photoshop...maquiagem digital assim como é possível manipular os rostos para parecerem algo...

Post on 18-Sep-2020

0 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

PHOTOSHOPMÓDULO 4 - AULA 4• Liquify• Recortedecabelo(Channels)• Tratamentodeimagens• Pinturadigital(Maquiagem)

MAniPULAçãO De iMAgeM

Uma das ferramentas mais aguardadas para serem aprendidas no PS são aquelas relativas à manipulação de imagens. Como vimos no módulo passado, as ferramen-tas do menu “adjustments” são responsáveis por fazer um tratamento em cor, luz, saturação, etc, mas quando é necessário limpar algum ruído que vazou na foto, ou

mesmo tirar sinais e espinhas em um rosto, faz-se necessário utilizar as ferramentas de manipulação.

Nesse caso usamos as seguintes ferramentas:A primeira, que lembra um band aid, chama-se Spot Healing Brush e o seu funcionamento é baseado nos pixels ao redor da área, em que você a usa. Ela reordena os pixels e mantem os tons de cores.A segunda, que lembra um carimbo, chama-se Clone Stamp e tam-

bém copia os pixels ao seu redor, mas diferentemente da Spot Healing, nós que indicamos onde ela vai buscar a referência que

será utilizada.

MAniPULAçãO De iMAgeM

1

2

MAniPULAçãO De iMAgeM

Vamos usar como exemplo a imagem a seguir. Veja que a moça da foto tem sinais e espinhas. Para alcançarmos um resultado de pele limpa, vamos usar a spot healing tool e a clone stamp tool.

MAniPULAçãO De iMAgeM

A Spot Healing Tool aparece como um cír-culo e para usá-la, nós clicamos na área que queremos que desapareça. As dica dessa ferramenta são: não arrastá-la por uma área muito longa, para que não haja distorção. E deixar o tamanho do círculo semelhante ao tamanho do que precisa ser apagado.

MAniPULAçãO De iMAgeM

A ferramenta Clone Stamp abre como um círculo, mas você não conseguir uti-lizá-la, sem antes definir de onde você quer pegar a referência. Pressione o alt e veja o círculo virar um alvo, daí defina a sua referência e clique no local onde você quer eliminar o ruído. As dicas para o uso da clone stamp são: Sempre dê zoom na área em que você vai trabalhar, assim você evita dis-torções. E dê preferência por pegar uma referência próxima da área que você vai manipular, assim os tons se manterão.

MAniPULAçãO De iMAgeM

Varie a utilização das duas ferramentas e o resultado final deve ser semelhante

a esse:

MAniPULAçãO De iMAgeMEssas duas ferramentas não servem apenas para limpar espinhas. Lembre-se que elas podem ser usadas para diversos fins, como apagar uma placa que vazou em uma foto, retirar uma mancha e até mesmo restaurar um retrato antigo. Teste as duas nas imagens abaixo e veja por si só.

Tente tirar a ferrugem desse barco e deixá-lo como novo.

Use as ferramentas para tirar as duas placas nessa parede.

MAniPULAçãO De iMAgeMVemos em várias propagandas, principalmente de produtos de beleza, aquelas modelos com uma pele de pêssego, mas como alcançamos esse resultado?Com a ferramenta Surface Blur. Para acessá-la vamos usar o nosso menu superior as-sim:

Mas não basta apenas aplicar o sur-face blur, é necessário selecionarmos a área de trabalho antes e ainda criar uma camada apenas com ela. Recomenda-mos o uso da máscara de seleção. Veja só à seguir:

MAniPULAçãO De iMAgeMUsamos a máscara para selecionar a área do rosto, tomando cuidado para não selecio-nar cabelo, sombrancelhas e as linhas de expressão perto de olhos, nariz e boca. Isto porque o blur distorce essas partes parecendo muito artificial.

MAniPULAçãO De iMAgeM

O resultado da seleção deve ficar assim.A camada com apenas a seleção ficará assim:

MAniPULAçãO De iMAgeM

Na camada do rosto que va-mos aplicar o Surface Blur e o painel ao lado vai abrir. Nele vamos definir o Radius (raio) de distorção e o Thresh-old que a amplitude de dis-torção. Tome cuidado para a pessoa não ficar com cara de boneca.

MAniPULAçãO De iMAgeM

O resultado fica mais ou menos assim, mas perceba que ainda pre-cisamos fazer um acabamento. É nesse momento que usamos a máscara de revelação.

MAniPULAçãO De iMAgeM

Assim como a máscara de seleção, usa-mos a brush (pincel) para manipular a máscara de revelação.

Repare que usamos uma opacidade menor para esse acabamento. A máscara de

revelação cria uma espécie de camada co-lada à anterior, que esconde ou revela informações. No caso, va-mos usar a máscara para limpar a dis-torção das áreas em que ela ficou muito artificial.

MAniPULAçãO De iMAgeM

Finalmente, quando termina-mos o acabamento, nós se-lecionamos a duas camadas, clicamos com o botão direito e selecionamos “merge lay-ers”. Essa função vai unificar as camadas e a máscara que criamos, para que possamos usar o Liquify em seguida.

MAniPULAçãO De iMAgeMO Liquify é um tipo de filtro que nos permite manipular ainda mais uma imagem. Normal-mente ele utilizado em campanhas de moda, beleza e anúncios de modo geral, porque possibilita a transformação de um rosto “comum” em um rosto “perfeito”. Vale lembrar que é uma ferramenta que deve ser usada com cuidado, para que não pareça tão artifi-cial.

MAniPULAçãO De iMAgeM

Quando selecionamos a opção do Liquify esse menu aparece, o qual podemos testar as ferra-mentas, antes de dar por finalizado do trabalho.

MAniPULAçãO De iMAgeM1

234567

1 – Desloca e reposiciona. 2 – Desfaz o que foi alterado

3 – Efeito de afinamento 4 – Efeito de inflar

6 – Mão que mexe a imagem

7 – Lupa de Zoom

5 – Distorce

Brincando com as ferramentas, podemos mudar completamente as feições de uma pessoa

ATiviDADe 7 – ROSTO De cOMeRciAL

Agora vamos aplicar oque aprendemos nessa imagem ao lado buscando um resul-

tado parecido com a imagem a baixo.

Resultado esperado.

MAqUiAgeM DigiTAL

Assim como é possível manipular os rostos para parecerem algo completamente difer-ente, também é possível fazer desenhos sobre eles, utilizando os métodos da pintura digital, aliados aos blend modes.

Ao fazer uma maquiagem digital utilizando esse método, é importante lembrar que cada parte da maquiagem deve ser feita separadamente, o que implica que novas camadas devem ser criadas a cada nova etapa de maquiagem. Nossa dica é sempre renomear suas camadas para não confundir o trabalho.

MAqUiAgeM DigiTAL

Outra forma de fazer maquiagem digital é utilizando uma referência de outro lugar, como uma montagem. Para esse processo a sua referência precisa estar com o rosto mais ou

menos no mesmo ângulo que a imagem que será editada e é preciso que a qualidade das imagens também sejam equiparadas.

Para demonstrar esse trabalho, vamos usar a nossa modelo e mais duas referências para os olhos e a boca. Para o blush ainda vamos manter o uso dos pinceis.

MAqUiAgeM DigiTAL

Imagem a ser maquiada Referencia 01

Referencia 02

MAqUiAgeM DigiTAL

Começamos seleciona-ndo a parte de cima do

olho. Usamos a máscara de seleção para fazer uma

seleção mais precisa.

Em seguida levamos essa maquiagem para o arquivo que estamos trabalhando.

MAqUiAgeM DigiTAL

Nesse momento, usamos o ctrl+t para adequar o tamanho e a direção da maquiagem na nossa

modelo.Daí encaixamos o recorte o mais próximo possível do ideal, antes de ativar-

mos uma máscara de rev-elação para fazer o aca-

bamento.

MAqUiAgeM DigiTAL

Resultado esperado

Com uma opacidade baixa no pin-cel, nós acertamos os detalhes, principalmente dos contornos, para que pareça mais natural.Depois escolhemos um blend

mode adequado.

MAqUiAgeM DigiTAL

Fazemos o mesmo com a parte de baixo do mesmo olho, o olho seguinte e com a referência dos lábios. O resultado espera-do é essa:

MAqUiAgeM DigiTAL

MAqUiAgeM DigiTAL

Seja qual for a sua escolha, lembre-se que é preciso ter bom gosto e paciência para faz-er a maquiagem. Além disso, é importante ter em mente que é possível baixar novos pin-

ceis para a sua coleção, assim como usar referências de vários tipos.Também lembramos que a técnica usada para fazer maquiagem baseada em uma

referência também pode ser coloca em prática com outros tipos de montagem, para tor-na-las mais profissionais e bem acabadas.

SeLeçãO De cAbeLO PeLOS cAnAiS (cHAnneLS)

A forma seguinte de seleção é feita utilizando o painel Channels (Canais), que represen-tam a quantidade de R (red), G (Green), B (Blue) que a imagem tem para ser composta.

Para uma seleção inteligente, procuramos sempre o canal em que há mais contraste, duplicamos-o e iniciamos um processo de aprimoramento de con-traste, o que vai tornar a seleção mais fácil. Veja só:

SeLeçãO De cAbeLO PeLOS cAnAiS (cHAnneLS)

SeLeçãO De cAbeLO PeLOS cAnAiS (cHAnneLS)

Depois que fazemos a cópia da imagem, procur-amos no painel de adjust-ments o “levels”. Nele configuramos o máximo possível o con-traste da imagem. Usual-mente levamos o controle do preto e o controle do branco para o centro da régua.

Queremos deixar a imagem bem con-

strastante, então além do levels, vamos usar a ferramenta “burn” nas áreas escuras e

a ferramenta “dodge” nas áreas claras.

SeLeçãO De cAbeLO PeLOS cAnAiS (cHAnneLS)

SeLeçãO De cAbeLO PeLOS cAnAiS (cHAnneLS)

Quando usamos o “burn” ativamos no range a opção shadows (para que a ferra-

menta não escureça as partes brancas) e quando usamos o “dodge”, ativamos no range a opção highlights (para que a

ferramenta não clareie as par-tes pretas).

SeLeçãO De cAbeLO PeLOS cAnAiS (cHAnneLS)

Quando a imagem está pronta, ati-vamos a seleção apertando nesse

ícone.

SeLeçãO De cAbeLO PeLOS cAnAiS (cHAnneLS)

SeLeçãO De cAbeLO PeLOS cAnAiS (cHAnneLS)

Exiba o channel RGB novamente e oculte o canal criado a partir do azul.

Clicando com o botão direito sobre a seleção, selecione a opção “Layer

via Copy”.

Apague a layer original e você terá o recorte pronto, como na foto ao

lado.

Escolha um método de maquiagem para a modelo ao lado e tire-a do fundo que ela se encontra, utilizando a seleção de cabelos

através dos channels.

ATiviDADe 8 – cAbeLO e MAqUiAgeM

Resultado

top related