projeto dia dos pais - sala de leitura e.e. prof. messias freire

Post on 08-Jul-2015

1.119 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Meu herói, meu amigo...

JUSTIFICATIVA:

Pai é gente e como gente, ele erra, ele aprende... Este é o princípio que nos leva a nós próprios, que derruba mitos. É o princípio que nos liberta. Somos gente, não super-homens, podemos errar sem culpa. Não dá para resolver tudo nem controlar tudo. Nós também temos problemas quando queremos ser um pouco super- heróis, um pouco deuses. Lembre-se que é fácil passarmos de pais heróis a pais otários. A sociedade criou uma falsa expectativa de que ser um bom pai é nunca errar. E nós, em estado permanente de insanidade, buscamos essa perfeição, vivendo permanentemente frustrados, pois não a alcançamos. Ser um bom pai é buscar, com verdade, errar menos. Quantas vezes nos deparamos com situações em que não sabemos o que fazer o que responder? Afinal, somos apenas humanos.

Esse princípio nos permite sonhar buscar a felicidade, nos permite aprender, nos propicia a tranquilidade para receber críticas e questionamentos como pais. Assim podemos mostrar aos filhos que é possível ser falho limitado e ao mesmo tempo correto e feliz. Ao admitir que somos humanos permitimos que os filhos possam também assumir a sua humanidade. Ser gente nos dá o direito de buscar momentos de silêncio, tranquilidade, privacidade, prazer, lazer, realização pessoal, etc. Há outro aspecto nele: Os cônjuges também são gente, também passam por momentos de desânimo, cansaço, tristeza, desilusão, dor, angústia, medo, insegurança, incerteza. Afinal, marido e mulher também são humanos. Normalmente o parceiro é ótimo quando faz tudo o que o outro quer. O parceiro não é um carrinho de controle remoto, ele tem uma individualidade que aspira, no mínimo, ao respeito. Tem o direito de sonhar, de ser feliz, de buscar a sua autorrealização, a realização dos seus talentos e de sua individualidade. O ser humano tem o direito à felicidade, tem o direito de buscar o justo e oportuno prazer, tem o direito de buscar a sua realização.

•QUESTÃO DESENCADEADORA: Filme “meu herói, meu amigo”. •CONTEÚDOS NORTEADORES: Filme e música dia dos pais; •OBJETIVOS: Este projeto tem como objetivo Valorização da figura paterna e a importância do pai no ambiente familiar. •DESENVOLVIMENTO: Desenvolver momentos de reflexão a partir de filme apresentado e distribuição de lembranças dos dias dos pais

•Tempo Previsto: Três aulas

“Espera de teu filho o que fizeste com teu pai”.

Tales de Mileto

top related