palestra higiene oral

Post on 22-Dec-2014

25.741 Views

Category:

Health & Medicine

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Clínica Oralmed é uma empresa especializada em Medicina do Trabalho e Odontologia do Trabalho. Composta por profissionais altamente especializados para proporcionar a você e sua empresa o melhor em saúde ocupacional. A Clínica Oralmed realiza exames ocupacionais (ASO), admissionais, demissionais, periódicos e mudança de função, espirometria e audiometria, PCMSO. A Medicina do Trabalho bem como a Odontologia do Trabalho são instrumentos aliados do empresário, que entende que a Saúde Ocupacional garante a Qualidade de Vida, proporcionando ao seu quadro de colaboradores Saúde Integral, garantindo a empresa funcionários satisfeitos que farão com que aumente a produtividade e diminua o absenteísmo, esta é a principal função que a Medicina do Trabalho e a Odontologia do Trabalho da Clínica Oralmed podem oferecer a você e seus colaboradores. A Clínica Oralmed também conta com Consultas Médicas e tratamento odontológico, atendemos a vários convênios.

TRANSCRIPT

Higiene Oral e Prevenção Higiene Oral e Prevenção à Cárie e Doenças da à Cárie e Doenças da

GengivaGengiva

Dr. Marcos Renato dos SantosDr. Marcos Renato dos SantosCirurgião DentistaCirurgião Dentista

Especialista em Odontologia do Especialista em Odontologia do TrabalhoTrabalho

CRO-MT 2990CRO-MT 2990

Estrutura DentalEstrutura Dental

EsmalteEsmalte

I- CoroaI- Coroa DentinaDentina

PolpaPolpa

II- RaizII- Raiz CementoCemento

Estrutura DentalEstrutura Dental

III- Estruturas de Fixação do III- Estruturas de Fixação do DenteDente

Fibras PeriodontaisFibras Periodontais Osso Osso AlveolarAlveolar

Estrutura DentalEstrutura Dental

EsmalteEsmalte

DentinaDentina CoroaCoroa

PolpaPolpa

CementoCemento Raiz Raiz

Estrutura DentalEstrutura Dental

COROA:COROA: É a porção visível do dente É a porção visível do dente na boca.na boca.

RAIZ:RAIZ: É a porção responsável pela É a porção responsável pela fixação do dente no osso.fixação do dente no osso.

Estrutura DentalEstrutura Dental

ESMALTE:ESMALTE: É a porção mais externa, É a porção mais externa, mais dura e também a mais fina da mais dura e também a mais fina da coroa do dente.coroa do dente.

DENTINA:DENTINA: Localizada abaixo do Localizada abaixo do esmalte dentário, compreendendo a esmalte dentário, compreendendo a maior parte da coroa, é mais mole maior parte da coroa, é mais mole que o esmalte e é ela que dá cor e que o esmalte e é ela que dá cor e sensibilidade ao dente.sensibilidade ao dente.

Estrutura DentalEstrutura Dental

POLPA:POLPA: É a parte viva e a mais É a parte viva e a mais interna do dente, onde encontramos interna do dente, onde encontramos os seguintes elementos: artéria, veia os seguintes elementos: artéria, veia e nervo. Ela é responsável pela e nervo. Ela é responsável pela sensação dolorosa, frio, calor, sensação dolorosa, frio, calor, sensibilidade.sensibilidade.

Estrutura DentalEstrutura Dental

CEMENTO:CEMENTO: Camada fina que reveste Camada fina que reveste a raiz.a raiz.

FIBRAS PERIODONTAIS:FIBRAS PERIODONTAIS: São São responsáveis pela fixação do dente responsáveis pela fixação do dente ao osso, conferem mobilidade ao ao osso, conferem mobilidade ao elemento dentário. Funcionam como elemento dentário. Funcionam como amortecedores das forças de amortecedores das forças de mastigação.mastigação.

Função dos DentesFunção dos Dentes

I- MastigaçãoI- Mastigação

II- EstéticaII- Estética

III- FonaçãoIII- Fonação

IV- Crescimento FacialIV- Crescimento Facial

Função dos DentesFunção dos Dentes

1º: Mastigação:1º: Mastigação:

incisivos cortam;incisivos cortam;

caninos rasgam;caninos rasgam;

pré-molares amassam;pré-molares amassam;

molares trituram;molares trituram;

A mastigação ajuda na quebra dos A mastigação ajuda na quebra dos alimentosalimentos

Função dos DentesFunção dos Dentes

2º - ESTÉTICA:2º - ESTÉTICA: Confere beleza ao Confere beleza ao sorriso.sorriso.

3º - FONAÇÃO:3º - FONAÇÃO: Auxilia na articulação Auxilia na articulação das palavrasdas palavras

4º CRESCIMENTO FACIAL4º CRESCIMENTO FACIAL

Tipos de DentiçãoTipos de Dentição

• 1ª DENTIÇÃO:1ª DENTIÇÃO: Temporária, de leite ou Temporária, de leite ou decídua:decídua:

• 20 dentes. O primeiro nasce mais ou menos 20 dentes. O primeiro nasce mais ou menos aos 6 meses de idade (incisivos inferiores), aos 6 meses de idade (incisivos inferiores), e o último mais ou menos aos 2 anos e meio e o último mais ou menos aos 2 anos e meio de idade, sendo ele o segundo molar.de idade, sendo ele o segundo molar.

• É constituída por incisivos, caninos e É constituída por incisivos, caninos e molaresmolares

Tipos de DentiçãoTipos de Dentição

• 2ª DENTIÇÃO:2ª DENTIÇÃO: Mista: Mista:

• É composta de dentes das duas É composta de dentes das duas dentições, dentes de leite e dentes dentições, dentes de leite e dentes permanentespermanentes

Tipos de DentiçãoTipos de Dentição

• 3ª Dentição:3ª Dentição: Permanente: Permanente:

• 32 dentes. O 1º nasce mais ou menos aos 32 dentes. O 1º nasce mais ou menos aos 6 anos de idade, sendo ele o primeiro 6 anos de idade, sendo ele o primeiro molar inferior, sem a criança ter perdido molar inferior, sem a criança ter perdido nenhum dente. O último a nascer é o nenhum dente. O último a nascer é o terceiro molar (siso), por volta dos 18 terceiro molar (siso), por volta dos 18 anos.anos.

• É constituída por incisivos, caninos, pré-É constituída por incisivos, caninos, pré-molares e molaresmolares e molares

A Importância dos Dentes de A Importância dos Dentes de LeiteLeite

• Além das funções já citadas os Além das funções já citadas os dentes de leite são importantes para dentes de leite são importantes para a manutenção do espaço para a a manutenção do espaço para a futura dentição permanente, e futura dentição permanente, e mantendo o espaço auxiliam no mantendo o espaço auxiliam no crescimento facial.crescimento facial.

Cárie DentáriaCárie Dentária

• É uma doença infecciosa.É uma doença infecciosa.

• É o principal fator de perda dos dentes.É o principal fator de perda dos dentes.

• O dente é constituído principalmente de O dente é constituído principalmente de cálcio.cálcio.

• Após a alimentação os restos alimentares Após a alimentação os restos alimentares acumulam-se sobre os dentes. As acumulam-se sobre os dentes. As bactérias presentes na boca sintetizam bactérias presentes na boca sintetizam esses restos alimentares para esses restos alimentares para sobreviverem, sobrando ácidos. sobreviverem, sobrando ácidos.

Cárie DentáriaCárie Dentária

• Os ácidos em contato com a superfície Os ácidos em contato com a superfície dentária promovem descalcificação (saída dentária promovem descalcificação (saída de cálcio) do dente. Essas sucessivas de cálcio) do dente. Essas sucessivas descalcificações causam primeiro uma descalcificações causam primeiro uma mancha branca e opaca no esmalte e com mancha branca e opaca no esmalte e com o tempo perfura o esmalte chegando o tempo perfura o esmalte chegando também a dentina. Se não for tratada, a também a dentina. Se não for tratada, a cárie pode chegar a polpa causando a cárie pode chegar a polpa causando a morte do dente ou necrose da polpa. Nesse morte do dente ou necrose da polpa. Nesse estágio ocorre um abscesso dentário estágio ocorre um abscesso dentário (inchaço, dor, calor, rubor e pus).(inchaço, dor, calor, rubor e pus).

Cárie DentáriaCárie Dentária

BactériasBactérias ++

Alimento Placa Alimento Placa BacterianaBacteriana

ÁcidoÁcido

DenteDente CálcioCálcio CárieCárie(cálcio)(cálcio)

* pH ** pH *

00 << 77 >> 1414

ÁcidoÁcido Neutro Neutro Básico Básico

• Cárie:Cárie: bactérias formam ácidos bactérias formam ácidos

• Baixa de PH, ou seja, fica o ambiente Baixa de PH, ou seja, fica o ambiente ácido e sai cálcio do dente para ácido e sai cálcio do dente para manter o equilíbrio do ambiente, ou manter o equilíbrio do ambiente, ou seja, neutro.seja, neutro.

Processo DES/REProcesso DES/RE

Desmineralização Desmineralização RemineralizaçãoRemineralização

Saída de CálcioSaída de Cálcio Entrada de Entrada de CálcioCálcio

FlúorFlúor

• Importância do Flúor no processo DES/RE:Importância do Flúor no processo DES/RE:

O Flúor da água tratada, creme dental ou O Flúor da água tratada, creme dental ou produtos para bochechos, promovem a produtos para bochechos, promovem a ligação do cálcio livre obtido através da ligação do cálcio livre obtido através da alimentação e que sai via salivar para se fixar alimentação e que sai via salivar para se fixar ao dente.ao dente.

Quando ocorre a baixa do pH, o cálcio se Quando ocorre a baixa do pH, o cálcio se desliga do flúor e funciona como tampão desliga do flúor e funciona como tampão (equilibrando o pH bucal), com isso reduz o (equilibrando o pH bucal), com isso reduz o índice de cárie.índice de cárie.

- F - Ca+ - F -

- F - - F - - F -

- F - - F -Ca+

Ca+Ca+ Ca+

+Ca+Ca

GengiviteGengivite

• É uma inflamação da gengiva É uma inflamação da gengiva causada pelas bactérias. As toxinas causada pelas bactérias. As toxinas bacterianas irritam a gengiva bacterianas irritam a gengiva causando sangramento.causando sangramento.

TártaroTártaro

• É o acúmulo de cálcio sobre a É o acúmulo de cálcio sobre a superfície dos dentes. O cálcio faz superfície dos dentes. O cálcio faz uma ligação química com as uma ligação química com as bactérias aderidas ao dente, bactérias aderidas ao dente, formando uma crosta dura, esta por formando uma crosta dura, esta por sua vez, irrita a gengiva podendo sua vez, irrita a gengiva podendo causar sangramento.causar sangramento.

Periodontite ou Doença Periodontite ou Doença PeriodontalPeriodontal

• É o agravamento da gengivite, É o agravamento da gengivite, geralmente aumentada pelo tártaro, geralmente aumentada pelo tártaro, ocorre a destruição das Fibras ocorre a destruição das Fibras Periodontais que sustentam o dente, Periodontais que sustentam o dente, perda óssea, consequentemente perda óssea, consequentemente mobilidade e posterior perda do mobilidade e posterior perda do elemento dentário.elemento dentário.

PrevençãoPrevençãoDenteDente CárieCárie

++ + +

Bactéria GengiviteBactéria Gengivite

++ + +

Restos PeriodontiteRestos Periodontite

AlimentaresAlimentares

REMOÇÃO MECÂNICA:REMOÇÃO MECÂNICA: Escova e fio dental: Escova e fio dental:

• Diminui a população de bactériasDiminui a população de bactérias

• PRODUTOS QUÍMICOS: ClorohexidinePRODUTOS QUÍMICOS: Clorohexidine

Sedação Consciente – Sedação Consciente – Analgesia com Óxido NitrosoAnalgesia com Óxido Nitroso

Cariados X RestauradosCariados X Restaurados

Dr. Marcos Renato dos SantosDr. Marcos Renato dos Santos

Cirurgião DentistaCirurgião Dentista

CRO-MT 2990CRO-MT 2990

Imagens Câmera Digital Intra-OralImagens Câmera Digital Intra-Oral

top related