o casamento continua a ser o critério mais consensual para a definição de família, embora não...

Post on 18-Apr-2015

104 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Trabalho realizado por: Márcia

Sara

Tipos de família

Mais tarde, o vocabulário «família» ganhou outro sentido, passando a referir-se a toda a comunidade. Só mais tarde se associou o critério dos laços de sangue, identificando a família como o conjunto de todos os descendentes consanguíneos.

O que é a família?

Tipos de Família:

CasamentoO casamento continua a ser o critério mais consensual para a definição de família, embora não represente todos os tipos de famílias nas sociedades do nosso tempo. As uniões de facto são, por exemplo, formas familiares que fogem ao critério tradicional do casamento religioso ou civil.

ParentescoO parentesco (laços de consanguinidade) é também um critério importante, mas não definitivo. Na verdade, crianças adoptadas fazem plenamente parte de uma família, apesar de não terem laços de sangue com os outros elementos.

A família é, sobretudo, um espaço de afecto em que as pessoas desenvolvem relações que tendem a ser estáveis.

1 Agregado isolado: viúvo ou viúva sem filhos, pessoa solteira;

2Agregado não conjugal: lar sem estrutura familiar, constituído por pessoas residindo juntas, aparentadas ou não, por exemplo um irmão e uma irmã, solteiro;

3Agregado familiar simples: casais, com ou sem filhos, viúvos ou viúvas com filhos;

4

Agregado familiar alargado ou extenso: famílias onde se incluem membros com vários graus de parentesco, para além dos próprios filhos. Neste caso, a família alargada pode ser ascendente(pai,mãe,sogra,sogro),Descendente ( neto, neta) e colateral (irmão,irmã,cunhado,cunhada,primo).

5Agregado familiar múltiplo: formado por um núcleo principal e por um núcleo secundário, podendo este ser ascendente, descendente ou colateral,…

top related