o documento da cnbb e o 7 o ppo – apelos de conversão

Post on 21-Apr-2015

106 Views

Category:

Documents

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

CONVERSÃO PASTORAL DA PARÓQUIA

O documento da CNBB e o 7o PPO – apelos de conversão

Olhar a realidade com os olhos da fé:

Olhar a realidade com um olhar positivo e esperançoso de quem busca, nesta realidade, ler os sinais de Deus, como oportunidade de crescimento, de transformação e de renovação do nosso ardor missionário.

É o momento oportuno que o Senhor nos oferece!

Os “novos contextos e oportunidades estimulam a conversão pastoral da paróquia” (320)

Cultivamos o espírito de participação, esforçamo-nos para valorizar o espírito de colegialidade, de comunhão, de partilha... Procuramos sempre estar em sintonia com a ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

“os tempos de transformações tão radicais, por certo, nos afligem, mas também nos desafiam a discernir na força do Espírito Santo os sinais dos tempos”, e a “responder missionariamente à mudança de época”, num compromisso de conversão (cf. DGAE 24)

“Evangelizar a partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, para que todos tenham vida e a tenham em abundância”

OBJETIVO GERAL DO 7º PPO

Igreja que acolhe,

Igreja que se renova,

Igreja do serviço solidário.

As indicações para estas disposições são uma “tomada de consciência”, uma provocação e uma persuasão para que as pessoas tenham essas disposições, cultivando a vontade e o empenho de coração na missão.

(cf. Introdução às disposições para atualizar o 7o PPO)

Missão é o coração de toda a ação evangelizadora da Igreja, a “diretriz que Jesus mesmo deu à Igreja, quando enviou os discípulos em missão. Evangelizar é a grande graça e, ao mesmo tempo a constante tarefa da Igreja” (cf. DGAE 2003-2006 - Doc. 71, apresentação)

A vocação da Igreja é evangelizar!

A articulação principal da ação evangelizadora se apresenta nos três eixos fundamentais: uma Igreja que acolhe, se renova e do serviço solidário.

“ocupar-se menos com detalhes secundários da vida paroquial e focar-se mais no que realmente propõe o Evangelho” (58)

por outro lado, somos chamados a uma “conversão”, isto é, a um (re)enraizamento de critérios e ter a coragem de abandonar as “estruturas ultrapassadas que já não facilitam mais a transmissão da fé”. É preciso voltar às fontes, recomeçar a partir de Jesus e colocar a Igreja no caminho do amor-serviço aos sofredores desta terra

(cf. DGAE 27)

Se por um lado, os critérios que até então usávamos para ver, julgar e agir se tornaram frágeis e questionados diante dos novos desafios,

top related