nunca perca a esperança - martins fontes · 2013-09-11 · experiência de estar vivo! rebbe...

Post on 21-Feb-2020

2 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Nunca perca a esperançaMensagens de perseverança, otimismo

e fé de um grande mestre espiritual

Rebbe Nachman de Breslov

Dedicatória

Palavras de Rebbe Nachman: O  mundo ainda não provou tudo o que tenho a oferecer. Se ouvissem apenas um dos meus ensinamentos, com sua dança e melodia próprias, um incrível deleite tomaria conta de tudo e de todos, levando-nos a um estado de êxtase absoluto e a uma total transcendência do ser.

(Tz. 340)

v

A todos aqueles que me ensinaram a ocupar a cadeira vazia

– Moshe M.

Sumário

Nota sobre as fontes 8

Introdução 9

1 Viver em sintonia 15

2 Na jornada espiritual 35

3 Com fé, simplicidade e verdade 53

4 Abrindo os portões celestiais 65

5 Abandonando a tristeza e encontrando esperança e alegria 77

8

Nota sobre as fontes

Cada um dos aforismos de Rebbe Nachman reunidos neste livro vem acompanhado da re-ferência do texto original de onde o excerto foi retirado. Para simplificar foram usadas as se-guintes abreviaturas:

Ad. Advice, Breslov Research Institute, 1983AB Avaneha Barzel, Chasidei BreslovABB The Aleph-Bet Book, Breslov Research

Institute, 1986LH Likutey Halakhot, Vols. 1–8, Chasidei

BreslovLM Likutey Moharan, Vols. I e II, Chasidei

BreslovNT N’tiv Tzaddik, Chasidei BreslovTz. Tzaddik, Breslov Research Institute,

1987RNW Rabbi Nachman’s Wisdom, Breslov

Research Institute, 1973

9

Introdução

A cadeira em que você está sentado está vazia?“Que pergunta absurda! Como ela pode estar

vazia?”Você tem razão. A cadeira não pode estar va-

zia... porque você está sentado nela.Mas é possível que uma pessoa sentada nessa

cadeira se sinta vazia.Nesse caso, a cadeira está vazia – mesmo es-

tando ocupada!

v

Rebbe Nachman de Breslov se preparava para dar uma aula, quando, de repente, se-gurou-se na cadeira em que estava sentado e disse: “A pessoa que ocupa esta cadeira é um mensch!”

O dicionário define mensch como uma pes-soa de integridade e respeito. Quem conhece

10

iídiche sabe que essa palavra significa mais do que isso. E quem conhece os ensinamentos de Rebbe Nachman sabe que a definição de mensch vai muito além do iídiche.

No idioma moderno, um mensch é um ser humano completo. É alguém que integrou os diversos elementos de seu ser – tanto os físicos quanto os espirituais –, superando o vazio inte-rior que às vezes sentimos.

Rebbe Nachman de Breslov nasceu em 1772, no vilarejo ucraniano de Medzeboz. Bisneto do rabino Israel Baal Shem Tov, fundador do mo-vimento hassídico, Rebbe Nachman alcançou um nível excepcional de santidade, iluminação e sabedoria. O Rebbe utilizava sua desenvoltu-ra e familiaridade com os preceitos mais pro-fundos do misticismo cabalístico e sua grande habilidade prática para transmitir a seus segui-dores ensinamentos sobre a simplicidade, a ho-nestidade e a fé. Para transmiti-los, ele criava histórias fantásticas sobre princesas, gigantes, mendigos e imperadores. Falava sobre a cura,

11

a plenitude e, sobretudo, sobre a maravilhosa experiência de estar vivo!

Rebbe Nachman atraiu, assim, um grupo de seguidores devotados, desde pessoas simples até acadêmicos, que o viam como “o Rebbe”, seu guia e fonte de orientação e apoio espiritual. Mesmo após sua morte, em 1810, a influência do Rebbe permaneceu forte, pois seus ensina-mentos foram propagados tanto por escrito quanto oralmente, e seus seguidores ainda se inspiravam neles para perseverar em sua busca por orientação e inspiração.

Hoje em dia, o movimento que o Rebbe ini-ciou ainda pulsa com a mesma intensidade e continua crescendo. Além do círculo de segui-dores, o supremo otimismo e a sabedoria prática de Rebbe Nachman o tornam o mestre judeu mais citado e estudado de todos os tempos.

Rebbe Nachman viveu durante o que pode ser considerado um dos momentos mais de-cisivos da história humana. No correr de sua vida aconteceram eventos marcantes: todo o

12

desenrolar da Revolução Industrial, a Guerra da Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa. Importantes figuras, como Goethe, Kant, Byron, Beethoven e Mozart, atuavam intensamente durante a geração do Rebbe. Foi uma era marcada por mudanças de paradigmas que levariam ao desenvolvimento da razão, mas também a dúvidas profundas; que levariam a conquistas e à expansão de fron-teiras das nações, mas, ao mesmo tempo, a um grande vazio interior do ser humano. Rebbe Nachman tocou na ferida e no coração da au-rora de uma nova era, dizendo: “Vou contar--lhes um se gredo: uma grande onda de ateísmo inundará este mundo...”

Hoje, duzentos anos depois, o afastamento de Deus encontra um paralelo em outra forma de “uma grande onda de ateísmo”: na aliena-ção de nós mesmos.

Para contrapor-se à era na qual o sentimento de vazio predominava, Rebbe Nachman desen-volveu uma doutrina que se dirige tanto aos que

13

buscam a espiritualidade quanto àqueles que lutam para resolver os problemas do dia a dia. Sua mensagem de esperança e alegria nos en-sina que, mesmo nos impenetráveis “buracos negros” do nosso mundo interior, centelhas de luz estão apenas esperando algo que as liber-te. As palavras de inspiração do Rebbe chegam às pessoas de qualquer credo, às que têm fé, às que não têm tanta fé e mesmo às que já perde-ram a fé.

Resumida nesta pequena coletânea de seus aforismos, a receita de Rebbe Nachman para a cura e a plenitude abrange o pensamento posi-tivo, a capacidade de enxergar o bem nos ou-tros e muito mais – tudo com o objetivo de viver em sintonia. Para embarcar na jornada espiritual que leva à integração do ser, o mestre de Breslov preconiza a constante atenção, a ligação entre coração e mente e o fortalecimento do ser com fé, simplicidade e verdade. Abrindo os portões celestiais, ele nos incentiva a abrir o coração, a mente e a boca, através da oração e da medi-

14

tação. Tudo isso se completa na maneira como Rebbe Nachman ocupa a cadeira vazia – o “eu” alienado –, abandonando a tristeza e encontran-do esperança e alegria.

1ViVer em sintonia

v

16

Para Rebbe Nachman, viver em sintonia sig-nificava estar consciente – consciente da natu-reza transitória deste mundo e da eternidade do próximo.

De sua janela que dava para o mercado, ele avistou um de seus discípulos passando apres-sado.

– Você já olhou para o céu hoje? – perguntou.– Não, Rebbe. Não tive tempo.– Acredite em mim: daqui a cinquenta anos,

tudo o que você está vendo hoje aqui não existi-rá mais. Haverá outra feira, com outros cavalos, outras charretes, outras pessoas. Nesse momen-to, nem eu nem você estaremos mais presentes. Portanto, o que pode ser tão importante que não lhe dê tempo de olhar para o céu?

17

Rebbe Nachman de Breslov ensinou...

Saiba! Caminhamos pela vida sobre uma ponte muito estreita. O mais importante é não termos medo.

(LM II:48)

18

Não cometa o mesmo erro de todos aqueles que desistem de mudar por se sentirem presos a seus hábitos. Se você realmente quiser e estiver disposto a se esforçar, será capaz de superar qualquer condicionamento.

(LM II:110)

v

Tudo no mundo – tudo o que existe e acontece – é um teste que tem o propósito de nos dar liberdade de escolha. Portanto, escolha com sabedoria.

(RNW 300)

19

Não há muito mistério no livre-arbítrio. Você faz o que quer e não faz o que não quer.

(LM II:110)

v

Lembre-se: nada lhe dá mais sensação de plenitude na vida do que um suspiro profundo.

(LM I:8)

20

Aprenda a esperar. Se, apesar de todo o seu esforço e determinação, você não estiver vendo resultados, seja paciente. Entre a aceitação e a ansiedade, escolha a aceitação.

(Tz. 431)

v

Todo começo exige que possamos abrir novas portas. O segredo é dar e fazer. Dê em forma de caridade e faça o bem.

(LM II:4)

21

Você está onde seus pensamentos estão.

Assegure-se de que os seus pensamentos estejam onde você quer estar.

(LM I:21)

v

Existe algo que você deseja muito ou quer que aconteça? Concentre toda a sua atenção nisso. Visualize o acontecimento nos mínimos detalhes. Se o seu desejo e concentração forem fortes o bastante, você poderá transformar seu sonho em realidade.

(RNW 62)

22

Desejos mundanos são como raios de sol em um quarto escuro. Parecem sólidos até tentarmos tocar neles.

(RNW 6)

v

Esteja ciente: o homem e o dinheiro não podem permanecer juntos para sempre. Ou o dinheiro é tirado do homem, ou o homem é tirado do dinheiro.

(RNW 51)

23

A veneração pelo dinheiro, assim como a idolatria, é resultado da falta de confiança em Deus. Quanto mais ela for desenraizada, mais o mundo brilhará com as bênçãos do amor do Criador Sagrado.

(Ad. p. 139)

24

Torne-se o tipo de pessoa que faz da satisfação das necessidades físicas uma experiência espiritual. Alguns comem procurando força para estudar a Palavra de Deus. Outros, os mais despertos espiritualmente, estudam a Palavra de Deus para aprender a comer.

Sempre que possível, evite comer apressado. Mesmo em casa, não devore a comida. Comer é um ato sagrado, que exige concentração total da mente.

(Tz. 515)

INFORMAÇÕES SOBRE OS PRÓXIMOS LANÇAMENTOS

Para saber mais sobre os títulos e autoresda EDITORA SEXTANTE,

visite o site www.sextante.com.br, curta a página facebook.com/esextante

e siga @sextante no Twitter. Além de informações sobre os próximos lançamentos,

você terá acesso a conteúdos exclusivos e poderá participar de promoções e sorteios.

Se quiser receber informações por e-mail, basta cadastrar-se diretamente no nosso site

ou enviar uma mensagem para atendimento@esextante.com.br

www.sextante.com.br

facebook.com/esextante

twitter: @sextante

Editora Sextante Rua Voluntários da Pátria, 45 / 1.404 – Botafogo

Rio de Janeiro – RJ – 22270-000 – Brasil Telefone: (21) 2538-4100 – Fax: (21) 2286-9244

E-mail: atendimento@esextante.com.br

top related