pilhas usadas

Post on 03-Jul-2015

4.343 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Escola Secundária da MaiaEscola Secundária da Maia

Área de ProjectoÁrea de Projecto

Pilhas UsadasPilhas Usadas

• Pilhas • Constituição das pilhas

• Qual o efeito das pilhas usadas no ambiente?

•Porque é que as pilhas podem ser perigosas?

•Ecopilhas

• Recolha de pilhas

• Vantagens da reciclagem

• Questões

As pilhas e as baterias são dispositivos que geram energia eléctrica através de uma reacção química que ocorre entre os seus componentes internos.A pilha eléctrica foi inventada pelo físico italiano Alessandro Volta em 1800.

A descoberta e desenvolvimento das pilhas e das baterias permitiu o nascimento da indústria dos aparelhos eléctricos portáteis.

As pilhas e as baterias estão presentes numa grande variedade de sectores de actividade; automóveis; informática; telecomunicações; aeronáutica; medicina; entre muitos outros.

As pilhas e as baterias são usadas em comandos, lanternas, relógios, brinquedos, computadores, ferramentas, câmaras fotográficas; câmaras de filmar, etc.

Basicamente uma pilha é constituída por os seguintes elementos:

_Eléctrodo positivo – por onde a corrente sai;_Eléctrodo negativo – por onde a corrente entra;

_ Electrólito;Solução através da qual se dá a transferência de electrões entre os eléctrodos.

_ Invólucro;Plástico ou aço inoxidável.

_ Separador;Plástico ou cartão.

_ Aditivos;Mercúrio, Chumbo ou Cádmio servem para recobrir os eléctrodos de zinco, evitando o seu desgaste com as reacções químicas.

As pilhas e as baterias podem ser classificadas em dois grupos:

_ Primárias (não recarregáveis);O produto químico, uma vez esgotado, não pode voltar à sua forma original.

_ Secundárias (recarregáveis ou acumuladores);A transformação da energia química em eléctrica é reversível, podendo ser recarregadas e

utilizadas várias vezes.

Dos constituintes das pilhas e das baterias, aqueles que apresentam maiores problemas para o ambiente, principalmente pelo seu elevado tempo de nocividade, são os metais pesados; Mercúrio, Chumbo e Cádmio.

Se deitarmos as pilhas e as baterias no lixo comum, a deterioração do seu revestimento, permite a libertação de componentes químicos para o meio ambiente, contaminando os solos, os rios, os lagos e os mares. Uma só pilha contamina o solo durante 50 anos.

O destino das pilhas e das baterias nem sempre é controlado, assistindo-se à sua deposição indiscriminada em aterros sanitários, compostagem, lixeiras e até em incineradoras.A incineração provoca a libertação para atmosfera de metais pesados que posteriormente vão ser arrastados pela chuva e depositados no solo e na água.

Na compostagem a presença de metais pesados pode reduzir significativamente a qualidade dos solos para a agricultura.

Em relação à colocação de pilhas e baterias em aterros, caso não sejam tomadas medidas para garantir o bom isolamento, pode-se estar na presença de contaminantes de águas subterrâneas.

Essa poluição, afectando os lençóis freáticos, não permite a utilização da água dos poços e dos furos.

As pilhas e as baterias devem ser colocadas num recipiente próprio chamado “Pilhão”. Evitaremos desta forma o seu depósito em locais impróprios, garantindo a sua concentração em pontos de recolha específicos para reciclagem.

ECOPILHASSociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores

Iniciou a actividade de recolha em 2004 e durante os primeiros cinco anos criou uma rede de 16.000 Pilhões, cobrindo todo o território nacional, onde recolheu mais de 80 milhões de pilhas e baterias usadas.

Actualmente gere os resíduos de pilhas e baterias usadas de mais de 380 empresas, e conta com 1.800 Ecoparceiros que contribuem para a recolha deste tipo de resíduo, ao colocarem Pilhões nas suas instalações.

A missão da empresa passa por gerir a recolha e a reciclagem das pilhas e baterias usadas colocadas no mercado nacional e sensibilizar a população portuguesa para a sua importância, através de acções e iniciativas que geram proximidade com os públicos alvo.

ECOPILHASSociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores

Recorre a empresas especializadas em reciclagem de pilhas e acumuladores usados, sediadas na União Europeia.

Na reciclagem destes resíduos são seguidos processos denominados tecnologicamente como piro – metalúrgico ou hidro – metalúrgico.

A reciclagem destes resíduos inclui as seguintes fases; Triagem, moagem e separação e, só então, o tratamento metalúrgico.

ECOPILHASSociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores

Triagem: Separa pela forma e tamanho;

Tratamento físico: Desmantelamento, moagem e separação física dos constituintes ficando estes mais acessíveis a tratamentos posteriores. Separação das partículas metálicas, papéis e plásticos de outros compostos e dos metais poluentes.

Tratamento metalúrgico: Recuperação dos componentes valorizáveis.

ECOPILHASSociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores

Só se pode reciclar aquilo que é recolhido selectivamente. Logo, ao incentivar-se a recolha selectiva estamos a diminuir significativamente o risco de deposição descontrolada das pilhas e acumuladores usados, e a prevenir a possível poluição que daí pode resultar.

Reciclar significa neste caso, recapturar materiais como o Manganês, o Zinco, o Aço e o Carbono, que voltam a ser usados em processos produtivos, sem que seja necessário retirá-los da natureza e gastar tão depressa as reservas daquilo que é para nós precioso.

Sem a colaboração de todos na recolha selectiva não é possível separar as pilhas do restante lixo, não havendo nada para reciclar!

Questões

Trabalho realizado por:

Ana Margarida CalçadaBeatriz MenaCláudia Silva

Mafalda AndrêsMaria Valente

Incineradora

Electrólito

Primeiro Triturador

Segundo Triturador

Separação

Forno

Lingotes de Chumbo

Baterias Novas

Plástico

Baterias Usadas

top related