pastoral perdido no paraíso c - metodistaitaberaba.com.br · jesus usou, nesta parábola, uma...

Post on 02-Nov-2019

0 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Perdido no paraíso

Conforme Gênesis 1:26, fo-mos criados à imagem e se-melhança de Deus: “Façamos

o homem à nossa imagem, confor-me a nossa semelhança”. Isso signi-fica que nossa essência é divina, ou seja, vivemos como Deus vive, somos a expressão da comunhão existente na Trindade, fomos criados com a ca-pacidade de amar, relacionarmo-nos uns com os outros, frutificar e, não menos importante, ser livres.

Adão e Eva viviam em harmonia entre si e com a criação, pois essa vivência era reflexo do que eles desfrutavam com Deus. Todos os dias, ao cair da

tarde, o Soberano levantava-se do Seu alto e sublime trono para passear com o homem e a mulher pelas campinas do paraíso (Gn 3:8). Talvez daí venha a expressão “cenário paradisíaco”; afinal, haveria algo mais bonito e prazeroso do que passear com Deus todos os dias vendo o pôr do sol?

Um verdadeiro amor não é imposto, condicionado, forçado, mas é resulta-do de uma escolha voluntária e recíproca. Por isso, Deus deixou o homem e a mulher livres para amá-Lo ou não, e nós somos tentados a abrir mão desse amor para saciar nossa sede por autossatisfação. O Diabo quer nos enredar no laço da idolatria para que nos tornemos idólatras de nós mes-mos. A proposta da serpente à mulher é: “E sereis como Deus” (Gn 3:5). Que grande tentação ser como Deus. A sagacidade do mal é tão seduto-ra que a serpente oferece para o homem e para a mulher uma vantagem que, na verdade, eles já tinham: a de ser semelhantes a Deus.

O resultado da queda é a disfunção da vida, uma vez que o ser humano quebra seu vínculo de intimidade, cumplicidade e dependência com o Di-vino. O homem passa a ter vergonha de si mesmo (Gn 3:10), acusa seu próximo, que é a mulher (Gn 3:12), e esta, por sua vez, culpa a criação: “A serpente me enganou” (Gn. 3:13). A quebra de relacionamento com Deus resulta na disfunção do ser humano consigo mesmo, com o próximo e com o meio em que vive.

Adão e Eva estavam perdidos no paraíso sem saber como se rela-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 753 | 3 DE MARÇO DE 2019

“Adão e Eva”, por Omenihu Amachi

cionar; houve culpa, houve acusação, houve quebra de vínculos. É assim que nos encontramos por diversas vezes na caminhada da vida, perdidos nos nossos sentimentos. Ficamos bravos, indignados, e insatisfeitos conos-co mesmos, olhamo-nos no espelho e nos perguntamos “Por quê?”. Para al-guns, essa crise alcança patamares tão insustentáveis que podem levá-los a uma fuga permanente da realidade, atentando contra a própria vida.

O que falar então das relações pessoais, no campo da família, no meio pro-fissional e também no arraial da igreja; relacionamentos truncados, falta de perdão, acusações, fofocas, intrigas etc. O resultado em muitos casos é o fim de um casamento, o rompimento de laços de amizade, a falta de continuida-de e avanço profissional, o fracasso num relacionamento...

Nosso olhar fica turvo, não enxergamos outras possibilidades nem caminhos alternativos, perdemos a disposição de nos adaptarmos, o mundo vira uma grande prisão e não há lugar onde possamos encontrar paz e refrigério. É o retorno ao caos, ao vazio, às trevas.

Só há um caminho para voltarmos a nos relacionar de maneira saudável co-nosco mesmos, com o outro e com o meio em que vivemos: voltando a nos relacionar com o Criador. Paulo declarou que as coisas velhas ficaram pa-ra trás, e eis que tudo se fez novo (2 Co 5:17). Esse renovo nada mais é do que voltar à origem de tudo. Restaurar nossa relação com Deus sara to-dos os nossos vínculos. Não estar bem com você mesmo, com os outros ou com a “vida” é reflexo de algo que precisa ser revisto e tratado na sua rela-ção com Deus.

Não fique perdido nas disfunções geradas pela idolatria do seu “eu”, mas se permita ser achado pelo Senhor para que você possa voltar a caminhar com Ele na viração do dia.

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria.”

Agostinho de Hipona, teólogo, filósofo e bispo cristão (354-430)

ReflexãoDeus se importa com sua vida“Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se per-deu, até encontrá-la?” (Lucas 15:4).

Na Palestina dos dias de Jesus, um rebanho de cem ovelhas seria um rebanho considerável, pelo que temos aqui a descrição de um pro-prietário bastante rico. No entanto, segundo diz Jesus, até mesmo

um proprietário desses sentiria a falta de uma ovelha que fosse. É possível que tal homem não sentisse qualquer emoção particular a respeito, mas tão somente o senso da perda financeira.

Não obstante, lemos que havia certa forma de simpatia entre o pastor e as

ovelhas, e que, em alguns casos, o pastor dava nomes a cada uma das suas ovelhas.

Se este tivesse sido o caso, então a perda teria sido muito mais séria do que um débi-to financeiro. O pastor não perderia todo in-teresse pelas demais noventa e nove ove-lhas, mas, apesar disso, pensaria em dei-xá-las temporariamente a fim de procurar a ovelha perdida e trazê-la à segurança.

O número de ovelhas perdidas foi o mínimo possível, mas o pastor não deixou de inte-ressar-se por isso.

Tudo isso serve para mostrar-nos o grande amor de Deus, um amor que Jesus com-

partilhou em Seu ministério.

É por essa razão que Jesus acolhia os odiados publicanos ou coletores de im-postos, e também as prostitutas.

Tomamos conhecimento de que a literatura rabínica declara algumas vezes que os publicanos estavam fora do alcance da chamada ao arrependimento. Mas Jesus não compartilhava dessa opinião, e asseverou, acerca das pros-titutas, que algumas delas entrariam no reino dos céus antes das orgulhosas autoridades religiosas de seus dias.

Jesus usou, nesta parábola, uma ilustração comum, já que os Seus ouvin-tes estavam bem familiarizados com a vida pastoril. Mostrou Ele que um pro-prietário de ovelhas, apesar de rico, deixaria noventa e nove ovelhas a fim de procurar a única que se perdera. E mostrou que, aquilo que qualquer homem faria em prol de uma ovelha, Ele mesmo, em Seu ministério, estava fazendo em favor das almas dos homens.

Assim, mostrou Ele o grande valor que atribuía a uma única alma, atitude perfeitamente característica em Jesus, que nunca deixou de dar elevado va-lor ao ser humano.

E esse valor se deriva do fato de que Deus está transformando homens e mu-lheres cristãos segundo a própria imagem e substância da natureza moral de Cristo, conduzindo dessa forma muitos filhos e filhas à glória e elevando-os bem acima da posição dos anjos. A criatura que tem esse tipo de potencial é infinitamente valiosa.

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos ir-mãos” (Rm 8:28-29).

Não há qualquer indício sobre o motivo pelo qual a ovelha se desviou e se perdeu. Jesus não estava examinando as razões por que as pessoas se afas-tam do caminho certo – por que as prostitutas assim se tornaram, por que os coletores de impostos enganavam em suas cobranças, furtavam e matavam.

“O Bom Pastor”, por Sarah Hornsby

Mas preocupava-Se aqui com o arrependimento, que é uma modificação, uma reforma, uma vida nova, e ao qual todos os pecadores são candidatos.

É de se supor que o trabalho de procura do pastor deve ter sido extenuante, pois arriscou tudo quanto era necessário, sofreu o calor da viagem, os peri-gos dos assaltantes, os rigores de uma jornada dificílima, mas tudo isso es-tava plenamente justificado, porquanto representava o infinito valor da alma que seria salva.

Não podemos negar que o simbolismo das “ovelhas” é uma representação da humanidade toda e ilustra a intenção do Pai em conduzir todos os homens e mulheres até Ele mesmo.

Assim sendo, o texto em foco simplesmente nos permite su-bentender a capacidade que todos têm de se achegarem a Cristo, “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2:4).

Por Wilson de Oliveira Carvalho, escritor e poeta presbiteriano

“Como bom pastor, Jesus deu a Sua vida por nós; como grande pastor, Ele vive para nós; e, como

supremo pastor, Ele voltará para nós.Hernandes Dias Lopes, pastor presbiteriano capixaba

AvisosSeminário: “Haggai na Sua Igreja”O Programa “Haggai na Sua Igreja” é modular. Cada módulo, dura oito ho-ras e abrange três matérias: uma na área de Liderança, uma na área de Vi-da Cristã e outra na área de Evangelismo. Os módulos do curso serão ofere-cidos aos sábados, das 8h30 às 16h30.

Local: Igreja Metodista em Morro Grande;Datas dos módulos: 6 de abril, 1º de junho, 3 de agosto e 5 de outubro;Valor por módulo: R$ 50,00.

Aniversário da nossa igrejaNeste mês de março, completamos 66 anos de vida e missão metodista na Freguesia do Ó e celebramos o privilégio que o Senhor nos tem dado de ma-nifestarmos o Seu Reino aqui na Terra. Neste ano, a temática do aniversário é “Aviva-nos!”. Confira os pregadores que participarão da programação es-pecial do mês de aniversário:

10/3 Pastora Thelma Nascimento, da Igreja Metodista em Mogi das Cruzes;

17/3 Pastor Enoque Rodrigo Leite, da Igreja Metodista em Jardim Capela;

24/3 Bispo José Carlos Peres, da 3ª Região Eclesiástica;29 a Conferência Missionária 2019 – Pastor Hygor Junker, 31/3 Missionário Edson Teixeira e Cia. de Teatro Transbord’Arte.

Culto da Mulher – sábado que vem!Teremos um culto especial para celebrar a vida das nossas mulheres. Será uma rica oportunidade para comunhão e confraternização. Todas as mulheres da nossa igreja estão convidadas e desafi amos cada uma a trazer uma amiga.Quando: 9 de março, às 19h30;Tema: “Mulher por Inteiro”.

Conferência Missionária 2019Tema: “Indo Além dos Limites – Hebreus 11:2”;Quando: 29 a 31 de março de 2019;Conferencistas: Pastor Hygor Junker, Missionário Edson Teixeira e Cia. de Te-atro Transbord’Arte.

Hoje (3/3), não se esqueça de con-tribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Santa Ceia no mês de marçoPor conta do feriado prolongado (2 a 5/3), a Santa Ceia do mês de março será ministrada dia 10.Equipe Pastoral

Aniversariantes3/3 Beatriz dos Santos Chinello;5/3 Antônio Roberto Ramos Nogueira.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi-dades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vassalo (irmão do Ge-sué), do Carlos (fi lho da Zenaide), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Garcia, da d. Domi, do Edilson Tá-vora, da Gina, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, do Nino, da Nurimar, da Paula (fi lha da d. Al-da), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Ro-seli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Mar-ques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

• Pelos desempregados;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);• Pela missionária Mariana Wada;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago Valentintivalentin@hotmail.com

Pastora: Laura Valentinlauraprfcosta@hotmail.com

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h00)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Liber-tação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (3/3) PRÓX. DOMINGO (10/3)

FECHAMENTO DA IGREJA Zé Fenner Weslley

GUARDADOR DOS CARROS Gilberto Emerson

INTERCESSÃO – ---

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Thaís/Carol S./Laisa/Pastora

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bel Scheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Murillo Pr. Tiago/Pra. Laura

PREGADOR Pra. Ligia Pra. Thelma

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.

top related