professora francisca barros. dicionÁrio aurÉlio:(...) 4. cin. filme, em geral de curta-metragem,...

Post on 21-Apr-2015

109 Views

Category:

Documents

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Professora Francisca Barros

DICIONÁRIO AURÉLIO:(...) 4. Cin. Filme, em geral de curta-metragem, que registra, interpreta e comenta um fato, um ambiente, ou determinada situação.

DICIONÁRIO HOUAISS:(...) 2. Rubrica: cinema, televisão. Filme informativo e/ou didático feito sobre pessoa[s] (ger. de conhecimento público), animais, acontecimentos (históricos, políticos, culturais etc.) ou ainda sobre objetos, emoções, pensamentos, culturas diversas etc.

WIKIPÉDIA:(http://pt.wikipedia.org/wiki/Documentario) Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmativa não se deve deduzir que ele represente a realidade tal como ela é. O documentário, assim como a ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade. Atualmente, há uma série de estudos cujos esforços se dirigem no sentido de mostar que há uma indefinição de fronteiras entre documentário e ficção.

Gênero Documentário Experimental Diretor Jorge Furtado Elenco Ciça Reckziegel Ano 1989 Duração 13 min Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil

De acordo com Renata do Amaral, uma sinopse feita pela própria equipe do filme diz que: "Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. "Ilha das flores" segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos."

De acordo com o próprio diretor, Jorge Furtado, “Ilha das Flores” é uma paródia ao documentário do modo expositivo de representação com o objetivo de criar uma empatia, através do humor, para melhor provocá-lo na sequência final. — “Para convencer o público a participar de uma viagem por dentro de uma realidade horrível, eu precisava enganá-lo. Primeiro, tinha que seduzi-lo e depois dar a porrada.”

(FURTADO, Jorge. Um astronauta no Chipre.

Porto Alegre: Artes Ofícios, 1992, p. 63).

“O premiado curta-metragem Ilha das Flores, produzido há 17 anos, não deixa ninguém indiferente à sua projeção e costuma provocar fortes reações, mesmo em quem já o assistiu anteriormente.”

“A força desse documentário, além, evidentemente, do tema humano e social, reside numa estratégia argumentativa que seduz e engana o telespectador, que não consegue perceber o tema verdadeiro do filme, só revelado por Furtado nos instantes finais, depois de vertiginosa sucessão de imagens.”

TEMA provém do latim "thema", tema, proposição, argumento, matéria, tese. E este provém do grego "théma", proposição, isto é, aquilo que se propõe. O tema significa, pois, a idéia central duma obra literária, como, por exemplo, o amor, a saudade, etc. (o tema, em geral, é abstrato). No caso do “Ilha das Flores”, há vários temas: a fome, exclusão social, a liberdade, etc.

ASSUNTO provém do latim "assumptu(m)", particípio passado do verbo "assumere", tomar, receber para si; juntar, aplicar; praticar. É a seqüência de acontecimentos. Poderíamos dizer que o assunto de “Ilha das Flores” é o percurso de um tomate em diferentes fases de sua vida.

Sinopse (ou Resenha-resumo): É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.

Resenha Crítica: É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.

...Jorge Furtado conclui sua história: "O que coloca os (os seres humanos) abaixo dos porcos é o fato de não terem dinheiro nem dono." E encerra acrescentando um dado à definição de ser humano: “O ser humano se diferencia dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por ser livre.”

Recorrendo à definição do dicionário: “Livre é o estado daquele que tem liberdade.”

Para completar com Cecília Meirelles: “Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda".

Na tela, o que vemos é a miséria e sofrimento de seres humanos, que vivem em condições piores que porcos.

Orienta o leitor de um jornal ou revista, estimulando-o a consumir o objeto cultural;

Os temas são objetos culturais como livros, filmes, CDs, peças de teatro, concertos musicais;

Descreve o objeto cultural e avalia seus aspectos mais significativos;

A linguagem empregada é a variedade padrão, tendendo à impessoalidade;

Apresenta verbos predominantemente no presente do indicativo.

Pesquise mais sobre o objeto cultural assistido e analisado – Ilha das Flores - e sobre seu diretor. Em seguida, desenvolva uma RESENHA CRÍTICA, para ser publicada em um jornal de grande circulação de nossa cidade, sobre esse curta-metragem.

top related