problemas da exploração do subsolo lh2

Post on 07-Jun-2015

986 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ESCOLA SECUNDÁRIA MARTINS SARMENTO

GEOGRAFIA

PROBLEMAS DA EXPLORAÇÃO DO SUBSOLO

Os problemas na exploração dos recursos do subsolo passam pela gestão ambiental, todavia os mais significativos são de natureza económico-social devido aos custos elevados da exploração e margens de lucro reduzidas.

INTRODUÇÃO

PROBLEMAS AMBIENTAIS

Da exploração resulta a libertação de vários gases prejudiciais ao ambiente que, na atmosfera, podem ser transportados até grandes distâncias do local de origem.

O processo de extracção é muito ruidoso o que leva a uma grande poluição sonora. É por isso que as minas se encontram sempre isoladas.

POLUIÇÃO SONORA E ATMOSFÉRICA

A contaminação do solo através da exploração tem como principais consequências a desfertilização do mesmo, perda de fauna e flora, alteração dos subsolos (a grande profundidade) e alteração da densidade e consistência do subsolo.

CONTAMINAÇÃO DO SOLO

Após o abandono das minas, nada é feito às mesmas levando a uma paisagem degradada apresentando uma aparência contaminada.

ALTERAÇÕES PAISAGÍSTICAS

PROBLEMAS ECONÓMICOS E SOCIAIS

Apesar de todos os esforços feitos, o trabalho na exploração do subsolo continua a ser muito perigoso e inseguro porque, a altas profundidades, podem sempre haver derrocadas e os trabalhadores podem morrer soterrados.

FALTA DE SEGURANÇA NO TRABALHO

Os custos elevados da exploração do subsolo aliados à reduzida margem de lucro leva a uma quebra de rendimentos.

As empresas optam por abandonar as minas e jazidas ou, por vezes, despedir funcionários causando uma crise social de desemprego.

CUSTOS ELEVADOS

O nosso país não possui autonomia para satisfazer a necessidade nacional, por conseguinte tem de importar o que gere uma balança comercial negativa para além de uma grande vulnerabilidade económica e política face aos mercados internacionais.

DEPENDÊNCIA EXTERNA

Rafaela – nº2Cláudia – nº6Sónia F – nº27

TRABALHO ELABORADO POR:

top related