petrom - centroprojekt-brasil.com.br · industrial efluente sanitÁrio esgoto equalizaÇÃo...

Post on 11-Feb-2019

213 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Petrom

T R ATA M E N TO D E E F LU E N T E S

Unidade Mogi das Cruzes - SP

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

INDUSTRIAL

EFLUENTE

SANITÁRIO

ESGOTO

EQUALIZAÇÃO

CONTAMINADAS

ÁGUAS PLUVIAS

DESIDRATAÇÃO

FLOTAÇÃO

FLOTAÇÃO

LO

DO

FIL

TR

AD

O

LODO

REATOR

BIOLÓGICO

BIOLÓGICOREATOR

(MBR)

FORNECIDO PELA CENTROPROJEKT

EQUALIZAÇÃO

REÚSO OU CORPO RECEPTOR

CENTROPROJEKT DO BRASIL S/A

www.centroprojekt-brasil.com.br

Rua Alexandre Dumas, 2.200 - 04717-910 - 2º andar - São PauloFone: + 55 (11) 3556-1100 - Fax: + 55 (11) 5523-2473

centroprojekt@centroprojekt-brasil.com.br

- SP - Brasil

FLUXOGRAMA

T R ATA M E N TO D E E F LU E N T E S

Dados do Projeto

Vazão Média: 143 m³/dia>5,96 m³/hVazão de Pico: 10,3 m³/hDBO Médio: 143 mg /lDBO de Pico: 447 mg /lDQO Médio: 450 mg/lTemperatura: Máximo 40ºC na entrada do MBR

OBJETIVOFornecimento de um sistema de tratamento terciário para que o efluente do sistema de tratamento existente na PETROM atingisse os parâmetros exigidos pelas legislações federal (Resolução CONAMA 430) e estadual (decreto 8468 da CETESB, artigo 18). A tecnologia adotada foi a do reator biológico de membranas (MBR), a qual foi implementada após os tratamentos primário e biológico existentes. O efluente industrial é enviado para um tanque de equalização e a seguir passa por um flotador a ar dissolvido (DAF). Esta corrente é unida às águas pluviais contaminadas em um tanque construído para equalizar a vazão enviada ao tratamento biológico por lodos ativados. O efluente do sistema de lodos ativados é enviado para um flotador a ar dissolvido para a remoção adicional de óleos e graxas. A seguir esta corrente é unificada ao esgoto sanitário no reator biológico de membranas (MBR). O efluente do tratamento terciário possui qualidade muito superior à exigida pelos requisitos legais e pode ser enviado ao corpo hídrico receptor ou reutilizado nas dependências da fábrica.Os lodos do flotador a ar dissolvido que sucede o sistema de lodos ativados e do sistema MBR são misturados e desaguados em uma centrífuga.

Dados Principais-Sistema MBR

Quantidade de Módulos: 4 un.Área Total de Filtração: 360 m²Fluxo Médio/ Membranas: 0,40 m³ / m².dQuantidade de Membranas: 450 un.

Qualidade do efluente tratado: DBO (mg/l): < 5,0 Sólidos em suspensão (mg/l): < 5,0

Execução O contrato foi assinado em setembro de 2007 e o sistema foi projetado, comissionado e entregue à Petroquímica Mogi das Cruzes cinco meses após a assinatura do contrato, em fevereiro de 2008.

top related