psol - prof. altair aguilar

Post on 09-Jul-2015

69 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

História

TRANSCRIPT

PSOLProf.Altair Aguilar

Fundação

• O PSOL foi fundado em 6 de junho de 2004, após a expulsão dos parlamentares Heloísa Helena, babá, João Fontes e Luciana Genro do PT.

Militantes do PSOL em Belém

Crescimento do partido (2005)

• O partido ganhou novas adesões a partir de setembro de 2005. Isso foi um resultado da crise política causada pelas denúncias de um esquema de pagamento a congressistas para votarem de acordo com os interesses do executivo (o chamado escândalo do mensalão).

Conferência Nacional (2006)

• Por decisão do Diretório Nacional, tomada em abril de 2006, foi realizada uma Conferência Nacional do partido entre os dias 26 e 28 de maio daquele mesmo ano. Durante esta Conferência, foi oficializada a candidatura da então senadora Heloísa Helena à Presidência da República e de seu vice, o economista carioca César Benjamin, nas eleições brasileiras de 2006.

Conferencia nacional de 2006

1º Congresso Nacional

• O Primeiro Congresso do partido, no qual foram definidas as linhas programáticas, aconteceu no primeiro semestre de 2007.

Plenária do 1º Congresso Nacional do PSOL, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro

Presidência do partido

• Fundadora do PSOL, Heloisa Helena foi presidente do partido entre 6 de junho de 2004 (data de fundação da legenda), até 20 de outubro de 2010, quando anunciou renúncia ao cargo, logo após sua derrota na disputa pelo senado em Alagoas. Em 4 de dezembro de 2011, o deputado federal Ivan Valente (SP) foi eleito para ocupar a presidência do PSOL.

Ivan valente

CPI das milícias

• Em 2008, foi instalada a CPI das Milícias na Assembleia Legislativa fluminense, presidida pelo deputado estadual Marcelo Freixo do PSOL. Diversos políticos foram intimados a depor diante desta CPI.

O deputado Marcelo Freixo (Psol) preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)

Fora Sarney

• Durante todo o anode 2009 o PSOL denunciou e fez forte pressão contra os escândalos de corrupção, em especial, do Congresso Nacional. Na época a proposta foi feita pelo Senador José Sarney PSOL/PA. O principal alvo de denúncias era o próprio presidente da Casa.

Militantes protestando contra Sarney

Contra o trabalho escravo

• Em 5 de fevereiro de 2009, o presidente da Subcomissão Temporária de Combate ao Trabalho Escravo, senador José Nery (PSOL-PA), solicitou ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, prioridade na tramitação da proposta de emenda à Constituição do Trabalho Escravo (PEC 438/01).

Senador Jose Nery, fundador da constituição contra o trabalho escravo

Manifestações contra a Usina em Belo Monte

• O PSOL, junto com mais de 500 integrantes de ONGs e movimentos sociais realizaram manifestação, em frente à sede da Aneel, contra o leilão de Belo Monte realizado em 20 de abril de 2010.

Militantes do Psol contra a criação da usina de Belo Monte

A última candidatura a presidência da república(2014) pelo PSOL, foi realizada pela candidata Luciana.

top related