o mito da caverna

Post on 09-Mar-2016

248 Views

Category:

Documents

44 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

O mito da caverna, também conhecido como alegoria da caverna, prisioneiros da caverna ou parábola da caverna, foi escrito pelo filósofo grego Platão e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

TRANSCRIPT

"Alegoria da Caverna" da obra A República

Platão – 400 anos a. C.

Se compararmos a maior parte de seu texto comos dias atuais, podemos interpretar que a cavernasimboliza o mundo que vivemos. O prisioneiro quefugiu é aquele que tem a oportunidade de adquirirconhecimentos e se libertar da sua ignorância. Aspessoas que continuam presas são aquelas que, pormedo ou comodismo, não estão dispostas a ir embusca da verdade, preferindo viver amparadas pelasidéias dos outros.

As sombras da vidaVersão de Maurício de Souza

Maurício de Souza faz uma analogia ao tema de Platão,ilustrando de forma divertida a idéia do filósofo. Em seusquadrinhos, ele consegue mostrar que um texto tão antigoparece ser atual, e como, mesmo com o passar dos séculos,o ser humano continua condicionado a uma vidadeterminada pelo ambiente à sua volta.

Na história de Maurício, há um final feliz para os indivíduosda caverna na era pré-histórica, que acabam por conhecer averdade sobre a vida. Mas, com o passar das eras, a históriaacaba se repetindo e, nos dias atuais, a televisão passa aser a grande manipuladora da mente humana, nos induzindoa levar uma vida de acordo com os conceitos e regrasapresentados.

top related