primeira revolução industrial - prof.altair aguilar

Post on 28-Jul-2015

120 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Primeira Revolução Industrial

Inicialização

A primeira etapa da vida humana na terra teve como forma de poder, a terra. Enquanto o poder migrava dos senhores de terra (nobreza) para a burguesia (comerciantes) que iam enriquecendo.

A vida do povo artesão era de tranquilidade e pobreza. Até que a população começou a crescer e surgiu uma forma de se fabricar coisas de forma seriada e rápida (maquinas à vapor) isto criou uma nova força econômica a indústria.

Vários burgueses (principalmente ingleses) apostaram nesta novidade pois havia um mercado imenso necessitando de produtos (demanda), o custo de fabricação caiu muito e a mão de obra.

O resultado disto foi uma verdadeira revolução na economia mundial.

Como ocorreu

Os artesãos quase morreram de fome, vários tiveram que se submeter como operários das novas fábricas em situações sub humanas de trabalho.

A partir daí o mundo nunca mais se tornaria o mesmo. Acabava de chegar a Era Industrial. Quem tinha a indústria tinha o poder

Iniciou-se na Inglaterra na metade do século 18, onde ocorreu também a invenção da máquina a vapor e sua aplicação na produção têxtil na fabricação de fios e tecidos.

Trazendo modificações na economia e na sociedade tornando-se mais complexas e, aumentando a quantidade de profissões, mercadorias produzidas e unidades de produção, onde as cidades passaram a crescer.

O campo conheceu um novo processo de mecanização, foram estruturadas ferrovias, que aumentaram a capacidade de circulação de mercadorias e pessoas.

Essas modificações atingiram inicialmente a Europa, Alemanha, França, Bélgica e Holanda entre outros, além da própria Inglaterra como EUA , Japão.

A partir de meados do século 20, alguns países subdesenvolvidos se industrializaram, entre eles, o Brasil, mas o processo verificado nesses países é diferente daquele que ocorreu nos desenvolvidos. O capital vem de fora , assim como a tecnologia, por meio de empresas estrangeiras .

Vantagens e desvantagens

Vantagens : O aceleramento da produção surgiu como um

papel vital no desenvolvimento do capitalismo; Ficou mais fácil controlar a produção; 

Os artesãos começaram a trabalhar em grupos; 

Multiplicando o trabalho humano, surgiram as indústrias modernas e o desenvolvimento das cidades. 

Desvantagens as máquinas substituíram a mão de obra

humana

O trabalhador perde o domínio sobre o produto final

Migração das áreas rurais para as áreas urbanas causando um descontrole populacional

Poluição.

O motivo em sua origem

A Inglaterra saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII.

Pois a Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor.

Além disso possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período.

A mão-de-obra disponível em abundância, também favoreceu a Inglaterra.

A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados.

O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.

Prof.Altair Aguilar

top related