origem: ectoderma origem: ectoderma função: condução de estímulos aferentes: sensitivos ...

Post on 07-Apr-2016

226 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Origem: Origem: ectodermaectoderma Função: Função: condução de estímuloscondução de estímulosAferentes: sensitivosAferentes: sensitivosEferentes: motoresEferentes: motores Células: Células: NeurôniosNeurôniosNeuróglia:Neuróglia: astrócitos (suporte metabólico), astrócitos (suporte metabólico),

oligodendrócitos (prod. de mielina) e micróglia oligodendrócitos (prod. de mielina) e micróglia (fagocitose).(fagocitose).

Tecido NervosoTecido Nervoso

Neurônio

Corpo Celular

Impulso Elétrico pelo AxônioImpulso Elétrico pelo Axônio

Repouso (-90 mV)Repouso (-90 mV) Transporte ativo de sódio e potássio – Bomba de Transporte ativo de sódio e potássio – Bomba de

Na+ e K+Na+ e K+

Repouso (-90 mV)Repouso (-90 mV)

Difusão de sódio do meio Difusão de sódio do meio mais concentrado (extracel.) mais concentrado (extracel.) para o meio menos para o meio menos concentrado (intracel.)concentrado (intracel.)

Difusão de potássio do meio Difusão de potássio do meio mais concentrado (intracel.) mais concentrado (intracel.) para o meio menos para o meio menos concentrado (extracel.)concentrado (extracel.)

Ambos por canais de vazamento.Ambos por canais de vazamento.

Na membrana do axônio existem ptns (portão), que Na membrana do axônio existem ptns (portão), que funcionam como comportas de ativação e inativação de funcionam como comportas de ativação e inativação de Na e K. Esses canais ficam fechados até que ocorra um Na e K. Esses canais ficam fechados até que ocorra um estímulo que despolarize a membrana.estímulo que despolarize a membrana.

Despolarização ( -90 mV/-70 mV/+35 mV)Despolarização ( -90 mV/-70 mV/+35 mV)

Cessa-se a bomba. Cessa-se a bomba. Abrem-se as comportas de Abrem-se as comportas de ativação de sódio ativação de sódio rapidamente, fazendo com rapidamente, fazendo com que o mesmo se difunda que o mesmo se difunda para dentro do axônio. Com para dentro do axônio. Com a entrada de mais íons a entrada de mais íons positivos, o axônio é positivos, o axônio é despolarizado, isto é, a despolarizado, isto é, a membrana interna fica mais membrana interna fica mais positiva, enquanto, a positiva, enquanto, a membrana externa fica membrana externa fica menos positiva.menos positiva.

RepolarizaçãoRepolarizaçãoFecham-se os canais de sódio e abrem-se os Fecham-se os canais de sódio e abrem-se os

canais de potássio lentamente.canais de potássio lentamente.

Músculo EsqueléticoMúsculo Esquelético

Músculo CardíacoMúsculo Cardíaco

SinapseSinapsePode ser:Pode ser: Elétrica – Com nexo Elétrica – Com nexo QuímicaQuímica

É uma região de É uma região de aproximação entre aproximação entre neurônios pré e neurônios pré e neurônios ou regiões neurônios ou regiões pós-sinápticos,pós-sinápticos,facilitado por facilitado por mediadores químicos mediadores químicos como adrenalina, como adrenalina, acetil-colina, acetil-colina, serotonina, endorfina, serotonina, endorfina, dopamina e outros.dopamina e outros.

Bioquímica da contraçãoBioquímica da contração

1. A despolarização por estímulos 1. A despolarização por estímulos nervosos, faz com que o retículo nervosos, faz com que o retículo sarcoplasmático e o sistema T libere sarcoplasmático e o sistema T libere íons Caíons Ca++++ para o sarcoplasma. O Ca para o sarcoplasma. O Ca++ ++ combina-se com a troponina que, por combina-se com a troponina que, por sua vez, está ligada a tropomiosina. sua vez, está ligada a tropomiosina. Com isso, o complexo troponina-Com isso, o complexo troponina-tropomiosina se desloca descobrindo o tropomiosina se desloca descobrindo o sítio ativo da actina. sítio ativo da actina.

Energia

2. 2. A miosina assume um papel ATPásico.A miosina assume um papel ATPásico.

ATP Miosina + Ca++ ADP + PO4 + E

O PO4 liga-se a creatina formando fosfocreatina, uma reserva energética.

3. A energia liberada deforma a cabeça da miosina, aumentando sua curvatura, o que empurra a actina. O deslizamento da actina entre os filamentos da miosina promove a contração. Com isso, novos sítios ativos de actina são abertos para novas ligações actino-miosínicas.

Vias geradoras de ATPVias geradoras de ATP Respiração celularRespiração celular FosfocreatinaFosfocreatina GlicogênioGlicogênio ADP + ADP ADP + ADP ATP + AMP

Caso o exercício seja estenuante e gere uma hipóxia muscular, uma rota alternativa conhecida como fermentação láctica será acionada. Apesar de o rendimento energético ser mais baixo, o processo é muito mais rápido, mas, gera ácido láctico que causa a cãibra.

Creatina

PO4 + ADP ATP

top related