o que faz uma marca forte? projeto de branding digital

Post on 17-Dec-2014

2.455 Views

Category:

Business

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Palestra sobre construção e fortalecimento de marcas. E o novo mundo da comunicação, ciberespaço e o dilúvio informacional. Hoje as pessoas reconhecem uma marca pelo que ela oferece. As 10 Dimensões de fortalecimento de uma marca e o relacionamento por meio das Redes Sociais.

TRANSCRIPT

MARCELO TREVISANI @mtrevisani

twitter.com/mtrevisani

linkedin.com/in/marcelotrevisani

MARCELO TREVISANI Graduado em Design Gráfico e Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em branding pelo Centro Universitário Belas Artes e MBA em Gestão de Marcas pela Universidade Anhembi Morumbi com módulo internacional na Universidade Andrés Bello (Santiago – Chile). Possui ainda Programa de Educação Continuada - Inteligência Competitiva em Redes Sociais pela FGV. É idealizador da primeira Pós-Graduação de Marketing Digital de São Paulo na Faculdade Impacta Tecnologia – FIT e professor de e-Branding. Ministra aulas e palestras de Branding, e-Branding e Design, em instituições como ESPM, Aberje, Universidade Anhembi Morumbi, Faculdade Cásper Líbero, Integra Cursos. Atua no mercado de Comunicação e Marketing Digital desde 1999. É Gestor de Marca – Branding, Redes Sociais e e-Business da TECNISA, empresa referência no mercado imobiliário e uma das empresas mais inovadoras do país segundo pesquisa publicada pela revista Época Negócios em 2010 e 2011 onde é responsável pela manutenção evolutiva das plataformas digitais e a construção e gestão da marca no ambiente online.

o  que  é  marca?  

“Marca  é  um  nome,  termo,  símbolo,  desenho  ou  uma  combinação  desses  elementos  que  deve  iden:ficar  os  bens  ou  serviços  de  um  fornecedor  ou  grupo  de  fornecedores  e  diferenciá-­‐los  dos  da  concorrência”  AMA  -­‐  American  Marke,ng  Associa,on  

IDENTIFICAR DIFERENCIAR

Fonte: Gestnao Estratégica de Marcas ‒ KEVIN KELLER

As pessoas compram IDENTIFICAÇÃO

Quem consome, NIKE, Starbucks, Apple, Natura, se identifica com um sistema de identidade.

-  Identidade Visual -  Valores (Autenticidade) -  Expressões

Fonte: google

Fonte: google

LEMBRANÇA AMPLITUDE - Gama de situações de compra:

ONDE? QUANDO? O QUE LEMBRARAM? COM QUE FACILIDADE? COM QUE FREQUÊNCIA?

Qual Banco vou abrir conta? Pensar na marca para satisfazer um conjunto de necessidades sempre que elas surgirem.

Fonte: Gestnao Estratégica de Marcas ‒ KEVIN KELLER

Fonte: google

Fonte: google

FONTE: Comida - Titãs

Desejos: são necessidades dirigidas a objetivos específicos, capazes de satisfazê-los.

Demandas: são desejos por produtos específicos apoiados por uma possibilidade de pagar.

MARKETING MIX Conjunto de ferramentas adotadas pelas empresas para perseguir seus objetivos no mercado alvo.

FONTE: JEROME MCCARTHY - 1960

MARKETING MIX Conjunto de ferramentas adotadas pelas empresas para perseguir seus objetivos no mercado alvo.

O que deve ser oferecido, por quanto onde e de que maneira:

•  O que deve ser oferecido – Produto •  Por quanto deve ser oferecido – Preço •  Onde deve ser oferecido – Praça •  De que maneira deve ser divulgado - Promoção

Fonte: Interbrand

1. Autenticidade Uma marca forte deve ser autêntica. Precisa se basear em uma verdade interna, herdando de seus criadores valores bem-definidos e fundamentos. Deve ser capaz de atender às expectativas que seus públicos têm dela, ocupando uma posição totalmente legítima no vasto repertório de consumo.

2. Clareza Marcas fortes têm clareza em relação ao que representam, ao seu posicionamento e à sua proposta de valor. Ser claro naquilo que se comunica é obrigatório, fortalecendo o conhecimento de marca. Lembrança e Relavância.

3. Comprometimento  Contar com o comprometimento de toda a organização é essencial para definir as marcas fortes. O grau desse compromisso pode ser mensurado pelo tempo, influência e no investimento financeiro contínuo recebido. A Marca têm o papel fundamental de orientar iniciativas em todas as áreas da empresa.

4.  Proteção Essa proteção pode ter várias manifestações: o âmbito legal, registros, propriedade intelectual, elementos de marca – logotipo, embalagem, personagem, jingles e outros.

5. Capacidade de resposta Característica que confere mais força à marca é a sua capacidade de resposta. Habilidade a responder às mudanças ou de proativamente criar oportunidades, guiando-se por um sentido de liderança e um desejo de evoluir constantemente, renovando-se. É aqui que entram também as iniciativas ou práticas de cidadania corporativa.

6. Consistência Consistência na aplicação de todos os elementos de marca, identidade e expressões. O grau com a qual a sua promessa de marca é percebida sem falhas em todos os pontos de contato.

7.  Diferenciação Embora seja o mais óbvio, a diferenciação de uma marca em relação à oferta do mercado é um fator importante para agregar força. Objetivo cada vez mais difícil de se atingir. Aqui vale a máxima de ser o líder da categoria ou de inventar um categoria na qual você possa ser líder.

8. Relevância Perfeita adequação às necessidades, desejos e critérios de escolha dos clientes e consumidores. Não basta ser diferente, é preciso ser diferente por um motivo que interesse a todos os públicos estratégicos, gerando fidelização e recomendação de forma a ampliar as relações e vínculo.

9. Presença A marca é percebida como onipresente e é citada de forma positiva por seus clientes e consumidores, funcionários, formadores de opinição e redes sociais. Estar presente com associações positivas tem se tornado cada vez mais um fator de força para as marcas.

10.  Entendimento A marca precisa ir além do reconhecimento, ela precisa alcançar uma profunda compreensão de suas qualidades específcias, dessa forma, gera maior força à marca que se reflete em recomendação, reputação e fidelização.

Fonte: Vincent Van Gogh

twiEer.com/mtrevisani  

linkedin.com/in/marcelotrevisani    

marcelotrevisani.com.br  

MARCELO TREVISANI

top related