objeto de trabalho na fisioterapia iniciaÇÃo em fisioterapia

Post on 21-Apr-2015

128 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

OBJETO DE TRABALHOOBJETO DE TRABALHONA FISIOTERAPIANA FISIOTERAPIA

INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA

2

O OBJETO DE TRABALHO

Objeto de trabalho = é aquilo que, fundamentalmente se ocupam os profissionais de um campo de atuação;

 Trabalhar em 1 profissão exige clareza sobre o objetivo do qual se ocupa o profissional desse campo.

Na saúde o objeto de maior atenção é a DOENÇA, de modo que o verdadeiro objeto que seria a totalidade das condições de saúde de um organismo ou de toda uma população fica obscurecido.

 

3

PROBLEMA

Na Fisioterapia o problema do objeto de trabalho parece acentuar-se:

Há 1 absoluta atenção à doença. A atenção e dedicação profissionais são orientadas para as diferentes modalidades de terapias em relação a algum aspecto das doenças de um organismo.

4

Parece que as possibilidades de trabalho da profissão se esgotam nas perspectivas de recuperar as condições de saúde para níveis anteriores a 1 episódio de doença, ou de reabilitar 1 organismo, auxiliando-o a ser capaz de fazer, de outras formas, o que fazia antes (ou pelo menos parte), ou de minimizar o sofrimento quando nem reabilitar for possível.

PROBLEMA

5

O surgimento do profissional de FISIOTERAPIA está relacionado com as necessidades de recuperação dos flagelados das grandes guerras.

 Atrofias ou paralisias, perdas totais ou parciais dos membros estão na gênese da Fisioterapia como objeto de trabalho.

PROBLEMA

6

No Brasil, o aparecimento da profissão relaciona-se ao alto índice de acidentes de acidentes de trabalho.

 Recuperar, reabilitar e atenuar o sofrimento, afirmaram-se como categorias da atividade do Fisioterapeuta e permanecem até hoje.

PROBLEMA

7

O enfoque quase exclusivamente curativo das profissões da saúde, tem ressaltado a doença de tal modo que ela aparece como se fosse 1 fenômeno isolado da saúde.

Dessa forma, os valores que traduziriam o estado das condições orgânicas de 1 indivíduo ou comunidade, estariam reduzidos à saúde ou à doença.

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

8

A separação dicotômica parece inadequada ou insuficiente para possibilitar lidar com o objeto de trabalho no campo da saúde.

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

SAÚDE DOENÇAOU

9

OBJETO DE TRABALHO NA

FISIOTERAPIA Estas categorias que caracterizavam a nossa atividade profissional e embasavam o seu surgimento em determinadas circunstâncias históricas devem ser mantidas sem que a profissão acompanhe as mudanças ocorridas em nossa sociedade, ou se faz necessária a renovação e ampliação de nossa atividade de modo a atender as expectativas do homem moderno para a melhora da qualidade de vida?

top related