pagina 13

Post on 15-Jun-2015

299 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Edição semanal N° 119 - De 7 a 13 de março de 2009 13

Editor: Wilson Firmoemail: wilson@jornaltribunapopular.com(81) 8871-9644

SocialEditor: Wilson Firmoemail: wilson@jornaltribunapopular.com(81) 8871-9644

Museu do Recife teatraliza a história da cidade

Em comemoração ao 472º. aniversário do Recife, no próximo dia 12, o Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas), no bairro São José, promove a ação Recife em Cordel. A atividade consiste numa visita guiada teatralizada à

exposição História de Muitos – Evolução Urbana do Recife, que acontece a partir desta segunda-feira (9).De caráter pedagógico, a mostra é construída de forma cronológica e reúne reproduções de mapas, fotografias, plantas, textos e objetos que contribuíram para a evolução da cidade, entre os séculos XVII e XXI.

JoRgE lUIz

Celebre a beleza. Neste Dia Internacional da Mulher,dê O Boticário. Celebrare Collection.

A beleza é tão contagiante que você nem reparou na etiqueta para fora da blusa.

Mai

s de

260

0 lo

jas

espe

rand

o po

r vo

080

0 41

301

1 Vi

site

noss

a lo

ja v

irtu

al w

ww

.bot

icar

io.c

om

DO SITE DO TSE

Uma outra face do canga-ço, que até algum tem-po atrás era pouco valo-

rizada pela Historiografia oficial, será exposta e discutida pelo pesquisador Frederico Per-nambucano de Melo, no Museu do Estado, na próxima quinta-feira (12), às 19h.

Sob o tema “Estética brasi-leira relevante: a do cangaço”, a palestra irá revisitar um dos movimentos mais característi-

cos do Nordeste com um olhar diferente do usual, observando a riqueza e o cuidado estético de seus integrantes, entre eles o lendário Lampião. Na ocasião, também será assinado o con-trato de edição do livro “Estre-las de couro: a estética do can-gaço”, que deverá ser lançado daqui a seis meses.

Diferentemente da grande maioria dos trabalhos sobre o cangaço, que costumam mos-trar apenas seu lado violento, de banditismo social, Frede-

rico Pernambucano aponta para a convivência pacífica entre o cangaceiro sangrento e o vaidoso num mesmo indi-víduo.

“Lampião matava muitas pessoas, mas, ao chegar em casa, ia costurar e bordar suas roupas para o dia seguinte. Já foi encontrado um chapéu com quase 70 peças de ouro incrus-tadas. O cangaço é único, você não vê um fenômeno igual a esse em nenhum lugar do mun-do”, afirmou o historiador.

Estética do Cangaço em discussão no Museu do Estado

Jaboatão inicia preparativos para a Festa da PitombaDA REDAÇÃO DO TP

A Prefeitura de Jaboa-tão dos Guararapes já está se organizan-

do para a realização da tra-dicional Festa de Nossa Se-nhora dos Prazeres. O evento, popularmente co-nhecido como Festa da Pi-tomba, ocorrerá em abril.

A festa é uma das mani-festações religiosas mais an-

tigas do Brasil. A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres é realizada no pátio do Par-que Histórico Nacional dos Guararapes. O local é famo-so por ser o berço da nacio-nalidade brasileira.

O nome Festa da Pitomba surgiu porque o evento ocorre na mesma época da safra da pitomba, um dos frutos mais apreciados pelos pernambucanos.

CRESCENDO - A psicóloga Ildiane e o fotógra-fo Marcelo Ferreira festejaram ontem os dois anos de vida do filho caçula, o garotão João Caio. Ajudaram a apagar as velinhas os irmãos Matheus e lucas.

baCamaRtEiRO o prefeito lula Cabral (camisa vermelha) entre bacamar-teiros durante os desfiles de carnaval do Cabo de Santo Agostinho deste ano.

aNiVERSÁRiO - Quem festeja mais um aniversário nesta segunda-feira (9) é Tahísa

Mendes dos Santos, filha do poeta e cordelista gerson Santos e da educadora e empresária

Nelma Mendes. Parabéns!

MAR

CElo

FER

REI

RA

/ TP

IMAg

EM

+ cultura

JoRg

E lU

Iz/J

k IM

AgEM

top related