plan. estr.grupo pé no chão

Post on 13-Jul-2015

179 Views

Category:

Business

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

EQUIPE: ANTHONYS CRISTIANE ROZIANE MANOELA WLADIMIR

O Grupo de Apoio Mútuo Pé no Chão é uma organização não governamental, criada em 1994, que desenvolve atividades educativas com crianças e adolescentes que fazem das ruas o principal espaço de luta pela sobrevivência na cidade de Recife

"Pé no Chão" é uma expressão dos meninos de rua do Recife quando pedem esmola: “Estou com os pés no chão (porque não têm dinheiro nem mesmo para chinelas), lutando pelo meu pão de cada dia”. Mas “ter o pé no chão” também significa uma prática fundamentada no cotidiano e na realidade social e não num mero idealismo. Assim, o nome capta os dois aspectos mais importantes do trabalho do Grupo.

No inicio dos anos 90 diante do discurso de piedade sobre o “menor abandonado” reinava no Recife a idéia de que as crianças estavam na rua porque eram abandonadas ou órfãs.

O grupo realizava seu primeiro projeto de investigação profissional com as 60 familias atendidas da favela da Encruzilhada sobre a verdadeira vida dos meninos e meninas de rua no Recife.

Por que abandonaram a casa? Há quanto tempo estavam na rua? Qual era o seu horário na rua? Alguma vez voltaram para casa? Mantinham algum tipo de relação com algum parente? Ser menino ou menina era importante?

RESULTADOS

O Grupo descobriu que

78% dos meninos de rua do Recife mantinham fortes vínculos familiares e todos tinham se matriculado na escola pública em algum momento da sua vida.

80% haviam sido abordados por uma ou várias entidades de serviço social.

Esta investigação exigiu a reorientação dos serviços destinados aos meninos e meninas de rua, dirigindo-os à família e à escola. O Grupo dedicou-se a este programa

MISSÃO

Promover a educação social de rua através da pedagogia popular, fortalecendo a identidade pessoal e social, a autonomia de crianças e adolescentes pela transformação social, rompendo o estereótipo de que toda criança de rua pobre não tem perspectiva.

VISÃO

Ser reconhecida pela inserção de crianças e adolescentes, dos bairros de Santo Amaro e Arruda no Recife, em atividades pedagógicas que possibilitem o de suas potencialidades. reconhecimento

VALORES Respeito pelo ser humano; Valorização da vida; Compromisso social; Ética.

CENÁRIO Alto índice de crianças e adolescentes em situação de

rua; Baixa escolaridade; Exclusão social; Ausência de políticas públicas eficazes; Investimentos insuficientes em atividades de caráter

social; Ociosidade; Falta de oportunidades.

OportunidadesOportunidades Ações

•Aumento na quantidade de editais públicos na área cultural (teatro, cinema, dança e artes plásticas).

•Profissionalizar equipe para escrever projetos de editais públicos;•Criar calendário de editais de interesse

Aumento de investimento do governo Federal em programas sociais.Descentralização de financiamento de espetáculos no eixo RJ – SP.

AmeaçasAmeaças Ações

Desinteresse dos beneficiários pelas atividades oferecidas

Continua busca por instrumentos de arte educação que se adeqüem a nova realidade dos beneficiários

Aumento de investimento de recursos internacionais na África

Aumento captação de recursos de financiadores de projetos do Governo do Estado de Pernambuco, Ministério da Cultura etc.

Pontos FortesPontos fortes Ações

Baixa rotatividade Manutenção das políticas de recursos humanos e formação continuada

Alta motivação da equipe Manutenção das políticas de recursos humanos e formação continuada

Inserção nas comunidades Priorizar o bom relacionamento com as famílias dos beneficiários,

Parceiros internacionais Manutenção das parcerias atuais e captação de novas parcerias em países diferentes

Pontos Fracos.Pontos Fracos Ações

Equipe reduzida Ou aumentar a quantidade de pessoas na equipeOu melhorar o nível técnico da equipe atual

Gestão não profissionalizada Ou Contratação de pessoa com formação em administraçãoOu Custear cursos na área de administração para os atuais membros

o Grupo não defende que a rua é em si mesma um espaço pedagógico - a rua tem que ser transformada num espaço digno de maneira a educar em todos os sentidos da palavra.

OBRIGADA!OBRIGADA!

top related