projeto escambook overview

Post on 14-Jul-2015

734 Views

Category:

Business

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Projeto

Escambook

Eu percebi que...Todo mundo tem objetos parados em casa no Quartinho dos fundos, na Gaveta ou em cima do Guarda-Roupa.

E também que...

Muitos usam o Mercado Livre para fazer trocas desses Produtos. Como o sistema não foi desenhado para isso, ele não atende esse público como deve ser. As trocas são feitas na gambiarra pelos usuários.

O que vamos fazer é...

Usando o poder das redes sociais desenvolver um App de Trocas para o Facebook que atenda de verdade esse público!

Simples e confiável

Nome da Bagaça

Escambo (Sinônimo de Troca)

+

Facebook

=

Escambook

PS: Tudo isso é esboço, se o projeto for iniciado teremos um Brainstorming para o nome do App.

Porque Facebook?

• A Brasileirada adora uma Rede Social.

• 37 milhões de Usuários aqui e crescendo.

• A rede aproxima as pessoas, torna a transação mais humana, você vê o Perfil e conversa diretamente via Chat com quem vai efetuar a troca.

Isso já existe!

Já existe o App Dois Camelos para Facebook, alguns Portais de Trocas no Brasil, o Consumo Colaborativo crescendo muito com Startups bem sucedidas no EUA e Europa.

E?

Eu sei que podemos fazer algo tão bom que atraíremos a base de “Roleiros” do ML e uma massa de usuários novos para o Negócio de Trocas no Facebook que vai chamar a ATENÇÃO!

• 65,8 milhões de Clientes Cadastrados.

• Fecharam 2011 com lucro líquido de 299 milhões de dólares. REPITO: LÍQUIDO!

We Can Fly!

Consumo ColaborativoEsse é o nome do movimento!

Reusar Produtos que estão parados seja por Troca, Aluguel ou Empréstimo, evitando produção de novos objetos, gerando economia para o adepto e diminuindo o impacto no Meio Ambiente, usando tecnologia.

Crise Depois de 2008, famílias americanas perceberam que possuem um Container de Quinquilharias sem uso e poderiam economizar $ e assim os sites de trocas cresceram muito!

Desapegue

É natural do ser humano a atração por coisas novas, uma camiseta com cheirinho de nova, um sapato brilhando na vitrine. O consumo do novo sempre existiu e é bom que sempre exista, pois dele dependem muitas coisas: empregos, a renovação de tudo, o funcionamento da sociedade. Mas se conseguirmos olhar com outros olhos para os bens que já pertenceram a outras pessoas, que podem ser nossos e, inversamente, bens que são nossos e que se vencermos o nosso apego poderão ser de outros, estaremos de fato contribuindo para um mundo mais sustentável através de uma maior circulação dos bens e menor produção dos mesmos.

Lígia Krass

Para acessar o Serviço, clique no Logo.

Primeiro Aplicativo de Troca para Facebook no Brasil, feito por um Analista de Sistemas de Curitiba, foi bem comentado na Web e iniciou algum sucesso, mas não deu certo porque o Gabriel Schon não conseguiu monetizar e resolveu abandonar o Projeto.

Aplicativo de trocas para Facebook criado em 2011, por dois sócios também de Curitiba, está crescendo (27.000 usuários) e promete uma Segunda Versão em breve.

Ainda é o único concorrente direto!

Portal de Trocas e Aluguel de itens usados fundado por Guilherme Brammer de SP, cobra R$ 2,00 por troca e recebeu R$ 1 milhão em investimentos.

Guilherme Brammer

O Cabeça do Descola Aí

Portal de Consumo Colaborativo para troca e aluguel de Produtos e Serviços, nos moldes do DescolaAí, fundado por Marcello Simonsen.

Próximo Slide, tirinhas explicativas do Projeto.

Site especializado em troca de Jogos de Videogame, gratuito, Projeto da empresa Astéria, muito bem feito.

Criado em 2011 por Felipe Amarante de Niterói, é simples, não é esculachado, mas é mais do mesmo.

Portal de trocas com sistema de créditos (moeda virtual), login pelo facebook, tenho poucas informações da empresa, tudo indica ser do Rio, parece que estão parados no desenvolvimento e divulgação.

Poucas informações sobre, é um site simples e organizado, tem inserções recentes de Produtos.

Site de Trocas do Jornal de Classificados Primeira Mão. Layout arcaico, serviço temporariamente gratuito, parece ser mais focado em SP e Rio, não permite visualização sem cadastro.

Alega ser o primeiro site de troca de Produtos da Internet Brasileira. Precisa se cadastrar para avaliar, só tem 02 tweets em 2008, e quase 0 de presença na mídia, sinal de Projeto jogado às traças

Aberto ao Público desde 2010, layout e usabilidades horríveis, formato de fórum, vende anúncios destacados e hoje por exemplo teve inserção de 06 produtos novos.

Não acho informações suficientes, é mas feio que o Trocas 1000, mas tem inserção de hoje, ou seja, até nesses lixos tem usuário querendo fazer troca!!!!!!!

O site diz que é para Permuta de Produtos e Serviços, mas é tão desorganizado que virou um Mercado Livre bem meio-boca ou site de classificados. É um peso morto nas buscas de “Troca de Produtos”, sistema de baixa qualidade.

Site gratuito de Troca de Livros criado e mantido por Samur Araújo, especialista em Web Semântica da PUC – Rio. Site lindo, parece que tem uma base boa de livros e usa sistema de Pontuação. Tu cria uma Wishlist, lista seu acervo à trocar e o sistema faz o resto conectando os interessados.

Site novo, do Segundo Semestre de 2011, aparentemente mais simples, sistema similar aos outros citados.

Grande case, empresa de Boston, 500 mil users, 1.5 mi de itens para Troca.

Próximo Slide, banner explicativo de como o serviço funciona.

Focado em empréstimos e aluguel de qualquer coisa para vizinhos, o sistema mapeia pelo ZIP Code (CEP) e une interesses.

Crianças crescem, roupas não, e o sucesso de troca de roupas de Crianças no EUA é grande!

Bom case de troca de livros, fazendo sucesso!

Startups Gringas

Se continuar, vai dar uns 600 slides, é muita coisa e dizem que só estão esquentando! Isso é para você imaginar o potencial desse mercado no Brasil. Escambo, uma ideia antiga aliada à tecnologia vira Redistribuição de Bens conectando pessoas, esse vai ser nosso negócio!

RachelO Caso para Consumo Colaborativo

Clique na imagem para Assistir!

Leituras

Clique na imagem para ler o Primeiro Capítulo.

Clique na imagem para ler o Primeiro Capítulo.

Máquina de Trocas

Criada pela Designer Lina Fenequito, uma Vending Machine de Trocas, por enquanto só tem em NY.

Acesse o site clicando na foto.

De Celular à Porsche

Foram 14 trocas de celular velho até chegar no Porsche e demorou 02 anos, usando o site de classificados Craiglist. O desafio e emoção do negócio é mais prazeroso que o Produto em si!

Steven Ortiz, de Glendora – Califórnia

Brasilidades

O Desafio vai ser maior para nós!

Assim que é bom!

Veja em seguida o comparativo...

Garage Sale - USA

Feira do Rolo - Brasil

Consumo Burro

“A propaganda fez com que as pessoas buscassem carros e roupas que não precisam. Gerações trabalhando em empregos que odeiam, apenas para que possam comprar coisas que não precisam”

Clube da Luta

Você não é o seu trabalho.Você não é o quanto tem no banco.Nem as roupas que veste.

Escolha não ter uma TV grandenem baixo colesterolnem um abridor elétrico de latasnem plano de saúde e dentárioe muito menos uma casa de dois andares numa rua arborizada e filhos que só tiram A+.

As coisas que você possui acabam te possuindo.Você só é realmente livre após perder tudo.Pois ai não terá o que perder, e, enfim, encontrar-se-á livre.

Clube da Luta

O Brasileiro tem uma cultura de desconfiança grande. Como quebrar essa barreira?

top related