o zebu no brasil -...

Post on 30-Nov-2018

214 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

~

Desde o início da domesticação dos bovinos, provavelmente na era pré-histórica, o homem utilizou-ospara atender às suas necessidades de tração, couro, leite e carne. Contudo, foi Robert Bakewell, um fazendeiro inglêsque viveu de 1725 a 1795, quem estabeleceu os padrões modernos do melhoramento animal (Lush 1945). Em bovi-nos, seus esforços foram direcionados para o aprimoramento do English Longhorn, e seus princípios incluíam coisascomo: "consagüinidade produz prepotência e refinamento; e acasalar o melhor com o melhor". Outra característicade seu trabalho era o a"endamento dos machos, ao invés de vendê-Ios. Desta maneira, aqueles animais que produ-ziam as melhores progênies retomavam ao seu planteI e eram utilizados como reprodutores. Além disso, Bakewellpossuía uma meta bem definida, que era a obtenção de animais precoces quanto à produção de carne (Ensminger1976). O sucesso de Bakewell foi tão grande que atraiu muitos seguidores, e logo começaram a surgir grupos de ani-mais estreitamente relacionados e similares em tipo, de onde surgiram as raças modernas, que viriam a ser formalmen-te organizadas mais tarde.

A utilização de "pedigrees", em bovinos, iniciou-se na Inglate"a no final do século XV/l/, e a formaçãodas associações de registros teve início em meados do século XIX (Lush 1945). Enquanto as raças se localizavam emregiões restritas e nas mãos de poucos, a utilização de registros pelos próprios criadores era suficiente para fins de ne-gócios e de identificação dos animais. Entretanto, com o tempo, o número de criadores de cada raça cresceu, a pontode muitos não se conhecerem, e o número de gerações aumentou, tornando impossível a memorizarão de toda age-nealogia. Para fornecer estes dados e evitar que comerciantes inescrupulosos negociassem animais comuns como"puros ", formaram-se os "herdbooks ". Em bovinos, o "herdbook" da raça Shorthorn, formado em 1822, foi o pri-meiro a aparecer, e procurou incluir o pedigree de todos os animais puros. Outros livros foram surgindo, como oHereford Herdbook em 1846 e o Polled Herd Book (para a raça Aberdeen-Angus) em 1862.

No Brasil, o registro genealógico iniciado em 1904 pelo Dr. Leonardo Brasil Collares, apoiado pela Asso-ciação Rural de Bagé, constituiu uma das principais razões da criação das associações de criadores de raças especiali-zadas (Brasil 1983). Em conseqüência da rápida expansão do gado zebu no Pa ís, criou-se, em 1919, a Associação doHerd Book Zebu, com o objetivo de anotar as genealogias e fornecer os "pedigrees ", resguardando, assim, a purezaracial dos animais importados e de seus descendentes (Camargo 1979). Já em 1938, o registro genealógicn do zebufoi absorvido pela Sociedade Rural do 11"iângulo Mineiro, que em 1967 foi transformada na Associação Brasileira deOiadores de Zebu -ABCZ.

o Zebu no Brasil

dos de genealogia e de desempenho doindivíduo, dos ancestrais e da progênie.Posicionando o indivíduo, em termosde produtividade, em relação aos ances-trais e aos contemporâneos, e apresen-tando dados de progênie, o registro ge-nealógico forneceria subsídios para amaxirnização do progresso genético pelaseleção.

algumas associações de criadores no es-tado de São Paulo, durante o períodode 1980 a 1982, tiveram seu controlede desenvolvimento ponderal realizado(Brasil 1983). Geralmente, além do nú-mero relativamente pequeno, os animaiscontrola~os são previamente escolhidos,não sendo, pois, amostra realmente re-presentativa do rebanho. Muitas vezes omesmo acontece com animais que parti-cipam de provas de ganho de peso que,além de tudo isto, são preparados exclu-sivamente para competir com animaisde outros rebanhos. Desta maneira autilização dos registros genealógicos serestringe apenas a fornecer informaçõesda ascendência do animal, sem apresen-tar dados de produção, não contribuin-do, portanto, para a seleção de animaissuperiores. Evidentemente, um animalregistrado está dentro do padrões ra-ciais estabelecidos; entretanto, a sele-ção de animais não pode ser baseadasomente em características raciais. Con-siderar características de valor econô-mico e utilizar resultados obtidos pelapesquisa científica é uma necessidadeem qualquer programa de melhoramen-to de uma raça. Melhorar uma raça,atualmente, não é só uma arte, mastambém um ciência.

ATIVIDADES DAS

ASSOCIAÇÕES DE CRIADORES

DIFUSÃO E PROMOÇÃODA RAÇA

Uma associação é formada por umgrupo de criadores com interesses co-muns em determinada raça. A impor-tância das associações aparece quandose verifica que as raças que sobreviveramao tempo possuíam uma associação decriadores. No Brasil, elas são controla-das pelo Ministério da Agricultura, quelhes delega as seguintes funções:

-realizar o registro genealógicodos animais da raça;

-difundir e promover a raça;

-promover o melhoramento da ra-ça através de provas zootécnicas.

Todas as funções das associaçõessão muito importantes para o desenvol-vimento das raças, portanto, serão rapi-damente explanadas a seguir.

REGISTRO GENEALÕGICO

O registro genealógio tem sido umdos principais objetivos das associações.Tem como finalidade a inscrição, emlivro próprio, de todos os animais quese enquadram nos padrões da raça, como objetivo de identificá-Ios, fornecer"pedigrees" e preservar a pureza e ospadrões morfológicos e produtivos daraça.

Qualquer programa de seleção den-tro de uma raça depende da precisãodos "pedigrees". Estes, por sua vez, de-pendem da honestidade e do cuidadodaqueles que solicitam o registro dosanimais. Normalmente os criadores têmque comunicar à associação, em tempohábil, as coberturas e os nascimentosocorridos no rebanho. Contudo, a veri-ficação de lotes individuais de vacas comtouros e dos bezerros aos pés das vacasdeveria ser prática rotineira das associa-ções, pois contribuiriam para reduzirerros de paternidade. É importante fri-sar que um registro genealógico precisoé fundamental para o estudo e o melho-ramento de. uma raça.

Para ter algum valor no aprimora-mento genético da raça, o "pedigree"deveria ser mais que uma simples rela-ção de nomes de ancestrais e de datasde nascimento. Deveria combinar da-

Informe Agropecuário, Belo Horizonte, !.Q. (1

Uma população de bovinos, prin-cipalmente de corte, é geralmente for-mada de rebanho puros e rebanhoscomerciais. Os criadores de gado puroproduzem reprodutores para criadoresde gado puro e de gado comercial. Aqualidade do gado comercial, cruzadoou não, depende do desenvolvimento deanimais puros superiores. Quase toda aresponsabilidade do melhoramento ge-nético dentro de uma raça recai sobreos rebanhos puros; contudo, os genesdesejáveis são difundidos para os reba-nhos comerciais, contribuindo para oaumento da produção (Packer 1978).O criador de gado puro tem a responsa-bilidade de colocar à disposição de ou-tros criadores animais de capacidadegenética adequada para determinadotipo de ambiente e manejo. Esta res-ponsabilidade passa a ser também dasassociações de criadores, visto serem es-tas formadas por grupos de criadorescom interesses comuns.

Qualquer aprimoramento genéticode uma raça depende basicamente da

83

Outra atividade importante de umaassociação é, naturalmente, a difusão epromoção da raça, promovendo, portan-to, os interesses comerciais dos associa-dos. São freqüentes as realizações dasassociações, no sentido de aumentar ointeresse pela raça e, conseqüentemente,o número de criadores.

As exposições agropecuárias são uti-lizadas não só com intuito promocional,mas também educativo, no que se referea mostrar os padrões ideais das raças.Julgamentos realizados por pessoas queconhecem os caracteres raciais desejáveise que se mantêm atualizados quanto àspreferências de mercado e às tecnologiasdisponíveis servem para orientar os cria-dores na seleção de seus rebanhos, con-tribuindo, portanto, para a melhoria dosméritos da raça.

Várias associações possuem revistasperiódicas que orientam suas atividades,principalmente para negócios e propa-gandas de vendas e leilões. Estas revistasapresentam também artigos técnicos,contendo informações necessárias para oaprimoramento dos rebanhos.

Portanto, as promoções realizadaspelas associações são importantes nãoapenas pela difusão das raças, mas prin-cipalmente pela difusão de técnicas dis-poníveis e de padrões desejáveis na cria-ção de gado bovino.

MELHORAMENTO GENÉnCODA RAÇA

A atividade de maior importânciadas associações é, provavelmente, a depromover o melhoramento genético dasraças, sendo esta talvez a atividade me-nos desenvolvida. Segundo relatório doServiço de Acompanhamento das Polí-ticas de Produção (SEAPRQ-SP), ape-nas 14,35% dos animais registrados por

12) abril/1984

não genéticos (ano, mês de nascimento,sexo, idade da vaca etc), serão utiliza-dos na avaliação do valor genético dosindivíduos, possibilitando, de fato, umaseleção eficiente dos reprodutores.

Ninguém melhor que as própriasassociações de criadores, logicamentecom a ajuda de outras instituições, po-de executar um plano de melhoramen-to genético de uma determinada raça.O programa deve ter seus objetivos emetas bém definidas e ser de fácil execu-ção. A exploração da bovinocultura noBrasil dá-se em ampla variedade de con-dições de ambiente e manejo, portantoos trabalhos não devem partir de ini-ciativas isoladas, mas de âmbito esta-dual, regional ou nacional.

Os objetivos do programa, entre ou-tros, devem ser de:

-fornecer bases para a seleção deanimais dentro dos rebanhos;

-estimar parâmetros genéticos efenotípicos para as característi-cas;

-verificar os efeitos de fatores nãogenéticos sobre as característi-cas;

-avaliar o progresso genético al-cançado.

Para despertar o interesse do cria-dor e, conseqüentemente, trazer benefí-cios, as características a serem medidasdevem ser de alto valor econômico e deobtenção fácil, baratà, precisa e o maisprecocemente possível. Qualquer siste-ma de produção de leite ou de carnebovina depende das seguintes caracte-rísticas: eficiência reprodutiva de ma-chos e fêmeas; habilidade materna; ca-racterísticas de produção e conforma-ção.

o Zebu no Brasil

seleção de animais geneticamente supe-riores. Seleção pode ser definida comouma taxa reprodutiva diferenciada, ondese permite que alguns indivíduos produ-zam mais filhos do que outros. A sele-ção não cria novos genes; ela modificaa freqüência gênica da população. A se-leção, no melhoramento de um rebanho,é uma tentativa de segurar ou reter osmelhores animais da presente geração,para serem pais da próxima. Natural-mente, o destino de uma populaçãodepende desta seleção.

Os resultados da seleção são geral-mente dois, a saber: 1) aumento ime-diato da produção, normalmente obti-do pela retenção das melhores vacas; e2) aumento na produção das geraçõesfuturas, obtido pelo ganho genético de-corrente, principalmente, da utilizaçãode touros selecionados. Segundo Car-neiro (1978), em prova de ganho de pe-so a pasto, a retenção de 10% dos ma-chos e 85% das fêmeas à desmama, se-guida da taxa de reserva de 40% e 70%aos 18 meses, dos animais retidos à des-mama, resultaria em um ganho genéticoesperado de 1,6 kg/ano e 2,1 kg/ano nospesos à desmama e aos 18 meses, respec-tivamente. Apesar de parecerem peque-nos, deve-se lembrar que o ganho gené-ico obtido pela seleção se acumula nodecorrer dos anos.

Existem várias maneiras de identifi-car animais superiores para uma ou maiscaracterísticas de importância econômi-ca. Afirma-se que: "O pedigree indica oque o animal deveria ser, o fenótipo in-dica o que o animal parece ser, e a pro-gênie indica o que o animal é realmen-te". Portanto, a utilização de informa-ções de ancestrais e colaterais (irmão,primos etc.), as provas de ganho de pe-so e os testes de progênie são importan-tes na identificação de animais melhora-dores. Todos estes métodos, contudo,dependem de um controle rigoroso den-tro dos rebanhos. Para obter informa-ções dos ancestrais, colaterais e do pró-prio indivíduo, e para determinar quaisindivíduos devem participar das provasde ganho de peso e dos testes de pro-gênie, é indispensável que se desenvol-va e mantenha um programa de coleta,registro 6 análise de dados em propor-ção significativa dos animais da raça. Osdados obtidos, após ajustes para fatores

84

dificados no sentido de aumentar a efi-ciência reprodutiva.

A habilidade materna é mais impor-tante na produção de animais de abate.O peso dos bezerros à desmama é defácil obtenção e reflete muito bem a ha-bilidade materna, visto ser altamenterelacionado à produção de leite. A via-bilidade dos bezerros, bem como as cau-sas da mortalidade, deve ser tambémconsiderada.

Medidas do desenvolvimento pon-deral são características de produçãoimportantes na bovinocultura de corte,enquanto que a produção de leite e gor-dura o são em gado leiteiro. Estas ca-racterísticas são de fácil obtenção, deprecisão elevada, e refletem o objetivofinal da exploração pecuária. Devem serbem planejadas no sentido de facilitar otrabalho e reduzir a movimentação ex-cessiva do gado. Devem ser obtidas pre-cocemente, facilitando o descarte. deanimais pelo produtor. .

Por ocasião das pesagens, deve-sefazer também uma avaliação da confor-mação e das características raciais dosanimais. A avaliação visual da confor-mação (estrutura óssea, gordura, múscu-los, glândulas mamárias, aprumos etc.)é importante, pois pode contribuir paraa longevidade e também para a qualida-de de carcaça, além de fornecer dadospara verificar sua relação com outrascaracterísticas de valor econômico.

Para que um programa desta natu-reza possa ser desenvolvido, é necessárioque o produtor mostre interesse e forne-ça todos os dados básicos requisitados.Desta maneira, as coletas de dados deprodução serão po~íveis e facilitadas.A obtenção de dados tem que ser umprocesso contínuo e dinâmico, de modoque novos critérios e métodos de sele-ção possam ser defmidos, no sentido deotimizar o progesso genético.

A eficiência reprodutiva é impor-tante dos pontos de vista econômico egenético. A produção de leite de umavaca se inicia quando o bezerro nasce,e a produção de carne depende de quecada vaca produza bezerros sadios ebem desenvolvidos. Geneticamente, afertilidade está diretamente ligada aoprogresso óbtido pela seleção. Mesmosendo a característica de fertilidade debaixa herdabilidade, os dados devem sercuidadosamente coletados e analisados,pois são usados na identificação de pro-blemas de manejo, que podem ser mo-

o produtor não pode naturalmen-te esperar que se tenha número de da-dos suficientes para estimar parâmetrosgenéticos e constantes de ajuste parafatores não genéticos. A 'seleção dentrode cada rebanho deve ser iniciada tãologo tenham sido coletados os primeirosdados. Para tanto, a associação devefornecer a cada produtor relatórios quecontenham os valores genéticos estima-dos de cada animal do rebanho, após

Informe Agropecuário, Belo Horizonte, !.Q. (112) abril/1984

A atividade de maiorimportância das associações

é, provavelmente, a de promover omelhoramento genético das

raças, sendo esta talvez a atividademenos desenvolvida.

projeto desta natureza seja o desinteres-se ou mesmo a resistência dos próprioscriadores em aceitar novas tecnologias.Cabe às associações conscientizá-los dasnecessidades e vantagens do programa.É interessante que o máximo de criado-res participe, sendo necessário que todosos animais dos rebanhos participantessejam avaliados, e não somente partedeles.

e de testes de ganho de peso e de pro-gênie. Estes programas devem ser ela-borados e executados pelas associaçõesde criadores e pelas instituições de en~sino, de pesquisa e de extensão.

As associações poderiam tambémdar maior apoio técnico aoS criadores,no que diz respeito à criação de gadocomo um sistema, considerando-se ofato de que 100% da produção bovinaé uma combinação de nutrição, sani-dade, manejo e genética. Na realidade,como já se sabe: "não adianta fornecerao animal um ambiente favorável, se elenão possui potencial genético para mos-trar, como também não adianta o ani-mal possuir o potencial genético, se elenão tem ambiente para expressá-lo".

Finalmente, é importante frisar quedados coletados só têm algum valorquando bem utilizados, e a eficiência nasua utilização depende da precisão comque são obtidos, da honestidade dequem os está trabalhando e do programade seleção desenvolvido.

REFERÊNCIASCONCLUSÕES

As associações de criadores têm de-sempenhado papel importantíssimo napecuária bovina nacional. Suas funçõesde registro genealógico, promoção e di-fusão e melhoramente genético são fun-damentais para a preservação da "pure-za" e dos méritos das raças. Contudo,maior ênfase deve ser dada ao melhora-mento genético, através da elaboraçãode programas em nível estadual, regio-nal ou nacional. O estabelecimento deprogramas sistemáticos de coleta, análi-se e interpretação de dados, em nívelde fazenda, é a base para qualquer pro-jeto de seleção dentro e entre rebanhos,

BRASIL. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA.DELEGACIA FEDERAL DA AGRI-CULTURA, São Paulo, SP. RelatórioSEAPRQ-1980-2. São Paulo, 1983.

CARNEIRO, G.G. Considerações sobre a pro-va de ganho de peso a campo. In: SIM-PÓSIO SOBRE PECUÁRIA DE CORTE,2, Piracicaba, 1978. Anais. s.n.t.

CAMARGO, R.K. de O Zebu brasileiro. OZebu, ~(66):34-5, 1979.

ENSMINGER, M.E. Beef cattle science. Dan-ville, Illinois, Interstate, 1976.

LUSH, J.L. Animal breeding plans. si., Colle-giate Press, 1945.

PACKER, I.U. Métodos de melhoramentoutilizados atualmente em bovinos de cor-te. In: SIMPóSIO SOBRE PECUÁRIADE CORTE, 2, Piracicaba, 1978. Anais.s.n.t.

o Zebu no Brasil

cada coleta de dados. Relatórios de tou-ros, vacas e animais jovens devem serfornecidos em tempo hábil, para que oprodutor possa selecionar os tourinhosa serem utilizados na reprodução, as no-vilhas a serem integradas ao planteI, eli-minar vàcas e verificar o valor genéticode cada touro utilizado. Estes relatóriosdeverão ser de uso exclusivo de cadaprodutor, que seria orientado por técni-cos na seleção dos animais. Aliados àsanidade estrutural e às característicasraciais do animal, os relatórios possibili-tarão uma seleção mais efetiva.

Todo este trabalho de controle pro-dutivo dos rebanhos, bem como a aná-lise e interpretação dos dados, não deve,evidentemente, ser realizado apenas pe-las associações de criadores. Estas de-vem-se unir a outras instituições, cadauma com funções definidas, no sentidode aumentar a eficiência do programa.A coleta de dados poderia ser feita portécnicos das associações e dos serviçosde extensão, que contariam com a cola-boração dos criadores. A análise esta-tística e a interpretação dos dados, bemcomo a defmição dos critérios e méto-dos de seleção, deveriam ser funções detécnicos das associações, universidadese empresas de pesquisa. A seleção dosanimais, em nível de fazenda, deveria serfeita pelo criador e por técnicos das as-sociações e dos serviços de extensão. Aelaboração do programa de melhora-mento deve ser responsabilidade de to-das as partes envolvidas. Esta união deforças tomará o programa exeqüível,tanto fmanceira quanto tecnicamente.

O aprimoramento de uma raça nãose faz somente com seleção de animaisgeneticamente superiores. O ambienteno qual o animal é criado é de impor-tância fundamental, quando se verifica apossibilidade de interação entre genó-tipo e ambiente. Portanto, a produçãode bovinos deve ser vista como um sis-tema, onde aos manejos nutricional,sanitário e reprodutivo, deve ser presta-

da a mesma atenção que à seleção. Asassociações de criadores, em conjuntocom outras instituições, poderiam darmaior apoio aos produtores, orientando-os na utilização de novas técnicas, visan-do à melhoria do sistema de produçãocomo um todo.

Talvez o maior entrave para um

8SInforme Agropecuário, Belo Horizonte, lQ. (112) abril/1984

top related