os benefícios do storytelling dentro de uma empresa b2 b

Post on 13-Apr-2017

1.451 Views

Category:

Marketing

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

www.agendor.com.br

Os benefícios do storytelling dentro de uma empresa B2B

Que tal utilizar o storytelling como uma ferramenta de vendas? Nós temos algumas dicas que podem ajudar.

www.agendor.com.br

Uma simples história desperta imediatamente nossa curiosidade. É algo totalmente psicológico. Com uma história, seu cliente pode se identificar imediatamente com o seu negócio e o seu produto. Pensar em histórias faz de qualquer pessoa um melhor vendedor.

www.agendor.com.br

Histórias são sobre pessoas, não sobre empresas

Nós nos identificamos com pessoas, não com empresas. Por que? Porque nós somos pessoas, e não empresas. Nossos clientes também são pessoas por trás de uma organização. O que precisamos fazer é agarrar as mentes e o coração dessas pessoas.

www.agendor.com.br

Para fazer isso, use um herói dentro de sua história. Esse herói pode ser o seu cliente, um funcionário, ou até uma celebridade. O Kickstarter é um ótimo exemplo de empresa que envolve seu cliente em uma história, fazendo com que ele seja o herói, e assim novos clientes se identifiquem.

www.agendor.com.br

O torna uma história B2B eficaz

Há uma excelente análise do que faz uma história ser algo convincente no livro Immediate Fiction, onde Jerry Cleaver destaca 3 componentes simples que toda história deve ter: vontade, obstáculo e ação. Sua história B2B só precisa de alguém querendo algo, e quanto mais forte esse desejo, melhor ainda.

www.agendor.com.br

Em seguida, um obstáculo para ele conseguir o que quer, e quanto maior o obstáculo, melhor, pois isso aumenta a torcida para que o sujeito consiga realizar seu desejo. Em seguida, colocamos uma pitada de ação. Você também pode adicionar emoção em todos os pontos que forem possíveis.

www.agendor.com.br

O que o storytelling B2B pode aprender com o B2C?

Algo que as empresas B2C fazem excepcionalmente bem é envolver a sua marca em torno da história de seu fundador. Nós raramente vemos isso no storytelling B2B. O exemplo mais famoso de uma história que envolve o fundador de uma empresa é Steve Jobs e a Apple. A história dos dois chega a se confundir.

www.agendor.com.br

Nós sabemos o quanto ele lutou, tentando trazer a sua visão a um mundo confuso que não entendia o que ele estava fazendo. Ele foi expulso de sua empresa, antes de sua ascensão. Temos desejo e o enorme obstáculo presentes na vida de Steve Jobs. O resultado é uma história convincente que atrai milhões.

www.agendor.com.br

Passo-a-passo para começar

Se você quiser realmente criar uma história relevante, vai precisar seguir alguns passos. Nós criamos um passo-a-passo que pode ajudar você. Aqui está.

www.agendor.com.br

Encontre uma história baseada em um indivíduo. 1

www.agendor.com.br

Crie 3 histórias possíveis. Certifique-se de que vontade, obstáculos e ação estejam presentes. 2

www.agendor.com.br

Em cada história, aumente um pouco mais a vontade. 3

www.agendor.com.br

Enfatize o obstáculo. Ele precisa ser maior do que a vontade de seu personagem. 4

www.agendor.com.br

Ilustre a ação utilizada para lutar contra o obstáculo. 5

www.agendor.com.br

Teste a sua história, colocando-a em materiais de marketing e vendas. 6

www.agendor.com.br

Compartilhe o seu resultado. 7

Você está pronto para começar? O processo é longo, mas assim que você conseguir construir uma história que ressoe com o seu público, você vai perceber como elas têm um imenso potencial de venda.

Gostou da apresentação?

Compartilhe e espalhe a ideia!

+ conteúdo em:

agendor.com.br/blog

top related