada criança é mencionadapor 75% dos professores.

Avaliação na educação infantil em Fortaleza

Conclui-se que a avaliação constitui aspectofundamental à consolidação de uma educaçãoinfantil de qualidade. Contudo, se apresenta comoum gargalo nessa etapa educacional uma vez quehá escassos subsídios oficiais, sobretudo, no quetange à avaliação da aprendizagem.

Considerações finais

Observa-se ainda uma dificuldade dos professoresem relação à compreensão e execução do processoavaliativo. Diante dessas constatações considera-seimprescindíveis investimentos em políticas públicasde educação infantil, sobretudo no que diz respeitoà formação de professores, assim como emestudos focados no currículo e avaliação naeducação infantil.

Considerações finais

top related