plano estratégico para cascais - por isabel magalhães

Post on 18-Dec-2014

284 Views

Category:

News & Politics

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Isabel Magalhães, líder do Movimento SerCascais e candidata independente à Presidência da Câmara Municipal de Cascais, defende um plano estratégico que garanta um crescimento sustentado para Cascais.

TRANSCRIPT

Por um Plano Estratégico para Cascais

por Isabel Magalhães

Vivemos uma época em que o descrédito das instituições partidárias, as enormes dificuldades económicas, a ausência de valores e referências e a consequente desagregação social impõem reformas a todos os níveis.

Temos de começar pelo que nos está próximo: pela nossa atitude, pela nossa família, pelos nossos vizinhos, pela nossa Terra.

Temos de reencontrar a nossa identidade pessoal e colectiva!

Nesse sentido o SerCascais – Movimento Independente propõe para Cascais um Plano Estratégico que tenha em consideração a sua coesão económica, social e cultural, assente nas seguintes medidas prioritárias:

1. Criar um novo modelo de Ordenamento do Território, tendo por base a centenária vocação do Concelho – Turismo - que contenha a expansão urbana, apresente propostas de requalificação do interior do Concelho e de salvaguarda e recuperação do património cultural, natural e ambiental e estabelecer novos instrumentos (normas, competências, etc.) de gestão urbana que permitam a rectificação e humanização do actual desenho urbano e integre um Plano de Salvaguarda e desenvolvimento das áreas passíveis de integração em estrutura ecológica, interesse arqueológico, histórico ou cultural.

2. Mudar a Forma de Governar, definindo claramente os objectivos, implementando estruturas e recorrendo a mecanismos (mais delegação de poderes nas Freguesias, referendos e efectiva participação pública) de aproximação dos eleitores aos eleitos e de transparência, fazendo uma gestão “doméstica” e honesta que permita uma contenção das despesas supérfluas e duplicadas, fazendo da Autarquia, não um entrave ao investimento mas a impulsionadora do investimento, protectora dos mais desfavorecidos e fomentadora da criação de empregos no Concelho.

3. Melhorar os Espaços Públicos a Segurança e a Mobilidade, dotando o Concelho de parques públicos que permitam locais de lazer e encontros inter-geracionais, humanizar o espaço, melhorando o seu aspecto, limpeza, acessibilidade e atractibilidade, intervindo a nível da segurança dos bairros, criando uma nova cultura de mobilidade, alargando a rede pedonal ciclável e a intermodalidade, dotando o Concelho d transportes públicos que sirvam as efectivas necessidades e aproximem o litoral do interior.

4. Defender o Ambiente e a Eficiência Energética, criando mecanismos de prevenção na produção de resíduos e diminuição da pegada hídrica, monitorizar a qualidade do ar e das águas, impedir construções clandestinas, depósitos de lixo e entulho, apostar nas energias renováveis e na poupança energética, criação de um Plano Municipal Integrado para a festão da água.

5. Melhorar a Economia, promovendo acções de formação na área das Pescas, Comércio, Agricultura e pequena indústria, incrementando as actividades económicas ligadas à reparação de activos de toda a natureza (domésticos, comunitários, de transportes, etc.), incentivar o aproveitamento dos termos para a agricultura, promover e apoiar o empreendedorismo e a criação de emprego, incentivar a implementação, no interior do Concelho, de Projectos Âncora (por ex: cidade do cinema, parques temáticos, etc.), atrair empresas ligadas às novas tecnologias e e incentivar a criação de empregos on-line, impulsionar o Turismo de excelência, nas áreas do lazer, negócios, saúde e natureza.

6. Melhor Sociedade, fomentando em cada bairro a autonomia do quotidiano de cada família, promover as relações inter-geracionais, promover o voluntariado e a responsabilidade social, incentivar a cooperação entre todas as instituições (sociais, desportivas e culturais), criando uma rede que potencie a utilização dos recursos já existentes, a elevação do nível técnico, a eficiência Social e a diversificação das actividades, criar um Plano de Emergência para resolução

dos problemas sociais na área da habitação e da fome.

Porque só assim vale a pena SerCascais!

Isabel Magalhães

top related