pierre lévy - entrevista com comentários

Post on 11-Apr-2017

488 Views

Category:

Internet

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Descentralismo 3.0

Pierre Lévy - entrevista

Carlos Nepomuceno09/09/15V 2.0.0

• Texto original:http://goo.gl/Zdzqkd

• Vídeo que comento a entrevista:https://www.youtube.com/watch?v=fsLvQ963R1Q

“Antes de sermos capazes de pensarmos juntos, devemos compreender as referências básicas e aprender a pensar por nós mesmos.” (Pierre Lévy)

Comentário

• Não acho que isso é separado, mas é no debate coletivo que podemos ver o quanto estamos intoxicados.

• Não é por etapas é dentro da metodologia do diálogo eficaz que conseguimos mostrar o quanto temos dificuldade de conversar.

• Sugiro olhar este PPT:http://pt.slideshare.net/cnepomuceno/autoconhecimento-e-os-os-limites-do-conhecimento-e-da-percepo-individual

“No meio algorítmico, a comunicação torna-se uma colaboração entre pares para criar, categorizar, criticar, organizar, ler, promover e analisar os dados por meio de ferramentas algorítmicas”. (Pierre Lévy)

Comentário

• A ideia dos algoritmos como o novo tecno-código é uma novidade dentro do pensamento de Lévy, que ele introduziu nos últimos anos.

“Conhecimento é a habilidade de viver para compreender situações, identificar problemas e resolvê-los”. (Pierre Lévy)

Comentário

• Esta é a meu ver a ética da Ciência 3.0, que deixa a ideia do conhecimento pelo conhecimento para trás, da Ciência 2.0.

• Muitos dirão que nem tudo é problema e eu digo que é sim, pois existe duas vertentes da Ciência que atendem às demandas humanas: a que vem resolver problemas de sofrimento e de curiosidade.

Comentário

• Conhecimento pelo conhecimento marca a alta taxa do corporativismo da academia na macro crise cultural do século passado, quando as organizações ficaram obsoletas diante da Revolução Demográfica, que aumentou em muito a taxa de complexidade.

“Agora é verdade que as ferramentas atuais para procurar informações e automatizar sua análise são limitadas. Mas estamos apenas no início da revolução algorítmica”. (Pierre Lévy)

Comentário

• Gosto do nome Revolução Algorítmica para batizar a Revolução Digital.

• Porém, o digital traz três revoluções numa só, a algorítmica, introdução de novos tecno-códigos culturais é apenas uma delas.

• Há ainda a terceira etapa da massificação da escrita e ainda a massificação do áudio e vídeo a distância, que têm que ser vistas em separado, por provocar fenômenos distintos.

Comentário

• Assim, podemos falar de tecno-códigos dos rastros, ou dos algoritmos.

• O salto que demos nesse debate sobre as mudanças de mídia é de que há o aspecto macro e micro cultural.

• E passamos a chamar de tecno-códigos culturais e não mais informacionais, ou de comunicação ou de conhecimento.

Comentário

• Uma Revolução Cognitiva é, no fundo, uma sofisticação da cultura.

• E dependendo de seu impacto será incremental, radical ou disruptiva, sempre tendo em vista seu impacto na cultura.

“A Internet não é apenas um grande caótico banco de dados em frente ao qual você se sente isolado e indefeso, mas também um canal de comunicação de muitos para muitos, um meio social onde as pessoas podem ajudar umas as outras a encontrar e analisar as informações a fim de aumentar seus conhecimentos”. (Pierre Lévy)

Comentário

• Na verdade, a ideia do muito para muitos que é algo que eu descartei no caminho e usava muito ainda faria sentido no que avançamos?

Vejamos aqui uma experiência no próximo slide.

Comentário

• “A escrita não é apenas um grande caótico banco de dados em frente ao qual você se sente isolado e indefeso, mas também um canal de comunicação de muitos para muitos, um meio social onde as pessoas podem ajudar umas as outras a encontrar e analisar as informações a fim de aumentar seus conhecimentos”

Se encaixaria?

Comentário

• Não acho que a Internet cria a comunicação muitos para muitos, ela adensa as comunicações. O que faz a diferença é a intermediação de algoritmos que permitem que essa comunicação dos rastros passe a ser possível em uma velocidade maior.

• A escrita já era, de certa forma, uma comunicação de muitos para muitos, mas muito limitada.

“Muitos setores econômicos serão transformados ou eliminados pela evolução das comunicações”. (Pierre Lévy)

Comentário

• Na minha visão, todos, ao longo prazo, em função de um novo modelo muito mais sofisticado.

“Tenho certeza de que ainda vai haver «indústrias de notícias» no futuro, mas não haverá mais jornais.” (Pierre Lévy)

“Se o povo brasileiro colocar a educação no topo das suas prioridades políticas, o uso da internet poderá ser muito benéfico.” (Pierre Lévy)

“Deveria haver wifi e banda larga gratuitos nas grandes cidades e nas áreas pobres. Todas as escolas devem ter Wi-Fi e acesso aberto à Internet.” (Pierre Lévy)

“Professores e alunos devem ser incentivados a partilhar experiências e recursos. O pensamento crítico e as habilidades na análise de dados deveriam ser ensinados no segundo grau. Deve se evitar a criação de comunidades fechadas e redundantes (portais) e devem ser usadas as atuais mídias sociais e o software livre.” (Pierre Lévy)

Comentário

• Acredito que a defesa de um Ensino 3.0 tem como eixo central a passagem da escola baseada em assuntos para problemas, que é a grande mudança cultural, que permitirá a descentralização.

• Não sei se Lévy defende esse mesmo conceito.

M

Mais sobre Nepomuceno:

O livro de Carlos Nepomuceno propõe interessante análise para os líderes contemporâneos. Quem quer compreendera internet para reinventaro processo de tomada de decisão encontrará aqui as respostas. Pierre Levy.

CAPACITAÇÃO

Formação de analista estratégico para inovação participativa

CONSULTORIA

Criação de Projetos deInovação Participativa

cnepomu@gmail.com

http://www.youtube.com/cnepomuceno

http://pt.slideshare.net/cnepomuceno/

www.nepo.com.br

https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno

cnepomu@gmail.com

@cnepomuceno

Portfólio de consultoria/capacitação

Onde tenho dado aulas

CRIE UM NÚCLEO DE INOVAÇÃOPARTICIPATIVAEM SUA CIDADE

cnepomu@gmail.com

top related